ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

7 docerias para conhecer em Florianópolis

5 de janeiro de 2017

(13)
Anote aí os endereços de cafés e confeitarias com doces deliciosos para curtir o verão de um jeito bem docinho

Verão é época de descer a serra e descobrir os encantos gastronômicos do litoral. Os curitibanos formiguinhas que viajam frequentemente a Florianópolis agora têm mais motivos para morrer de amores pela Ilha da Magia: cafés e confeitarias com doces deliciosos para curtir o verão de um jeito bem docinho.

Sorveteria Italiana Monte Pelmo

Verão… calor… um doce que não pode faltar é o sorvete! E quem está na Praia dos Ingleses pode se deliciar com a melhor sorveteria da Ilha. A Monte Pelmo é famosa por seus sorvetes artesanais. No verão, as filas começam desde a hora que abre e duram o dia todo. Mas o atendimento é rápido, o que torna a espera no tempo suficiente para escolher os sabores. E eles são muitos. Mais de 35 opções com base de leite, mais de 15 opções de frutas e ainda pelo menos 5 sabores diets todos os dias. Os sorvetes são vendidos no estilo bufê, por peso. Minhas recomendações são: chocolate com laranja, jabuticaba, iogurte com mirtilo e o de cereja, que é viciante.

Rua Brisamar, 360, Praia dos Ingleses
(48) 3369-3049
Abre todos os dias, das 11h às 23h

Foto: Monte Pelmo

Browneria

A marca é bastante conhecida e referência em brownies, em Floripa. A loja fica afastada, numa ruazinha saindo da SC 401, mas vale o empenho. O espaço é pequeno, porém com diversas opções de sabores de brownies. Dos mais tradicionais, como o de chocolate meio amargo, de Nutella e de nozes, aos mais diferentões, como o de Diamante Negro, o Trio de chocolates e o de Nesquik, todo cor de rosa. Para quem não quiser ir até a loja, é possível encontrar em alguns pontos de venda no Centro, em Santo Antônio de Lisboa e algumas outras praias da região. É só procurar sempre nos Cafés.

Rua Intendente Antônio Damasco, 525, Ratones (500 metros depois da SC-401)
(48) 9128-2238
Abre todos os dias, das 10h às 20h30

Foto: Browneria

Dona Ciclana

Essa doceria é 2 em 1. Explico: além de ser um café simpático e aconchegante, durante o fim de semana, no andar de cima, também funciona um café colonial. Ou seja, é uma boa pedida independentemente do tamanho da fome de doces. Está localizada em um casarão no bairro de Santo Antônio de Lisboa, um espaço tão agradável, que nem se percebe o tempo passar. No cardápio estão doces tradicionais, como Pudim na Lata, Manjar de Coco, toalha Felpuda e o Bolo de Chocolate.  Além disso, há também boas opções sem glúten, sem lactose e veganas como, por exemplo, a Torta Marta Rocha, ou ainda o bolo de chocolate vegano, que é também sem ovo. O cardápio de cafés é outro ponto forte da Dona Ciclana, com diversas opções de ‘experiências’.

Rua Padre Lourenço Rodrigues de Andrade, 496,  Santo Antônio de Lisboa
(48) 3334 3697
Abre de terça a domingo, das 13h às 22h

Foto: Dona Ciclana

Patrícia Goedert Doçaria

Imagine entrar em uma casa de bonecas, repleta de docinhos e cupcakes coloridos. Essa é a sensação ao entrar nessa doceria, toda decorada nas cores rosa e marrom. O cardápio é repleto de delícias como bolos e docinhos e milk shakes de sabores para deixar o Willy Wonka satisfeito. Mas o grande diferencial é a possibilidade de o cliente montar o seu próprio cupcake. Basta escolher o sabor do bolinho (chocolate ou baunilha) e começar a brincadeira, em meio a opções de recheios e coberturas. Qualquer adulto formiga volta a ser criança com a experiência. Apesar de ficar babando no cardápio, escolhi montar o meu próprio cupcake. Habilidades à parte, ele ficou bem gostoso, com a mistura de sabores: Nutella, creme belga e Blueberry.

Rodovia José Carlos Daux, 6977, SC 401
(48) 3331-1800
Abre de segunda a sábado, das 12h às 20h e domingos, das 13h às 20h

Foto: Patrícia Goedert Doçaria

Dona Fulana

A confeitaria foi a primeira doceria da família, logo depois veio a Dona Ciclana (café e café colonial) e a Dona Beltrana (foodtruck). Está localizada em Coqueiros e é uma boa pedida para comer aquele doce depois do jantar. E também vale a pena experimentar a coxinha de costelinha ao molho barbecue, enquanto escolhe qual vai ser a sobremesa entre as inúmeras opções apetitosas do cardápio. Eu não resisti à Tortinha de Oreo com Nutella.

Des. Pedro Silva, 2314, Coqueiros (tem lojas também na Lagoa, Continente Shopping e Ingleses)
Abre de terça a domingo, das 15h às 22h
(48) 3034-3626

Foto: Dona Fulana

Casa de Bolos

A Casa de Bolos é uma verdadeira tentação. Trata-se de uma loja de bolos caseiros, onde você pode comprar um recém-saído do forno e levar para casa. É a primeira franquia da marca em Floripa e está localizada num casarão antigo, repleto de história. Porém, diferentemente das outras docerias citadas, não tem espaço para sentar ou tomar um café. A proposta é vender apenas bolos inteiros a qualquer hora do dia. E esqueça as misturas prontas. Na Casa de Bolos é tudo natural e sem conservantes. O bolo de banana com canela é daqueles que é impossível comer apenas uma fatia.

Rua Conselheiro Mafra, 624, Centro
(48) 3209-9040
Abre de segunda a sexta, das 8h às 19h e sábado, das 8h às 13h

Foto: Casa de Bolos

FairyLand Cupcakes

Essa doceria especializada em cupcakes já está há três anos no bairro de Santo Antônio de Lisboa e é um verdadeiro sucesso. Além de inúmeras opções dos pequenos bolinhos, tem também brownies, bolos em fatia e boas opções de bebidas geladas. É uma excelente opção para o final da tarde. E se conseguir uma mesa no deck, a vista para o mar é de brinde.

Caminho dos Açores, 1740, Santo Antônio de Lisboa
(48) 3209-7462
Abre de terça a domingo, das 14h às 20h

Fairyland. Foto: divulgação

rodape_ledinara

Ledinara é jornalista e blogueira. Sempre em busca dos doces mais gostosos da cidade.

Leia mais:

Onde encontrar biscoitos (ou seriam bolachas?!) de Natal em Curitiba
4 lugares para comer bolo caseiro em Curitiba

Artigo de: Ledinara Batista

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(13)
  • Excelente
    12
  • Muito bom
    1
  • Normal
    0
  • Ruim
    0
  • Horrível
    0
DÊ SUA NOTA:
COMENTÁRIOS
  • E também já tem uma Doce Fado em Floripa ;)