ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

Aplausos para o coco

10 de fevereiro de 2016

(0)
Uma matéria com tudo o que você precisa saber sobre o coco

Já reparou como as prateleiras dos supermercados estão cheias de produtos meio mitológicos? Explicamos: aqueles produtos que você nem para e pensa de onde vêm ou como são feitos, porque simplesmente não são feitos, apenas brotam prontos. Tipo o chester, o tender, o leite de soja e o leite de coco. Fiquemos com este último: como assim, leite de coco? Tirou como e de onde?

Bem, é que na verdade está mais para um suco – extrato, em termos técnicos – do que para leite, afinal nem lactose tem. Esse carboidrato existe somente no leite de origem animal. Mas a gente já conta mais sobre como é feito o leite de coco. A grande estrela desta edição é o próprio coco. Ô, fruto que rende, não? A polpa, a casca e o óleo, do coco tudo se aproveita! Não à toa, tem gente investindo pesado e ganhando muito com ele. A maior plantação de coco fica no Brasil e tem mais de 900 mil coqueiros.

Para ficar só na culinária, vamos falar sobre alguns subprodutos do fruto. Mas a versatilidade do coco na gastronomia é enorme e casa muito bem com paladares doces (hummmm, manjar de coco) ou salgados (alô, moqueca!).

Água de coco

Geladinha, natural, vai com tudo e com todos. Cerca de 46% do coco é feito dessa água, altamente nutritiva. Aliás, fica a dica: se um dia você se perder numa ilha deserta, essa água pode salvar sua vida, então aconselhamos a aprender com o Tom Hanks e seu amigo Wilson como abrir um coco na raça.

Leite de coco

Como já falamos, está mais para extrato do que para leite. Na indústria, o processo de extração da polpa é bastante manual e o leite é feito a partir da prensagem dos flocos dessa polpa. Para quem prefere fazer em casa, existem algumas receitas que envolvem bater os pedaços da polpa no liquidificar com água quente, coar, bater de novo, coar de novo e assim por diante.

Óleo de coco

De uns anos para cá, esse aí caiu na boca do povo e virou milagre de emagrecimento. A coisa não é bem por aí, afinal ele tem sim gordura saturada, mas que o óleo de coco virgem é muito mais saudável do que a gordura animal, isso não há dúvida. A gordura do coco pode ainda ser aproveitada na forma de manteiga, com consistência mais firme e cremosa.

Açúcar de coco

Esta é talvez uma das formas menos conhecidas de se aproveitar o coco. Mas em alguns países, como Filipinas, o açúcar de coco é comumente usado há algum tempo. O produto é feito a partir da seiva dos botões das flores do coco. Tem um sabor doce mais leve, como o açúcar mascavo, com a vantagem de ser ainda mais “magro”.

shutterstock_114817417

 

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(0)
  • Excelente
    0
  • Muito bom
    0
  • Normal
    0
  • Ruim
    0
  • Horrível
    0
DÊ SUA NOTA: