ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

Alexandra Aranovich em… os sabores do Uruguai

9 de março de 2016

(0)
Se o que você sabe sobre o Uruguai é que eles são bons de futebol e tem um balneário com festas bacanas, que tal ler esta matéria e conhecê-lo melhor?

Uma das coisas boas de ser gaúcha é ser vizinha do Uruguai. De carro ou de ônibus, é possível passar até um simples fim de semana fora do país fazendo excelentes comprinhas nos “free shops” das cidades da fronteira, como Jaguarão, Rivera ou Chuy. Afora a proximidade de território, o Rio Grande do Sul também cultiva outras semelhanças com seus amigos uruguaios: o bom churrasco, a bombacha, o mate, a paisagem dos pampas, o inverno rigoroso, os gaiteiros e a paixão por Punta del Este e pela música de Jorge Drexler. Não é por menos que quando Jorge, cantor e compositor uruguaio premiado no Oscar, faz show em Porto Alegre os ingressos logo se esgotam. Entre tanto, não são só as compras, a boa música de Jorge e o charme do sofisticado balneário de Punta que fazem a gauchada (e muitos brasileiros) se perder de amores pelo país de Carlos Páez Vilaró – um dos artistas mais amados e consagrados do Uruguai. A boa mesa também faz parte dessa relação de amor.

porto punta 4

Pra começo de conversa

Para conhecer o Uruguai é preciso iniciar o roteiro provando uma autêntica parrilla (fala-se ‘parrija’) – o churrasco preparado no fogo a lenha. Devore o assado de tiras, a salsicha parrillera e o entrecot al punto. Ah, o matambrito de cerdo (matambre de porco) quando bem feito é de enlouquecer as papilas gustativas. Para os corajosos (e com o Uruguai na veia!), nada como iniciar a parrilla com entradinhas como: queso parrillero, morcilla salagada e as mollejas. Para acompanhar as carnes, vá nos clássicos morrón (pimentões vermelhos recheados, ou não, com queijo) e batatas glaceadas. Falando em acompanhamento, as cervejas locais Patricia e Norteña são as queridinhas dos carnívoros. Porém, nada como os vinhos tintos uruguaios da Bouza, Carrau, Pizzorno e Família Deicas (consagrada pelo vinho Prelúdio). No auge do verão, experimente o branco bem gelado das uvas Albariño, como os das bodegas Bouza e Garzón. Se quiser iniciar a parrilla de um jeitinho bem uruguaio, sente na balcão e peça por um medio y medio – bebida típica de vinho frisante. Em Montevidéu, a dica é tomar o clássico medio y medio no Roldós do Mercado del Puerto e, logo após, seguir até o restaurante El Palenque (que também tem filial em Punta del Este) para a parrilla.

ParrillaJPG

Já quem prefere frutos do mar à carne, deve investir nos campeões chipirones a la prancha (corte especial de lulas pequenas). Não há como superar a incrível ex periência dos frutos do mar no criativo Lo de Charlie (Calle 12, 819 – Península, aberto durante todo o ano em Punta del Este) ou a caminhada de abrir o apetite pelas tendas do Porto de Punta. É bom saber que os pescados do Uruguai têm fama internacional.

Desayuno

Na hora do desayuno (café da manhã) ou de um simples cafezinho, corra atrás de uma medialuna (pãozinho doce semelhante ao formato do francês croissant) com cortado. Em Montevidéu, procure pelo Amaretto Bakery Café (21 de Setiembre, 2838 e no Montevideo Shopping), ML Calentitas (também em Punta del Este) ou Café Oro Del Rhin (no Shopping Punta Carretas, na livraria Yenny e no Centro). Em Punta, siga até um dos pontos mais tradicionais, as medilunas do Café El Greco (Gorlero com 30 – Península) ou a do charmoso Les Dèlices (Calle 20 y 29). Outro grande patrimônio gastronômico do Uruguai é o leite e seus derivados: sorvetes, queijos, doces, entre outros. O país tem leite de altíssima qualidade e exporta para vários países. A Conaprole, conhecida como a maior cooperativa da região, produz desde queijos a saborosos iogurtes, sorvetes e alfajores. Seu doce de leite é in-con-fun-dí-vel. Não deixe de provar a versão “Dulce de leche Con Crema”. Vá de colherinha e se atire no pote sem dó nem piedade. Outra marca deliciosa da iguaria é a da Lapataia, que também fabrica um queijo imperdível de cabra. Aliás, é bom reservar uma horinha para visitar o supermercado (ou mercadinho) mais próximo do seu hotel e levar para casa várias lembranças gourmets do Uruguai. Vale a pena se perder pelo setor de fiambres. Os chefs recomendam também as massas e a farinha de trigo (muito mais leve do que a nossa brasileira). Saiba que em Punta del Este os supermercados Tienda Inglesa e Devoto funcionam como um parque de diversões para os comensais. Outros produtos típicos do país são: as pascualinas, as empanadas, a bebida Paso de los Toros e o charmoso clericot do happy hour (bebida refrescante que mistura vinho, espumante e frutas).Martinez54

Finalizando com a sobremesa, impossível visitar o Uruguai e não se jogar em um sorvete de doce de leite, um churros ou um flan con dulce (pu dim com doce de leite). São muitas as delícias para provar em uma viagem pelo nosso querido vizinho. O país mais alfabetizado da América Latina, com ares rurais e paisagem rústica. O roteiro gastronômico é tão rico e apaixonante quanto as estâncias, as praias ou o estilo arquitetônico dos dois últimos séculos. Tão envolvente quanto os versos de Jorge Drexler.

8 endereços gourmets entre Montevidéu e Punta Del Leste:

Lucifer
Lugar cheio de charme comandado por chefs novatos no vilarejo de Garzón, a 60 km de Punta del Este.

Jacinto
É o segundo empreendimento charmoso e feminino da chef Lucía Soría. Fica em Montevidéu. Tel.: 2915. 2731

Medio y Medio
Clube de jazz e restaurante em Punta. Na alta temporada promove festivais de música ao ar livre.

Lo de Charlie
Uma instituição na cozinha mediterrânea, em Punta. Tel.: (42) 44.41.83

El Palenque
Tem filial em Punta, mas o tradicional fica no Porto de Montevidéu. Uma das parrillas mais clássicas do país.

La Perdizes
Um clássico para frutos do mar, em Montevidéu.

Francis
Parrilla gourmet para jantar em Montevidéu.

Finca e Granja Narbona
Uma propriedade rural para apreciar a vida sem pressa. Ruta 21 Km 268 Carmelo. Dto. Colonia. Tel.: (+598) 4540 4160/9733 4062.

Alexandra Aranovich é publicitária, autora dos blogs cafeviagem.com, destemperadinhos.com e do Guia Essencial Gramado e Canela, da Pulp Edições.
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(0)
  • Excelente
    0
  • Muito bom
    0
  • Normal
    0
  • Ruim
    0
  • Horrível
    0
DÊ SUA NOTA: