ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

A embaixadora da cozinha brasileira em solo americano

8 de agosto de 2017

(28)
Conversamos com Cynthia Presser: chef, cozinheira e autora do livro Cooking With a Twist

Cynthia Presser tem uma relação especial com livros e cadernos de receitas. Aos 14 anos, descobriu que gostava de folheá-los, olhar fotos e passo a passo das receitas. Interessou-se tanto que, aos 16, ia para a cozinha prepará-las: “Comecei sozinha. Errava muito, até que comecei a acertar. Aos 20 anos já fazia jantares para 25, 30 amigos (…) Sempre gostei mais de cozinhar do que de ir para a faculdade de publicidade”.

Já com 24 anos, ela se mudou para os Estados Unidos. Levou o caderninho de receitas na bagagem e ainda disse para a mãe: “Se tudo der errado, vou cozinhar para fora”. Mas deu tudo certo e a Cynthia conseguiu os primeiros empregos tradicionais para jovens estrangeiros. Foi garçonete em restaurantes e cuidou de crianças – como babysitter – em casas de famílias, na Califórnia. Nunca se afastou da cozinha e começou a conhecer a diversidade da culinária americana: “Gosto de preparar frutos do mar e me apaixonei pela cozinha do Napa Valley. No Texas, existe uma forte influência vinda do México nos pratos daquela região. Na Louisiana e em outros estados do sul existem muitas referências vindas da França e da África na chamada Culinária Crioula, maravilhosa e típica da região”. Naturalmente, Cynthia começou a enveredar pela cozinha internacional, mas as pessoas sempre demandavam receitas brasileiras, o que a levou a testar uma espécie de fusion cuisine com as receitas internacionais e as nossas.

Steve Presser e o Site “Cooking With a Twist”

Por essa época, conheceu, namorou e casou-se com o americano Steve Presser, com quem tem os dois filhos, de três e sete anos. Foi o marido quem sempre a incentivou. Diante de pratos como estrogonofe de mignon, bobó de camarão ou uma fornada de pães de queijo, ele dizia: “Você é a melhor cozinheira do mundo”. E Cynthia seguia se aventurando com as receitas dentro de casa. Foi apenas há seis anos, quando o primeiro filho completou um ano, que, novamente Steve, profetizou para ela: “Chegou a hora de você realizar o que realmente ama, compartilhar, o mundo precisa conhecer o que você faz. Crie um website”.

Era a primeira semente que se transformaria no Cooking With a Twist. Trata-se do site com as fotos e receitas comentadas, todo escrito e alimentado por aquela jovem curiosa que gostava de folhear os livros e cadernos de receitas da família.

Uma Invertida em Rede Nacional e Nasce Uma Embaixadora

Mas havia outro detalhe: Cynthia Presser intuía que o caminho que percorreria deveria trilhar pelas alamedas coloridas e aromáticas da culinária brasileira. A receita começou a fazer sucesso. Com um ano de site, a brasileira irrequieta foi convidada a participar da primeira edição do The Taste, reality show americano filmado em Los Angeles, para onde seguiu a convite do programa. O reality consistia em um grupo de cozinheiros concorrentes que preparavam receitas para alguns dos chefs mais laureados de lá. Na hora de servir, esses chefs provavam uma única colherada da receita e davam o seu veredicto. Novamente seguindo o palpite do marido, Cynthia preparou um escondidinho de camarão. Dessa vez, deu na trave e ela foi questionada pelo popular chef Tony Bourdain, no ar, diante da audiência americana: “Se você é brasileira, por que não optou por uma moqueca baiana?”. Foi o golpe de misericórdia que faltava. A intuição dela sempre estivera afinada. A partir desse dia, na frente das câmeras, os Estados Unidos ganhavam uma “Marine” da nossa gastronomia. Cynthia Presser se transformava em uma Top Gun da “fusão das culinárias indígena, africana e portuguesa, só encontrada no Brasil e em nenhum outro lugar do mundo”, como ela declara em alto e bom som, decidida e inabalável na atitude dela. Quanto ao Brasil, ganhou uma verdadeira embaixadora das receitas servidas sobre baixelas verde-amarelas, decoradas com fitinhas do Senhor do Bonfim e guardadas nos cadernos das maiores cozinheiras entre o Oiapoque e o Chuí. Mas não pára por aí, há quatro anos veio o livro impresso “Cooking With a Brazilian Twist, by Cynthia Presser”, outra grande fonte de divulgação da culinária daqui. Ele está disponível no site que o originou.

Chefs brasileiros incorporam nossas receitas aos pratos americanos, falta coragem para fazer algo que seja mais de raiz

O Reconhecimento em Solo Americano

Enfim, vieram a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil e, com esses eventos, a atenção voltada para a nossa cultura, costumes e gastronomia. Nessa época, Cynthia Presser, além de manter o site, já recebia muitos convites para cozinhar em jantares intimistas, para até 14 pessoas. No menu, naturalmente, delícias 100% brasileiras, desde a entrada até a sobremesa. Encantou tantos americanos, que começou a ser convidada para os jantares leiloados, promovidos para até 250 pessoas, quando a renda é revertida para escolas e museus americanos.  A chef percebeu aí uma boa oportunidade para divulgar a nossa gastronomia e marchou em frente. O resultado foi além: ela passou a tornar-se conhecida de um público cada vez maior. Foi convidada para ir a Nova York cozinhar e dar entrevista para o Today Show, um dos programas de maior audiência da TV americana: “(…) a J. Lo deu entrevista no Today Show!”, comentou a nossa entrevistada, entre uma dobradinha, uma carne de onça, bolinhos, uma porção de aipim com bacon e alguns copos de caipirinha de limão e de maracujá que consumimos no bar Casa Velha, durante nossa tarde de bate-papo. Pois é, Cynthia, mas a J. Lo não é Tutano, como você. “Meu maior prazer é quando alguém prova um prato que eu faço e diz: this is fantastic, eu preciso ir para o Brasil!”, disse a Cynthia, que também concluiu: “Chefs brasileiros incorporam nossas receitas aos pratos americanos, falta coragem para fazer algo que seja mais de raiz (…). Moro nos Estados Unidos há 17 anos, sempre fui muito bem recebida lá, tenho amigos, marido, filhos, família. Quero devolver isso para eles da melhor maneira, e o meu jeito é cozinhando a nossa comida, que é incrivelmente bem recebida e assimilada”.

A Ana Cynthia Presser é brasileira, curitibana, mãe, esposa e amiga. Ela é Bossa Nova, é Samba, moqueca e muito azeite de dendê. Chef, cozinheira, autora de livro e de um belo site. Botequeira, contadora de histórias e muito cosmopolita. Mas o tempero e a culinária dela são exclusivamente brasileiros. A Cynthia é Tutano.

Entre no site Cooking With a Twist, conheça as receitas dela e pense em encomendar o seu livro. Ou então, dá uma olhada na receita de Escondidinho de Camarão que ela compartilhou com a gente.

rodape_andre

André Bezerra é amante da gastronomia boêmia e “garimpeiro” de experiências que surpreendem o paladar. Fundador da Monstro Animal – produtora de eventos – e escritor por hobby. Siga no Instagram: @andrbezerra

Leia mais:

Bar Mignon, por André Bezerra
Expresso Classique, por André Bezerra

Artigo de: André Bezerra

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(28)
  • Excelente
    14
  • Muito bom
    4
  • Normal
    5
  • Ruim
    1
  • Horrível
    4
DÊ SUA NOTA: