ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

Páscoa com cerveja

27 de março de 2018

(5)
Diogo Adams dá dicas para harmonizar cerveja e chocolate nesta Páscoa

A Páscoa está quase aí! É hora de escolher o presente sem quebrar a cabeça. Por que não presentar com uma experiência de sabores? Um bom chocolate harmonizado com a cerveja certa fica sensacional. Se não souber por onde começar, abaixo algumas dicas de como harmonizar essas delícias e quebrar a barreira de que o chocolate e a cerveja não combinam!

Chocolate ao leite

O chocolate ao leite, por ser mais adocicado, harmoniza bem com cervejas que remetem ao tostado de café e também chocolate. Essas cervejas quando combinadas com o dulçor do chocolate ao leite formam um belo casamento de sabores! Dois estilos cervejeiros que combinam perfeitamente são as cervejas escuras Stout e Porter.

Chocolate Branco

O chocolate branco, por ser mais doce e gorduroso, pede uma cerveja que ajude a quebrar essa gordura. A sugestão são cervejas Fruit Lambics. Este estilo tem sabores frutados e levemente ácidos, o que ajuda nessa quebra da gordura.

Outra sugestão é a Session Porter (uma porter com gradação alcoólica mais baixa – eleita 2ª melhor do Brasil no seu estilo), quando harmonizado com o chocolate branco, surge um terceiro gosto remetendo ao doce de leite. Fica maravilhoso! Experimente!

Chocolate Meio Amargo

O chocolate meio amargo pede uma cerveja potente, principalmente os que possuem mais de 60% de cacau. Eles fazem uma boa combinação com cervejas que possuem gradação alcoólica maior, isso porque o álcool causa uma sensação de calor na boca, e esse calor ajuda a derreter o cacau do chocolate, formando uma harmonização extremamente prazerosa. Dois estilos que recomendo para essa combinação: Belgian Tripel e Imperial Stout.

Já fez alguma harmonização de Chocolate + Cerveja? Me conte sua experiência!

rodape_diogo
Iniciou a paixão por cervejas especiais em 2008, em Dublin – Irlanda. De lá pra cá se passaram muitos litros para ganhar experiência. É sócio-gerente de duas lojas especializadas da rede Mestre-Cervejeiro.com. Sommelier de cervejas, gosta de boa música e um bom dia de surf!

Leia mais:

Diogo Adams conheceu o Bubba Kush!
3 lugares para tomar cerveja em Curitiba, por Diogo Adams

 

Artigo de: Diogo Adams

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(5)
  • Excelente
    5
  • Muito bom
    0
  • Normal
    0
  • Ruim
    0
  • Horrível
    0
DÊ SUA NOTA: