ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

Be-a-bá da gastronomia alemã

23 de março de 2018

(11)
Muito além da batata e do chucrute

Quando você pensa em culinária alemã, o que vem na sua cabeça? Batata, salsicha, pretzel e cerveja, provavelmente. A Alemanha é bem mais do que isso. Cada um de seus 16 estados têm sua própria gastronomia tradicional. Os pratos vêm acompanhados de lendas e histórias que provam que não há nada que os alemães não fazem por uma boa comida. Já teve monge comendo carne escondido, sopa que garante amor eterno e até uma cidade inteira com casas pensadas para a produção de cerveja.

Está de viagem marcada para a Alemanha? Sorte a sua! Dá uma olhada no que você DEVE experimentar por lá.

Altmärkische Hochzeitssuppe

Essa é para quem está de casamento marcado. A Altmärkische Hochzeitssuppe é a sopa servida tradicionalmente como entrada nos casamentos da região de Altmark, na Alta Saxônia. Os alemães acreditam que ela é a base para um relacionamento saudável e duradouro: o casal que toma a sopa no dia do seu casamento fica junto para o resto da vida. Superstições à parte, não custa experimentar, afinal, uma combinação entre caldo de frango, aspargos, ovos cozidos e almôndegas não pode dar errado.

Onde comer: no estado da Alta Saxônia, no centro-leste da Alemanha.

Bismarck herring

A receita foi inventada por um velho peixeiro de Stralsund, no estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. O prato é simples: arenques marinados por três dias em água, vinagre, açúcar, sal, pimenta e mostarda. Reza a lenda que o peixeiro levou seus experimentos gastronômicos para o chanceler Bismarck experimentar. A autoridade gostou tanto que deu seu próprio nome ao prato.

Onde comer: no estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, nordeste da Alemanha.

Christstollen

O Christstollen é um bolo natalino típico da Saxônia feito com água, farinha, óleo, manteiga e passas ao rum. Originalmente, o stollen era a comida oficial dos períodos de jejum religiosos. Na cidade de Dresden, os padeiros se reúnem todos os anos para assar um stollen de 3 toneladas para a parada de Natal. Esse bolo é vendido no mercado de Natal e o dinheiro é doado para instituições de caridade.

Onde comer: no estado da Saxônia.

Dibbelabbes

Finalmente as famosas batatas! No prato tradicional do estado de Saarland (Sarre, em português), elas são o ingrediente principal. A economia do estado foi desenvolvida em torno da agricultura e mineração e, para garantir a energia do pessoal que trabalhava nas minas e nas fazendas, o prato típico precisava ser rico em carboidratos. O Dibbelabbes é assado no forno e leva carne, cebola, ovos e, claro, batatas.

Onde comer: no estado de Saarland.

Maultaschen

Reza a lenda que os monges de Baden-Württemberg não eram muito fãs dos períodos de jejum impostos pela Igreja. No monastério de Maulbronn, eles gostavam tanto de carne que, nos períodos em que eram proibidos de comê-la, eles a misturavam com espinafre e escondiam dentro de uma massa. Assim surgiu o Maultaschen. A versão tradicional lembra um ravióli e é acompanhada por salada de batatas.

Onde comer: no estado de Baden-Württemberg, sudoeste da Alemanha.

Spalt Beer

A Baviera é famosa pela cerveja. 1/3 de todo o cultivo de lúpulo do mundo é produzido nesse pedaço da Alemanha. Na cidade de Spalt, a cerveja é a principal fonte de renda pública. Por lá, até a arquitetura das casas foi pensada para facilitar o armazenamento do lúpulo e a produção da Spalt Beer. A cerveja passa por um processo especial de fermentação para garantir sua textura leve que faz o maior sucesso no país. Prost!

Onde beber: na cidade de Spalt, na Baviera, a 2 horas de carro de Munique.

Peras de Ribbeck

A cidade de Ribbeck, no estado de Brandemburgo, é famosa pelas suas peras doces. Um poema de Theodor Fontane conta a história de um  homem chamado von Ribbeck que vivia na região e tinha uma árvore de peras no jardim. Ele as compartilhava com todas as crianças da vila, e mesmo depois de sua morte, os moradores continuaram a compartilhar as frutas e a criar novas receitas com elas. Quem dá uma passada por lá encontra salsicha e condimentos com pera, além de mais de 200 tipos de tortas de peras diferentes.

Onde comer: no estado de Brandenburgo, no leste da Alemanha

Thuringian bratwurst

A receita de salsicha da Turíngia é uma das mais tradicionais da Alemanha e data de mais de 600 anos atrás. Elas são feitas na grelha com temperos bem marcantes que crescem na região. Tradicionalmente, a salsicha é temperada com manjerona, cominho e alho e é acompanhada por mostarda.

Onde comer: no estado da Turíngia.

*Esta publicação é uma parceria com o Centro de Turismo Alemão.

Leia mais:

Abril, o mês da cerveja alemã
Cantinho do Eisbein, por André Bezerra
4 rotas de vinhos alemães para encher a mala de garrafa
O Strudel e a maçã da Silva

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(11)
  • Excelente
    8
  • Muito bom
    0
  • Normal
    1
  • Ruim
    1
  • Horrível
    1
DÊ SUA NOTA: