ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

Bate-papo com a Val, da Pizzaria Itália

9 de março de 2018

(215)
Estivemos com a Valda, balconista da Pizzaria Itália. Com ela é amor à primeira fatia

O nome dela é Valda Ouriques, mas todos a conhecem por Val ou Baixinha. Catarinense de Florianópolis, transferiu-se para Curitiba no final da década de 80, com o marido – de quem acabou se divorciando – e duas filhas: a Sara e a Débora. A primeira mora, atualmente, em Joinville com três dos cinco netos da Val. São o Rodrigo, a Taiane e a Aline. Os outros dois moram em Maringá, com o pai. É que há 14 anos a Débora sofreu um acidente de carro em Araucária. Este golpe acabou levando a filha mais nova da Val precocemente, quando tinha 27 anos e estava grávida de 8 meses.

“O trabalho me ajudou muito nos momentos mais difíceis”, disse-nos essa “Baixinha” de espírito gigante.

Voltando ainda mais no tempo, até 1998, ela passava de ônibus pelo centro de Curitiba quando avistou a placa diante da Pizzaria Itália, na Cândido Lopes: “Precisa-se de balconista”. A Val saltou no primeiro ponto e voltou a pé. Após breve conversa com o italiano proprietário da pizzaria, senhor Bruno Birindelli, ouviu o pedido para que voltasse na manhã seguinte, às 7h, para uma experiência de três dias. De lá para cá, são 20 anos atrás do balcão do estabelecimento – “sem que a Baixinha tenha faltado um dia sequer”, segundo nos contou a dona Mari Birindelli, filha do saudoso Bruno. Também foi a dona Mari quem nos contou que a Baixinha é organizadíssima e muito cuidadosa. Ela trabalha sob o regime do “Sujou, lavou. Lavou, enxugou. Enxugou, guardou. Espremeu suco de laranja? Lave e guarde”.

A Val hoje mora sozinha com a gata siamesa Suzi. A melhor parte do dia dela é no trabalho na pizzaria. Talvez essa alegria explique o fato dela ter se tornado praticamente integrante da família Birindelli. Ela também é reconhecida quando circula pelo centro ou quando vai às compras. Nessas ocasiões, convida as pessoas para irem comer uma fatia de pizza e tomar uma vitamina. E qual é o segredo do ótimo atendimento? “Não retrucar para o cliente”, revelou-nos. E continuou.“O cliente às vezes reclama da primeira fatia, na segunda já elogia (…) Quando o cliente diz que não está bem, eu digo que vai melhorar. E quando ele pede outra fatia de pizza, já está animado”. Eis a verdade: se a Val não te conquistar logo na primeira fatia de pizza, pode apostar que vai ser amor à segunda. O que não acontece é ser atendido por ela e não sair encantado.

E qual é a sua flor favorita, Val?

Rosas vermelhas.

Uma cidade?

Florianópolis.

Uma cor?

Branca.

E música, qual você gosta mais?

Gosto de música internacional. Bee Gees.

Mas tem algum cantor nacional que você goste?

O Roberto Carlos.

Qual canção?

Aquela do homem cavalheiro que manda flores.

Já sei… Esse Cara Sou Eu?

Sim. (rindo alto)

E ainda tem bastante cavalheiro mandando flores por aí?

Não tem. Se tem, eu não conheço mais.

Qual é o seu signo?

Peixes.

Que dia você faz aniversário?

Dia 9 de março.

Feliz aniversário Val! Você é uma das personagens mais Tutano com quem já tivemos a felicidade de conversar e dividir o balcão.

Pizzaria Itália 

Rua Cândido Lopes, 229, Centro
(41) 3232-5175
Segunda a sexta-feira, 9h às 19h
Sábado, 9h às 15h30

Leia mais:

Old West, por André Bezerra
Spaghetto, por André Bezerra

rodape_andre

André Bezerra é amante da gastronomia boêmia e “garimpeiro” de experiências que surpreendem o paladar. Fundador da Monstro Animal – produtora de eventos – e escritor por hobby. Siga no Instagram: @andrbezerra

Artigo de: André Bezerra

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(215)
  • Excelente
    203
  • Muito bom
    4
  • Normal
    2
  • Ruim
    3
  • Horrível
    3
DÊ SUA NOTA:
COMENTÁRIOS
  • Morando a pouco tempo aqui na região central de Curitiba, só precisei olhar o Roma p saber q ali se trabalhava com amor e muita qualidade. Entrei, conheci a Val e a Mari e fiquei freguês prá sempre. Qualidade e simpatia. Vida longa, gurias!

  • Não tem como ir ao centro e não comer um pedaço dessa maravilhosa pizza com suco de laranja sem falar no atendimento da Val... aqui em casa amamos

  • Sempre que vou ao centro passo por lá para saborear a pizza e a vitamina que lembra minha infância quando ia com meus pais . já levei minha filha e ela dora também !!!!
    As meninas são ótimas!!!!!

  • A Val é muito atenciosa e querida. Melhor pizza servida sempre com um sorriso no rosto!

  • Não tem muito oq dizer só sei dizer q e maravilhosa a pizza e as pessoas são simpaticas atendimento super maravilhoso