ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

1º Festival de La Tapa

19 de junho de 2018

(1)
Bora tapear?

Tapas são indispensáveis na Espanha. Com elaboração singular, tapa é mais que comida. É VERBO! Tapear significa compartilhar com amigos a cozinha tradicional ou a alta gastronomia espanhola. Em miniatura. E o Dia Mundial da Tapa veio pra celebrar tudo que isso representa.

Muito mais do que ser considerada patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, tapa é (olha só que honra), um XODOZINHO TUTANO.

21 de junho, Dia Mundial de tapear

O Dia Mundial da Tapa acontece de forma conjunta na Espanha e em mais de 30 países.

Com origem controversa, conta-se que, durante o reinado dos Reis Católicos, rolava muito acidente com condutores de carroça bêbados pós-taberna (cadê a lei seca pras carroças?). Os taberneiros começaram então a servir uns aperitivinhos junto com o vinho ou cerveja, em um pratinho posto sobre o copo, pra fazer até os apressadinhos comerem antes de beber. Assim, os aperitivos serviam de tampa. Ou tapa.

O costume de beliscar uma coisinha enquanto bebe perdurou. Hoje, ainda é muito comum entre eles “ir de tapas” ou “ir de tapeo“. Ou seja, ir de bar em bar bebendo e degustando. Sim, almoçar ou jantar sem ter que pedir um pranto principal rola bastante sim!

1º Festival de La Tapa

Pra comemorar bem, Curitiba receber a 1ª edição do Festival de La Tapa, simultaneamente com São Paulo e Rio de Janeiro. Em Curitiba, sete empreendimentos vão servir cardápios exclusivos, com tapas frias e quentes, pelo preço fixo de R$ 39,90. Vai até o dia 8 de julho.

O Festival de La Tapa é uma ótima oportunidade para provar a pluralidade de sabores da tradicional e da nova cozinha espanhola, além de conhecer os melhores lugares para degustar excelentes vinhos produzidos na Espanha. Os lugares participantes são: Bistrô do Victor, ELTORO Bar de Tapas, Estado Puro by Paco Roncero, Olivença Cozinha Ibérica, Olivença Tapas, Patanegra e Tiwanaku.

Seis tapas pra viajar a Espanha bateevolta

Os restaurantes Olivença Cozinha Ibérica e Olivença Tapas Mercadoteca são sugestões Tutano. Foi criada uma atração em conjunto, uma seleção com seis tapas que estão entre as mais pedidas, ao preço de R$ 39,90. Tapa de Bacalhau com cebola, Montadito de Jamón com ovo de codorna, Queijo com damasco, Caprese, Tortilla espanhola e Mini Paella.

Dá pra conhecer parte da variedade da culinária espanhola de uma vez só!

Olivença Cozinha Ibérica

Rua Teixeira Coelho, 255, Batel
(41) 3016-9988
3ª a 6ª, 18h à 00h
Sábado, 12h à 00h
Domingo, 12 às 16h

Olivença Tapas Mercadoteca 

Rua Paulo Gorski, 1309, Mossunguê (Mercadoteca)
(41) 4103-1116
3ª a sábado, 11h à 23h
Domingo, 11 às 21h
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(1)
  • Excelente
    1
  • Muito bom
    0
  • Normal
    0
  • Ruim
    0
  • Horrível
    0
DÊ SUA NOTA: