ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

10 dicas para quem curte um bolo caseiro à moda antiga

17 de abril de 2016

(4)
A cake designer Patricia Safiddine, da Bendita Boleria, dá as instruções para o bolo perfeito

Antes de começar esta matéria, vamos deixar bem claro uma coisa: não ouse levar estas dicas para a cozinha e abrir um daqueles pacotes de bolo de massa pronta. A ideia aqui é resgatar velhos costumes e preparar um bolo à moda tradicional. Daqueles que vão para o forno e aos poucos se materializam naquele cheiro de bolo assando. Um cheiro irresistível que vai invadindo a cozinha, a sala, o corredor. O cachorro fica bem maluco, os vizinhos, morrendo de inveja e você, de olho na janelinha do forno pra ver a massa crescer. Deu água na boca? ótimo! Agora vá lá no livro de receitas da sua avó e trate de colocar a mão na massa com essas dicas da Patricia Safiddine, cake designer que, junto com sua sócia Nayara Coutinho, criou um lugar com toda pinta de casa de avó, para quem curte comer um bolo caseiro à moda antiga: Bendita Boleria.

  1. Escolha uma boa receita, daquelas que só de ler já enche a boca de água.
  2. Se a receita diz chocolate em pó, é chocolate em pó, nada de achocolatados e afins. Ingredientes de qualidades fazem muita diferença no resultado final. Escolha bem.
  3. Quer um bolo igual ao da vovó? Então faça como ela fazia. Cumpra todas as etapas, sem preguiça. Nada de jogar tudo dentro da vasilha e mandar ver na batedeira.
  4. O fermento, só por último e misturado à mão. Coloque na quantidade exata.
  5. Mantenha o forno sempre a 180 graus (médio). Se esquentar demais, o bolo faz casca e não cresce.
  6. Antes de colocar para assar, o forno deve estar preaquecido (pelo menos, 10 minutos).
  7. Não abra o forno antes de 30 minutos.
  8. Fique atento ao tempo de cocção (assar).
  9. Espere pelo menos 15 minutos antes de desenformar.
  10. Finalize com carinho. Escolha uma finalização que agrade e seja interessante ao seu paladar, como uma calda de chocolate, uma geleia de frutas vermelhas ou simplesmente açúcar refinado por cima. O importante é ter um toque final!
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(4)
  • Excelente
    2
  • Muito bom
    1
  • Normal
    0
  • Ruim
    0
  • Horrível
    1
DÊ SUA NOTA:
COMENTÁRIOS
  • que bolo muitos lindo