Gastronomia é arte, técnica e prática. Mas também é economia, sociologia e história. Nosso 24º Selo Tutano vai para uma iniciativa especial, que vem inspirando e engrandecendo todos esses elementos dentro da culinária paranaense. Estamos falando do Gastronomia Paraná.
O projeto nasceu dentro da Paraná Turismo e é uma prova de que a iniciativa pública pode (e deve) atuar na valorização do nosso alimento. Desde como ele é manipulado até como chega até nós. E a Gastronomia é um elemento chave na identidade cultural de um povo.
Jussara Voss, jornalista especializada em gastronomia, é quem rege com maestria o projeto. Uma das frentes de atuação é no turismo de experiência. Até porque, destino de férias é muito mais que visitar pontos históricos e praias paradisíacas. Viajar é vivenciar a cultura de um povo. E nada melhor que fazer isso através da gastronomia! Conhecer ingredientes e preparos locais faz parte da bagagem que a gente quer levar de volta, não é mesmo?
Intercâmbio cultural
Para impulsionar o turismo de experiência no Paraná, o projeto atua na busca pela valorização da culinária local, através de eventos e aproximando os chefs paranaenses de chefs renomados fora do país. Abriram as portas, por exemplo, para o chef Lênin Palhano, do restaurante Nomade, estagiar no restaurante Central, em Lima, do chef peruano Virgilio Martínez. O 2º melhor restaurante da América Latina e 6º do mundo, segundo o The World’s 50 Best Restaurants de 2018.
Lênin também passou um tempo conhecendo o restaurante Lasai, no Rio de Janeiro, do chef Rafa Costa e Silva. E no Epice, em São Paulo, do chef paranaense Alberto Landgraf.
Mas a Jussara conta que o objetivo de aproximações como esta não é para replicar aqui o que acontece por lá não. “Passamos muito tempo copiando o que vinha de fora. Nosso movimento agora é inverso. Conhecer o que os melhores chefs do mundo fazem, mas também olhar para o quintal das nossas avós e tentar encontrar um futuro, uma identidade, balanceando tudo isso”.

Mapeamento de pratos típicos paranaenses
Nossa culinária recebeu (e recebe) influência de imigrantes de todos os lados. Dos indígenas, passando pelos portugueses que embarcaram por aqui, depois os alemães e italianos no século XIX, seguidos pelos japoneses e árabes, no século XX. E o Gastronomia Paraná tem mapeado o resultado desse balaio delicioso.
“Os costumes existem, mas as pessoas acham que aquilo não tem muito valor comercial e cultural. Nosso papel é, além de reforçar que nossos ingredientes e preparos tem sim valor como documento histórico, mostrar o potencial comercial enorme que têm, através do turismo, por exemplo”, explica Jussara.

O Paraná já tem vários pratos reconhecidos como patrimônio cultural imaterial, como o barreado, a quirera com suã e a carne de onça. Já o pão no bafo foi um caso de sucesso que o projeto ajudou a agregar essa lista.
A receita consiste em um pão fermentado e cozido no vapor, com um molho que leva carne de porco e repolho. Adaptada dos imigrantes russos, foi iniciativa da chef Rosane Radecki, do restaurante Girassol, em Palmeira.
A cidade não tinha um prato típico, e agora já virou parada obrigatória de quem faz o trajeto Curitiba-Ponta Grossa provar o patrimônio imaterial.

Além dessas iniciativas, o Gastronomia Paraná já fez de tudo um pouco ao longo desses cinco anos. Realizou eventos como o Mesa ao Vivo Paraná e o Festival de Criatividade e participou de outros, como o Feira da Farofa. Todos muito importantes na divulgação da culinária do estado.
Na Semana Mesa São Paulo, por exemplo, da revista Prazeres da Mesa, tivemos o maior estande dos estados que participaram do evento, com 70 representantes paranaenses mostrando pratos típicos e produtos locais.
Por atuar em tantas frentes na promoção do nosso estado e se empenhar de maneira exemplar no resgate da nossa cultura, é que o Gastronomia Paraná merece nosso Selo Tutano – e todo nosso amor. <3
Patrocinadores
Leia Mais
Selo Tutano para o Bar do Victor
Selo Tutano da semana vai para o Quitutto
Anis Presto também é Selo Tutano!
Pizzaria em Curitiba leva o Selo Tutano, a Funiculì