ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

Onde comer em Alba – arredores – parte 3, por Beto Madalosso

4 de setembro de 2017

(4)
Tour gastronômico por Treiso, Barbaresco e Neive

Mais uma vez meu ponto de partida é a Piazza Duomo, centro de Alba. Fiquei sabendo de um restaurante com uma estrela Michelin que fica aqui perto, em uma estrada por onde ainda não passei. É para lá que sigo. A estrada que sobe através das plantações de uvas se chama Madonna di Como e, uns cinco quilômetros depois que começo, vejo a placa do Locanda del Pilone.

Strada Della Cicchetta, 34, 12051, Madonna di Como, Alba, Itália
+39 0173 366616

Estou de bicicleta, não tenho reserva. Por experiência, sei que vou levar um “corridão”. Eles não estão acostumados com pessoas que aparecem do nada, circulando o restaurante, fazendo fotos e vídeos. O normal é que a pessoa que cruza o portão tenha uma reserva, se identifique e, então, seja recebida apropriadamente. Não deu outra. Ainda no estacionamento veio um garçom – ou gerente, não sei – dizendo que eu não poderia estar ali se não tivesse reserva. – “Tem reserva?” – “Não.” – “Desculpa, você não pode ficar aqui.” Dei meia volta, segui para Treiso.

Em Treiso fica um restaurante que é muito popular aqui, o La Ciau del Tornavento. Dizem que, dos “estrelados”, este é o que mais tem movimento, que vive lotado graças ao bom relacionamento que o chef e proprietário, Maurilio, tem com clientes e outros chefs. Há poucos dias completaram 20 anos de vida e ofereceram uma festa espetacular que ocupou todo o centro da cidade com barracas de produtos de seus fornecedores (vinhos, queijos, salames, pães, etc) e barracas de restaurantes amigos, todos estrelados, que serviam pequenas degustações aos convidados. Além desse festival da gastronomia, trouxeram banda, DJ, e uma pequena apresentação de Axé, isso mesmo: o nosso Axé, com duas dançarinas puxando a bateria. Tudo isso a céu aberto. Não conheço o restaurante ainda, mas, assim como outros, das cidades vizinhas a Alba, oferece área externa com vista espetacular e, por estar classificado com uma estrela no guia Michelin, certamente tem gastronomia excelente. Almocei no seu vizinho, Profumo di Vino, que também tem área externa com vista para a igreja central. Lugar agradável e com comida boa. Ah, e aceitam pessoas trajadas de ciclistas, como eu.

Viale Rimembranza, 1, 12050 Treiso, Itália
+39 0173 638017
Quarta a segunda-feira, 10h à 1h

De Treiso segui pra Barbaresco. A estrada é muito confortável, tem pouco movimento e oferece vista romântica da região. Tanto é que a denominação La Strada Romantica é usada oficialmente. Em Barbaresco fica uma das enotecas mais legais de toda a região, se chama Koki, tocada por um japonês que veio estudar enologia na Itália e por aqui ficou. Simpático e solícito, o Koki faz a diferença.

Via Torino, 6, 12050 Barbaresco, Itália
+39 0173 635121
Quinta a sábado, 10h30 às 22h30
Domingo, 9h30 às 22h30
Segunda e terça-feira, 10h30 às 22h30

O pequeno centro de Barbaresco é ocupado pela cantina Gaja quase que em sua totalidade. Gaja é a mais famosa produtora dos vinhos Barbaresco no mundo. Também no centro histórico, você pode subir no mirante da torre do castelo para ter vista panorâmica da região. Custa cinco euros.

Via Torino, 18, 12050, Barbaresco, Itália
+39 0173 635158

De Barbaresco segui pra Neive, onde, na minha opinião, está o centro histórico mais bonito de todos. Uma perfeita combinação de cores, arquitetura e natureza que não vi em outras cidades. É lá que está a Enoteca Degusto, um dos lugares mais legais que já estive: é divertido, descomplicado, tem comida muito boa e foge um pouco dos cardápios repetitivos do Piemonte, servindo mais opções com frutos do mar.

Street Cocito, 6 Neive, 12052
+39 0173 679885

Ainda em Neive, esta o L’Aromatario, com mesas na varanda de frente pra igreja central. A gastronomia é ok, o que compensa no L’Aromatario é o particular charme de sua decoração e localização. Volto pra Alba e fecho o terceiro giro gastronômico da região.

Piazza Negro, 4, 12052 Neive CN, Itália
+39 0173 677206
Sexta a quarta-feira, 11h30 às 16h; 18h30 à meia-noite

Você também pode assistir ao diário de viagem do Beto! Aperte o play e divirta-se:

 

Leia mais:

Onde comer em Alba – arredores – parte 2, por Beto Madalosso
Onde comer em Alba – arredores – parte 1, por Beto Madalosso

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(4)
  • Excelente
    1
  • Muito bom
    1
  • Normal
    1
  • Ruim
    1
  • Horrível
    0
DÊ SUA NOTA: