ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

Armazém Califórnia é Selo Tutano Gastronomia

17 de maio de 2018

(47)
Lugar que tem a esfirra com a massa mais fofa já criada

Por conta da correria do dia a dia, há ruas que passam despercebidas em Curitiba e que escondem verdadeiras preciosidades. É o caso da Saldanha Marinho, que abriga um dos melhores lugares para se almoçar na cidade, o Armazém Califórnia.

Como o próprio nome diz, a casa é um empório que vende especiarias, vinhos, doces, cervejas, queijos, bebidas e grãos. Mas o que a grande placa da Coca-Cola na entrada esconde é a especialidade do restaurante: comida árabe. Nada de palavras desenhadas e incompreensíveis em árabe ou músicas características. Também não tem ninguém praticando a dança do ventre na casa. Basta entrar, ir até o fim do corredor e encontrar o cardápio na parede. É ali que o cliente descobre do que se trata. É algo espontâneo, sem teatro, sem clichês. Isso emociona. E faz com que você se sinta um pouco árabe também.

Em meio aos chás e temperos espalhados pela casa está o Maged el Omairi fazendo as cobranças com papel e caneta, com semblante sério, mas que se abre num sorriso tímido se o papo for bom. Libanês, ele veio para o Brasil em 1965 a passeio, mas o encanto bateu e decidiu ficar por aqui. Hoje, ele comanda o Armazém Califórnia com o seu filho, mas durante boa parte de sua história, teve como companhia sua esposa, Maria do Carmo, que o ajudou a construir esse pequeno e modesto império árabe numa porta da Saldanha. Ela adoeceu e deixou o Seu Maged cheio de saudades. Dá vontade de abraça-lo quando ele conta essa história.

No cardápio da casa há pratos executivos que variam de acordo com o dia, como a berinjela recheada com carne ou o tradicional arroz com lentilha. Mas também há as porções, que vem com dois ou quatro pães – que varia para a porção inteira ou meia – acompanhados de kibe cru, ou kafta crua, por exemplo. Além disso, você pode pedir as famosas esfirras de queijo, requeijão, coalhada ou carne da casa. Com uma massa tão fofa quanto um travesseiro e recheio feito com carinho, ela é do tamanho perfeito para matar a fome no almoço.

Em agradecimento por nos deixar fazer parte de uma cultura tão rica e por nos fazer querer nunca mais ir embora, o Selo Tutano Gastronomia desta quinta-feira vai para o Armazém Califórnia.

Armazém Califórnia

Armazém Califórnia
Rua Saldanha Marinho, 68, Centro
(41) 3224-5629
Segunda a sexta-feira, 9h às 20h
Sábados das 9h às 17h

Patrocinadores:

Bodebrown
Stampa Food

Leia mais:

Selo Tutano para o Izakaya Hyotan
Pastelaria Juvevê ganha o Selo Tutano Gastronomia

 

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(47)
  • Excelente
    41
  • Muito bom
    1
  • Normal
    1
  • Ruim
    2
  • Horrível
    2
DÊ SUA NOTA:
COMENTÁRIOS
  • Casa formidável, um dos endereços de Curitiba mais próximos do Líbano. O aroma das especiarias nos pega desde a calçada.