Amor de verão

0
1070

Toda família tem suas receitas clássicas de verão, que você come desde os tempos em que não sabia administrar um sorvete derretendo (até hoje?). Mas logo a gente que aprecia tanto a arte de comer merece uma atualização na sobremesa do almoço de verão!

Engajados e enjoados, resolvemos buscar ajuda direto na fonte. Sensibilizada, a chef pâtissier Carolina Garofani abriu o livro de receitas da Caramelodrama e nos salvou quando nos apresentou o semifreddo. Esta sobremesa é sucesso absoluto na casa da chef. Como diria Aretha Franklin: R-E-S-P-E-C-T!

O semifreddo é um primo do sorvete, que mora na cidade grande e visita nas férias

O semifreddo é um primo do sorvete, que mora na cidade grande e visita nas férias. É servido congelado, como o sorvete, mas é mais macio e com tantas variações de sabor quanto ele. Também é uma invenção italiana, mas semifreddo quer dizer “meio-gelado”, pois a sensação é menos gelada do que a de um sorvete.

Escolha a fruta certa: morangos, mirtilos, manga, qualquer fruta consistente e saborosa tem sinal verde. Melhor não usar frutas como abacaxi, que têm muita água, pode desequilibrar a receita. Esta versão é com amoras. E se a sua família for grande, a Tutano recomenda que você se sirva rápido e vá comer escondido, antes que dê briga. Vai ser sucesso.

Semifreddo Alle More

Ingredientes:
  • 250g (1 xícara) de amoras batidas e peneiradas
  • 5 g (1 folha) de gelatina sem sabor
  • 1 colher de sopa de suco de limão-siciliano
  • 200 g de açúcar
  • 100 g de claras
  • 50 g de água
  • 450 g de creme de leite fresco (nata)
Modo de preparo:

Coloque o açúcar e a água em uma panela e misture. Ligue o fogo e espere a calda ferver até o ponto de fio. Bata as claras na batedeira até o ponto de picos moles. Derrame a calda sobre as claras batidas, misturando em velocidade alta. Continue batendo até ficar morno, fazendo um merengue brilhante e separe. Amoleça a gelatina em um pouco de água fria por dois minutos. Aqueça levemente o purê de amoras com o limão-siciliano e misture a gelatina, cuidando para dissolver bem. Misture a polpa de frutas no merengue usando uma espátula de silicone com movimentos circulares de baixo para cima, até ficar bem homogêneo. Bata a nata fresca na batedeira em velocidade alta até ficar levemente opaca e não muito firme. Misture o merengue com a polpa na nata fresca devagar para não murchar. Ponha em formas de silicone ou em uma forma de torta untada, alise bem o topo e ponha no congelador por 12 horas. Desenforme e sirva com frutas frescas cortadas. Calda de chocolate branco também vai muito bem.

Prefere ver o passo a passo? Clique na receita de Semifreddo Alle More

DEIXE UMA RESPOSTA

Enviar comentário
Seu nome