ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

Palmito no micro-ondas

9 de setembro de 2016

(35)
Tiago Vidal desvenda o mistério de cozinhar a pupunha em casa

Alô palmitólogos e pupunharistas! Neste novo desafio incrível proposto pela Tutano iremos testar mais um mito da internet: palmito assado no micro-ondas funciona?

A primeira coisa que vocês precisam saber é que eu detesto cozinhar com micro-ondas. Mas, em nome da evolução da ciência culinária e dos milhões de dólares que arrecado a cada texto produzido para este renomado portal, resolvi aceitar o desafio de submeter meus ingredientes gourmet a esse aparelho.

A segunda coisa que vale apontar é: não adianta encarnar o Rambo alimentar e tentar fazer um palmitão daqueles com formato de bazuca. Além de demandar um micro-ondas do tamanho de uma van escolar, o preparo demoraria tanto quanto no forno ou na churrasqueira. Assim, a melhor opção para essa experiência são os toletes, aqueles palmitos do tamanho de um tubo de desodorante que já são vendidos sem casca.

Para começar, corte os palmitos na metade transversal, como uma canoa rudimentar. A maioria dos sites recomenda que eles fiquem 5 minutos em potência máxima sob o efeito das ondas eletromagnéticas, mas o tempo ideal aqui foi de 8 minutos. Assista a alguma reprise do judô olímpico até que o apito intermitente do apocalíptico eletrodoméstico entregue a você palmitos moles e meio amarelados. A solução para transformá-los em algo mais bonito e digno de um jantar é colocar por um minuto ou dois sobre uma grelha quente, deixando aquelas marcas lindas sobre o rústico vegetal. Depois disso, é só temperar com sal e azeite e aproveitar.

A pergunta final é: vale a pena? Depende. Se a necessidade for apenas preparar uma refeição rápida, esse método quebra bem o galho. É possível que você ganhe um elogio da sua sogra por conta do tempero e da apresentação. Mas a textura deixa a desejar quando comparada a um belo palmitão assado na brasa lentamente, com a casca enfeitando e o sabor de fumaça preenchendo cada fibra deste maravilhoso vegetal caiçara.

Nota: 7,0

Artigo de: Tiago Vidal

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(35)
  • Excelente
    23
  • Muito bom
    2
  • Normal
    2
  • Ruim
    4
  • Horrível
    4
DÊ SUA NOTA:
COMENTÁRIOS
  • Oi, Luciana! Por enquanto estamos só no microondas mesmo. Ainda temos que encontrar a receita perfeita na brasa antes de compartilhar com os leitores. ;)

  • Olá... mas eu que sou leiga... como preparo o palmito desde o princípio na brasa? Qual a melhor forma?
    Obrigada