ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

10º Selo Tutano Gastronomia vai para o Good Truck

12 de abril de 2018

(2)
Projeto social que transforma alimentos desperdiçados em refeições para população carente

Números redondos costumam ser comemorados de forma especial. 60 anos de casamento, aniversário de 30 anos, ciclos concluídos que merecem ser marcados. Hoje, entregamos o décimo Selo Tutano Gastronomia, a nossa primeira dezena. E a nossa forma de celebrar é inspirar nossos leitores com uma iniciativa social que transforma Curitiba pela gastronomia. Um lembrete de que ainda há quem se doe para promover uma mudança significativa no mundo.

Na Praça Rui Barbosa, é possível ver essa mudança. Pelo menos uma vez por mês, você pode encontrar o Good Truck. Um food truck que não apenas serve, mas é um projeto social que transforma produtos de feiras, supermercados e restaurantes, que iriam para o lixo, em novos pratos. Esse excedente de ingredientes não preparados, como verduras e legumes in natura, é destinado para as refeições de moradores em situação de rua em Curitiba ou de grupos em situação de vulnerabilidade social.

O projeto foi idealizado pela Gabrielle Mahamud, arquiteta, vegetariana, autora do blog Flor de Sal e cozinheira amadora – não necessariamente nessa ordem. Uns anos atrás, a Gabi fez parte da ONG Teto, que constrói casas emergenciais para habitação social. Lá ela se deu conta de duas coisas: 1. que os voluntários e a própria comunidade se alimentavam muito mal durante a construção das casas e; 2. que no restaurante de sua mãe havia muita comida de qualidade sendo desperdiçada. Para ela, era apenas uma questão de logística solucionar os dois problemas sociais com um único projeto.

Foi desse incômodo, de ver comida indo para o lixo e gente sem ter o que comer, que a Gabi e o Maurício Noronha criaram o Good Truck. O cardápio nunca é mesmo, pois depende do que é encontrado nos locais que cedem as doações de ingredientes. Já teve feijoada, estrogonofe, risotos, tudo vegetariano. Afinal, é um projeto que defende a alimentação digna e saudável para populações carentes, nada mais justo que carregar a filosofia de quem o idealizou.

O Good Truck resiste por meio de doações e parcerias, seja na venda de produtos em lojas como VERD&CO e Go Coffe – toda a venda é revertida para o projeto -, até a disponibilização de food trucks de pessoas que se identificam com a causa. É tudo voluntário, baseado no desejo de transformar uma realidade que muita gente finge que não existe.

Mas o que é encantador, é a simplicidade da Gabrielle ao falar sobre o Good Truck. Não é daquelas pessoas que se vangloriam pelo próprio projeto ou que se colocam em uma posição superior. Ela faz, não porque quer se sentir bem consigo mesma, mas porque sabe da necessidade e que se trata de um ato de cidadania.

Projetos como esse, nos fazem crer que cada um pode ser um agente transformador da sua realidade. Por nos inspirar e inspirar o mundo, o 10º Selo Tutano Gastronomia vai para o Good Truck.

Ficou com vontade de ajudar o Good Truck? Você pode entrar em contato para parcerias, doações e voluntariado no email:  goodtruckbr@gmail.com

Patrocinadores:

Bodebrown
Stampa Food

Leia mais:

Pastelaria Juvevê ganha o Selo Tutano Gastronomia
Tuk-Tuk ganha Selo Tutano

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(2)
  • Excelente
    2
  • Muito bom
    0
  • Normal
    0
  • Ruim
    0
  • Horrível
    0
DÊ SUA NOTA:
COMENTÁRIOS
  • Olá pessoal estou sem trabalho precisar faço voluntariado.
    Obrigado.
    Augusto.