ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

Amor de verão

6 de março de 2016

(0)
A chef pâtissier, Carolina Garofani, ensina a fazer um semifreddo, perfeito para a estação mais quente do ano

Toda família tem suas receitas clássicas de verão, que você come desde os tempos em que não sabia administrar um sorvete derretendo (até hoje?). Mas logo a gente que aprecia tanto a arte de comer merece uma atualização na sobremesa do almoço de verão!

Engajados e enjoados, resolvemos buscar ajuda direto na fonte. Sensibilizada, a chef pâtissier Carolina Garofani abriu o livro de receitas da Caramelodrama e nos salvou quando nos apresentou o semifreddo. Esta sobremesa é sucesso absoluto na casa da chef. Como diria Aretha Franklin: R-E-S-P-E-C-T!

O semifreddo é um primo do sorvete, que mora na cidade grande e visita nas férias

O semifreddo é um primo do sorvete, que mora na cidade grande e visita nas férias. É servido congelado, como o sorvete, mas é mais macio e com tantas variações de sabor quanto ele. Também é uma invenção italiana, mas semifreddo quer dizer “meio-gelado”, pois a sensação é menos gelada do que a de um sorvete.

Escolha a fruta certa: morangos, mirtilos, manga, qualquer fruta consistente e saborosa tem sinal verde. Melhor não usar frutas como abacaxi, que têm muita água, pode desequilibrar a receita. Esta versão é com amoras. E se a sua família for grande, a Tutano recomenda que você se sirva rápido e vá comer escondido, antes que dê briga. Vai ser sucesso.

Semifreddo Alle More

Ingredientes:
  • 250g (1 xícara) de amoras batidas e peneiradas
  • 5 g (1 folha) de gelatina sem sabor
  • 1 colher de sopa de suco de limão-siciliano
  • 200 g de açúcar
  • 100 g de claras
  • 50 g de água
  • 450 g de creme de leite fresco (nata)
Modo de preparo:

Coloque o açúcar e a água em uma panela e misture. Ligue o fogo e espere a calda ferver até o ponto de fio. Bata as claras na batedeira até o ponto de picos moles. Derrame a calda sobre as claras batidas, misturando em velocidade alta. Continue batendo até ficar morno, fazendo um merengue brilhante e separe. Amoleça a gelatina em um pouco de água fria por dois minutos. Aqueça levemente o purê de amoras com o limão-siciliano e misture a gelatina, cuidando para dissolver bem. Misture a polpa de frutas no merengue usando uma espátula de silicone com movimentos circulares de baixo para cima, até ficar bem homogêneo. Bata a nata fresca na batedeira em velocidade alta até ficar levemente opaca e não muito firme. Misture o merengue com a polpa na nata fresca devagar para não murchar. Ponha em formas de silicone ou em uma forma de torta untada, alise bem o topo e ponha no congelador por 12 horas. Desenforme e sirva com frutas frescas cortadas. Calda de chocolate branco também vai muito bem.

Prefere ver o passo a passo? Clique na receita de Semifreddo Alle More

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(0)
  • Excelente
    0
  • Muito bom
    0
  • Normal
    0
  • Ruim
    0
  • Horrível
    0
DÊ SUA NOTA: