ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

Abrindo a primeira garrafa, com colarinho, por favor!

11 de novembro de 2016

(12)
Aprenda a conservar e aproveitar melhor suas cervejas com 5 dicas

A cerveja é uma bebida versátil e muito consumida, mas muita gente não sabe que ela é também muito frágil. Para aproveitar o que uma cerveja tem de melhor, é importante ficar atento a algumas dicas.

Confira 5 dicas para conservar a cerveja:

  1. Lembre-se sempre que temperatura abaixo de zero pode estragar uma boa cerveja. O frio amortece as papilas gustativas da língua e não favorece a liberação de aroma, algo ideal para ter uma experiência de degustação completa. A temperatura ideal para manter cervejas leves e com baixo teor alcoólico é entre 2°C e 4°C. As mais encorpadas e com maior teor alcoólico devem estar entre 4°C e 10°C.
  2. Manter a cerveja muito tempo dentro da geladeira tira suas características de sabor e aroma. O frio seco da geladeira desidrata a vedação das tampinhas e das rolhas, o que com o tempo   vai permitindo que o ar entre nas garrafas, oxidando o líquido. Então, se você pretende manter suas cervejas guardadas por longo prazo, o melhor é deixá-las fora da geladeira até 20°C em local ao abrigo do sol. Não armazene a cerveja na porta da geladeira, lugar que está sujeito à mudança de temperatura e luz, além do movimento constante.
  3. Tome cuidado para nunca congelar sua cerveja. Quando congela e descongela, a carbonatação e o sabor diminuem. O tradicional balde de gelo ou enrolar a garrafa em papel toalha molhado e colocar na geladeira são boas dicas para gelar mais rápido.
  4. A cerveja não deve ficar sob a incidência de luz solar direta, o que a azeda e confere um cheiro desagradável no líquido. A posição das garrafas também é um aspecto importante. Diferente do vinho, o melhor é evitar que o líquido tenha contato com a rolha ou com a tampinha, por isso mantenha-as em pé. A posição deitada aumenta a área do líquido que estará em contato com o ar, contribuindo para oxidar sua cerveja. Além disso, alguns estilos de cerveja, como as trapistas e as de trigo, contêm fermento, que deve repousar no fundo da garrafa.
  5. E para finalizar brindando, sempre opte por cerveja e chope com espuma, o chamado “colarinho”. A espuma é essencial para a cerveja: além de deixar a bebida mais bonita no copo, ela protege os aromas da cerveja e ajuda a manter a temperatura. Saúde!
rodape_diogo
Iniciou a paixão por cervejas especiais em 2008, em Dublin – Irlanda. De lá pra cá se passaram muitos litros para ganhar experiência. É sócio-gerente de duas lojas especializadas da rede Mestre-Cervejeiro.com. Sommelier de cervejas, gosta de boa música e um bom dia de surf!

Leia mais:

Growler: chope artesanal fresco em casa
Roteiro ciclístico (e etílico) do Beto Madalosso

Artigo de: Diogo Adams

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(12)
  • Excelente
    12
  • Muito bom
    0
  • Normal
    0
  • Ruim
    0
  • Horrível
    0
DÊ SUA NOTA: