Quando as donas de casas, correligionárias do Brigadeiro Eduardo Gomes, inventaram um doce para arrecadar fundos para sua campanha presidencial, lá pelos idos da década de 1940, não poderiam imaginar a proporção do sucesso que alcançariam. Que fique claro: o sucesso daquela eleição foi o doce que herdou o nome de brigadeiro. O patrono da Força Aérea Brasileira perdeu a disputa, mas o Brasil ganhou seu doce mais popular e genuíno: o brigadeiro.
A mistura simples de leite condensado, manteiga e achocolatado em pó, que vai à panela até atingir o ponto de enrolar, ganhou diversas versões ao longo das suas sete décadas de existência. Porém, nos últimos anos, presenciamos – com certa água na boca – uma invasão dos brigadeiros de tudo quanto é jeito e ficamos embasbacados com ingredientes inusitados como pistache, limão siciliano e pinhão no nosso patrimônio nacional.
Não satisfeitos com as novidades de sabor, os “brigaderólotras” inovaram também no formato e uma invenção revolucionou o cenário mundial dos brigadeiros: o brigadeiro de colher, servido como sobremesa. A pergunta que não quer calar é: por que ninguém pensou nisso antes? Afinal, comer brigadeiro com uma colher e direto da panela, é um ritual ancestral, que pode ter sido (ou não) inventado pelo próprio Eduardo Gomes, o pai do brigadeiro.
O fato é que a prática, antes reservada apenas ao eixo cozinha-sala (quarto???) de casa, ganhou as ruas, recebeu em banho de loja, adquiriu status de produto e caiu no gosto do povo brasileiro. Hoje, a versão do brigadeiro mais líquida, que pode ser consumida com uma colher, é uma ótima opção para matar aquela vontade de comer um docinho fora de hora.
Que não se engane: nem todo brigadeiro é igual. Pra dar água na boca e despertar a a vontade insana de lamber a panela, os ingredientes precisam ser de qualidade. E a Stampa Food sabe bem disso. Ela é a responsável por fugirmos da dieta e cairmos na tentação da sobremesa achocolatada. Com ou sem colher.
Conheça a Stampa Food
A Stampa Food é especializada em distribuição de food service – produtos para supermercados e transformadores, como são chamados os estabelecimentos que preparam e fornecem refeições prontas. A empresa distribui chocolates, recheios e iogurtes da marca Nestlé Professional, além de batatas Lamb Weston, ovos pasteurizados, águas, sucos, produtos Cargill, como extrato de tomate Elefante e maionese Liza, produtos Hamburger Futuro, Nesté Sorvetes e mais de 800 outros produtos.
Mas a Stampa Food oferece muito mais aos seus clientes. A distribuidora criou um centro gastronômico para a criação de receitas e desenvolvimento de produtos, uma forma de qualificar a equipe de vendas da empresa. “Também usamos o centro gastronômico para dar cursos e treinamentos aos clientes com os produtos que vendemos, sempre levando soluções para eles. Quando um cliente precisa de uma receita específica ou de um treinamento, a Stampa Food proporciona isso”, conta Rodrigo Saueressig, sócio-diretor. Desde então, a lista de clientes não para de crescer. Já são 4.200 clientes em 65 cidades paranaenses. Entre os clientes, só aqui em Curitiba, estão o Karina, o Au-Au, o Madalosso, a Churrascaria Arco Íris, o Mustang Sally e o Coco Bambu.
Esta publicação é uma parceria com a Stampa Food.