ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

Furikake, o orégano dos japinhas

11 de setembro de 2017

(3)
Conheça o tempero que faz sucesso entre os sanseis

Sou sansei – neta de imigrantes japoneses – e na minha casa, e da maioria dos sanseis que conheço, já rolou um furikake para temperar o gorram (arroz branco “unidos venceremos”). Quando não tem mais nada para comer, só o gorrram mesmo, o furikake é o ovo frito da vez! Dá um sabor e um colorido bem simpáticos para matar a fome.

Para mim, esse tempero é tão comum quanto orégano na pizza ou queijo ralado na macarronada, mas percebi que muita gente nunca ouviu falar. Até porque os restaurantes japoneses ainda não deixam furikake na mesa ao lado do shoyu. Mas poderia rolar, hein? O furikake é uma mistura de temperos secos. Basicamente gergelim, algas marinhas, peixes desidratados e moídos e, às vezes, ovo, wasabi e legumes. É salgado, mas tem um adocicado no meio. E como nem tudo é perfeito, tem glutamato monossódico. 🙁

Em lojas de produtos orientais é bem comum encontrar pacotes de furikake como estes. Também existem opções com personagens. Minha filha de dois anos adora e come tudo.

Um pacote de furikake custa de R$12 a R$30, dependendo do tamanho, do sabor e se tem personagens. Se quiser provar, vá de gorram (arroz branco). Como sansei, corro perigo se disser que fica bom com arroz soltinho. É sério, meus antepassados não me perdoariam.

Leia mais:

Pancs: quem são? Onde vivem? O que comem?
O puro e simples chocolate

 

Artigo de: Karina Hirami

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(3)
  • Excelente
    3
  • Muito bom
    0
  • Normal
    0
  • Ruim
    0
  • Horrível
    0
DÊ SUA NOTA: