ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

Abril, o mês da cerveja alemã

20 de abril de 2017

(3)
Diogo Adams fala sobre a Reinheitsgebot, a lei da pureza alemã

O dia 23 de abril é marcado pela promulgação da Lei de Pureza Alemã, conhecida como Reinheitsgebot. Essa lei, que este ano completa 501 anos, é famosa e utilizada por muitas cervejarias para comprovar que suas produções seguem a tradição, utilizando apenas os ingredientes principais da cerveja: água, malte, lúpulo e levedura. Inspirado pela data, vou indicar um estilo de cerveja tradicionalmente alemão, conhecido pela grande maioria e apreciado por muitos.

Cerveja de trigo, a porta de entrada

Também conhecida como Weissbier, a cerveja de trigo é uma boa e conhecida opção de “porta de entrada” para o mundo das cervejas especiais. Por não possuir aromas e gostos extremos, esse estilo se encaixa muito bem em diferentes paladares. Refrescante e de fácil harmonização, carrega uma boa formação de espuma, com aromas e gostos frutados lembrando banana e cravo, e levemente amarga no final.

Para degustar, minha dica é que você pegue seu copo para cerveja de trigo e sirva toda a garrafa em um mesmo copo para que tenha uma boa homogeneização dos resíduos presentes no fundo garrafa. Como também é uma cerveja com boa diversidade de harmonização, pode ser facilmente combinada com petiscos rápidos, como o salame Blumenau e um queijo Brie (experimente com essa receita de Canapé de queijo brie com damasco e geleia cabernet). A alta carbonatação da cerveja ajuda a limpar o palato da untuosidade dos petiscos, limpando sua boca para mais um rodada.

Experimente também a cerveja de trigo com um bom joelho de porco, além de uma harmonização extremamente tradicional, é uma ótima pedida!

rodape_diogo

Iniciou a paixão por cervejas especiais em 2008, em Dublin – Irlanda. De lá pra cá se passaram muitos litros para ganhar experiência. É sócio-gerente de duas lojas especializadas da rede Mestre-Cervejeiro.com. Sommelier de cervejas, gosta de boa música e um bom dia de surf!

Leia mais:

Cerveja não é só modismo
7 cervejas para harmonizar com comida de boteco

Artigo de: Diogo Adams

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(3)
  • Excelente
    3
  • Muito bom
    0
  • Normal
    0
  • Ruim
    0
  • Horrível
    0
DÊ SUA NOTA: