ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

Escola de cerveja tcheco-germânica, por Gabriel Vasques

4 de junho de 2018

(0)
Conhecida por produzir a cerveja mais popular do mundo, a Pilsen

Apesar da cerveja Pilsen ser a mais conhecida da escola tcheco-germânica, esta escola tem uma variedade muito interessante de estilos, na grande maioria Lagers. Isso se explica com a história da região, que foi a primeira a criar uma lei de regulamentação alimentícia que envolvia a produção de cerveja.

Durante a Idade Média, os Bávaros fizeram uma descoberta. Eles começaram a estocar cervejas em cavernas frias nos Alpes com o objetivo de preservá-las durante o verão. Já era conhecido que as baixas temperaturas conservavam os alimentos por mais tempo, mas o que era novidade é que as cervejas que eram fermentadas e envelhecidas nas cavernas frias se tornavam mais estáveis, mesmo se armazenadas no verão.

Muitas cervejarias começaram a construir suas grutas e adegas próximas às fábricas. Durante o inverno, cortavam enormes blocos de gelo para colocar no fundo das adegas e controlar as temperaturas, mantendo-as sempre baixas, mesmo no verão. As cavernas então passaram a ser usadas para a fermentação e maturação das cervejas.

Já em 1553, o duque da Baviera, Albertch V, por meio de um decreto, baniu a produção de cervejas no verão, com o objetivo de melhorar a qualidade da cerveja. Os cervejeiros só podiam fazer cervejas entre o dia de São Miguel (29 de setembro) e o dia de São Jorge (23 de abril). Para o povo germânico, bávaros em particular, ter cerveja boa é essencial. Isso se confirma com a famosa lei de pureza Reinheintsgebot, decretada pelo rei Guilherme VI, em 1516, que controlava a produção de cerveja, estabelecendo os únicos ingredientes que poderiam ser utilizados: água, malte de cevada e lúpulo. Algum tempo depois, foi admitido o malte de trigo e a inclusão da levedura, que no século XVI ainda não era conhecida.

A produção de Lagers é predominante na Alemanha, com algumas notáveis exceções, a Weissbier e a Kölsch. A Weissbier, com seus aromas intensos que rementem à banana e ao cravo, tem diversas releituras e variações tão ricas quanto a cultura germânica. A Kölsc é uma cerveja tradicional da cidade de Colônia (Koln), feita desde o século XV, com uma fermentação Ale e uma segunda fermentação Lager. Isso equilibra seu sabor e ajuda na decantação das leveduras. Uma cerveja clara de paladar leve e exuberante, com aromas que lembram grãos, panificação e brioches.

A cerveja Pilsen foi inventada na República Tcheca na cidade de Pilsen (Plzeň). A característica rica dos lúpulos da Bohemia, combinados com os maltes claros e as técnicas de fermentação Lager, resultaram nessa cerveja que rapidamente se popularizou e começou a ser copiada em todo o mundo. Infelizmente, os países americanos, tanto do norte, quanto do sul, transformaram essa bebida numa insípida efervescência massificada.

Muitos recém aficionados por cervejas artesanais torcem o nariz só de ouvir falar em Pilsen. Afinal de contas, tão familiar, tão leve, sem sabor, o que ela teria a oferecer? A autêntica Pilsen é uma bela criação, delicada, saborosa e aromática.

As Lagers podem ser claras e douradas como a Pilsen; escuras e profundas como Schwarzbier; leves e maltadas como a Helles; fortes e intensas como uma Doppelbock; delicadas e saborosas como a Kölsch; algumas vendidas sem filtração como as Kellerbier. O que distingue as Lagers das Ales e lhes confere características singularmente suaves, é o uso da levedura, fermentação a frio e uma longa maturação em baixas temperaturas. As Lagers raramente são exuberantes, mas, nas mãos de um bom cervejeiro, essa simplicidade pura é a sua maior força.

Esta publicação é uma parceria com a Bodebrown.

Leia mais:

Cervejas Belgas para os aspirantes a cervejeiros
Cervejas artesanais para iniciantes
Cerveja: paixão nacional, produção local

Bar do Alemão, por André Bezerra

Artigo de: Gabriel Vasques, jornalista e sommelier de cervejas

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(0)
  • Excelente
    0
  • Muito bom
    0
  • Normal
    0
  • Ruim
    0
  • Horrível
    0
DÊ SUA NOTA: