ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

Receitas fit e facinhas, por Paola Carrijo

18 de abril de 2018

(32)
Quem disse que ser saudável dá muito trabalho?

Há alguns anos sou adepta de uma vida mais saudável. Na maior parte do tempo opto por alimentos que nutram o meu corpo de forma consciente. Mas, como toda mortal, às vezes me permito coisas diferentes, até porque o que garante o sucesso de uma dieta ou plano alimentar é justamente o equilíbrio. Nos últimos dois anos comecei a consultoria com o Coach Bueno (ele é brasileiro e mora em Miami) e quem já ouviu falar dele, sabe que a linha é mais rígida. E isso fez com que eu tivesse a necessidade de cozinhar minha própria comida e também desenvolver receitas que me saciassem a vontade de comer doces e afins. É claro que nada substitui o tão querido e icônico brigadeiro, mas é possível sim cozinhar com alimentos do bem e saciar seu corpo e mente!

Muitos tentam mudar de vida, adquirir novos hábitos e têm bastante dificuldade de iniciar (ou continuar). É claro que isso demanda bastante esforço, dedicação e, principalmente, força de vontade, mas comer comida de verdade gostosa e se valer de receitinhas que facilitem esse processo é uma ajuda muito bem vinda. Por isso, compartilharei algumas dicas de receitas super fáceis e rápidas que podem servir de café da manhã ou lanche.

Mingau de aveia proteico 

Essa é uma receita que garante uma boa saciedade e sempre que aparece na minha rede social desperta muita curiosidade de como fazer! Ela é bem fácil e não requer grande habilidade na cozinha. Você precisará apenas de:

  • 40g de aveia (ou duas colheres de sopa cheias)
  • 1 colher de sopa de chia
  • 1 banana
  • 1 dose de Whey de sua preferência
  • Canela em pó a gosto

Misture a aveia e chia num bowl, cubra com água e reserve por uma hora (os ingredientes absorvem a água e estufam). Após, acrescente um pouco mais de água, uma banana picada e leve ao microondas por aproximadamente dois minutos. Dê algumas pausas durante o cozimento. Quando a aveia estiver cozida, acrescente a dose de Whey e, se necessário, um pouco mais de água (pode ser em temperatura ambiente) e misture. Salpique a canela em pó por cima! Se gostar, acrescente castanhas picadas ou uma colher de pasta de amendoim sem açúcar.

A banana pode ser substituída por maçã. Caso não consuma ou não queira utilizar whey, ele pode ser substituído por claras (3 a 4). Neste caso, será necessário que o mingau seja feito no fogão. Misture todos os ingredientes e cozinhe em fogo médio, mexendo sem parar para que as claras misturem bem com a aveia. Adoce, se quiser, preferencialmente com algo natural, como xylitol, agave, mel ou melado.

Pipoca Fit

Muitos estranham o fato de eu comer pipoca quase todos os dias. Na verdade, ela é um alimento riquíssimo em antioxidantes e fibras e pode ser uma grande aliada! O problema não é a pipoca em si, mas a forma como muitas vezes ela é preparada, com óleo em abundância e açúcar. Mas pasmem: ela pode ser estourada sem nada!!!

Existem muitas pipoqueiras de silicone, com um bom custo que facilitam a sua vida! Se você tiver uma, basta colocar o milho para pipoca e levar ao microondas por uns 3 a 4 minutos (para uns 50, 60 gramas de milho). Caso prefira, coloque uma colher de chá de óleo de coco (fica uma delícia, principalmente na versão doce). Fique atento ao espaçamento dos estouros para a pipoca não queimar, porque isso varia muito da potência do microondas! 

Se você quiser doce, antes de estourar coloque uma colher de chá de xylitol e cacau em pó. Após estourada, salpique canela em pó. Para a versão salgada, basta estourar o milho sem nada e, depois de estourado, colocar um fio de azeite de oliva, sal rosa e orégano!

Se você não tem ou não pretende comprar uma pipoqueira, não se preocupe! No lugar, use um refratário de vidro e cubra com a tampa do microondas na hora de estourar ou papel filme (faça pequenos furos com a faca). Dá certo da mesma forma e não precisa de nada de óleo, nem água! Em último caso, se valha de um pacote de pão: coloque o milho, feche bem sua extremidade e leve ao microondas. Sua pipoca estará pronta rapidinho e pode ser levada para qualquer lugar, inclusive para um cineminha sem culpa!

Creme de Abacate com Whey

Mais uma receita que ganha o meu coração! Neste caso, o uso de um mixer faz a diferença na consistência e deixa o creme bem mais gostoso!

Para fazer, bata no mixer aproximadamente 100 gramas de abacate ou avocado, uma dose de whey, uma colher de chia (opcional), uma colher de sopa de cacau em pó (deixa mais cremoso) e três pedras de gelo. Após, leve a mistura ao congelador por uns 15 minutos. O creme fica com uma casquinha por fora e cremoso por dentro! Vale também salpicar nibs de cacau por cima!

Mais uma vez, se não quiser usar o whey, troque por iogurte grego de qualidade.

Espero que tenham gostado das opções. Acredite, elas não requerem grande experiência na cozinha, são super saudáveis e gostosas! Testa aí e me conta!

Paola Carrijo é assessora jurídica e apaixonada por corrida, viagens e alimentação saudável. Imprevisivelmente, como todo bom geminiano, ao final de 2016, deixou de lado os estudos para a Magistratura para se arriscar nas mídias sociais. Hoje alia seu trabalho no Ministério Público a uma rotina frenética! Siga no Instagram @paolacarrijo

Leia mais:

Restaurantes em Curitiba para comer sem culpa, por Paola Carrijo
Ceviche Veg: a versão animal-free

Artigo de: Paola Carrijo

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(32)
  • Excelente
    24
  • Muito bom
    1
  • Normal
    2
  • Ruim
    2
  • Horrível
    3
DÊ SUA NOTA:
COMENTÁRIOS
  • Parabens, vou fazer estas receitas...parecem gostosas...a pipoca já faço com saquinho de pão, e rápido, higiênico e gostoso! Parabéns mais uma vez e esperar por mais alimentos saudáveis! Bjs