ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

Restaurante Manu atende vegetarianos, veganos e intolerantes/alérgicos

14 de outubro de 2016

(6)
Não sabia onde comemorar aquela data especial? Já pode ligar lá no Manu e fazer sua reserva, avisando sobre sua restrição

Que o vegetarianismo e o veganismo são tendências mundiais, não é segredo para ninguém. O movimento sem carne tem ganhado cada vez mais adeptos e, dia após dia, mais pessoas se descobrem com alergias e intolerâncias provindas de alguns alimentos específicos. Restaurantes que não se adequam, acabam por perder clientes.Uma das maiores dificuldades de quem tem restrições alimentares, ou mesmo daqueles que só querem comer de forma mais saudável, é comer fora de casa. Se você estiver comemorando uma ocasião especial é ainda mais difícil conseguir um restaurante mais sofisticado que possa te atender. Mas Curitiba conta com a sorte (e o prazer) de ter o Restaurante Manu para essas ocasiões. Tive a alegria de conversar com a chef Manoella Buffara sobre o assunto e saí de lá ainda mais apaixonada pelo seu trabalho.O Manu trabalha especialmente com alimentos regionais e frescos, o que faz com que seu cardápio seja sempre uma surpresa, e o mais legal é que a chef se concentra em trabalhar com ingredientes do dia a dia, aquilo que está ao seu alcance. Ela brinca com as suas papilas gustativas e resignifica aquela cenoura, velha amiga da saladinha, como um incrível prato principal, digno de palpitações.

Ela brinca com as suas papilas gustativas e resignifica aquela cenoura, velha amiga da saladinha, como um incrível prato principal, digno de palpitações.

Acredito que a relação de cada chef com a comida que prepara tem muito a ver com a sua história de vida, e a Manu teve uma relação bem próxima com ela, desde pequena. Descendente de italianos, ela cresceu vendo e participando da cozinha da vó e brincando no meio das plantações que seu pai, agricultor, cuidava com tanto carinho. Mas foi mesmo em seu intercâmbio, na adolescência, quando trabalhou na cozinha de um hotel, que sua paixão pela gastronomia floresceu.Lá no Manu, ter uma restrição alimentar não é problema. Na hora de fazer a reserva, você pode notificá-los de que não pode comer algo, e o menu será adaptado ao seu perfil. Toda essa paixão pelo que faz levou a chef à uma relação muito íntima com os alimentos – que é, inclusive, uma característica comum dos grandes chefs – e a partir daí, ficou fácil fazer com que cada preparo tivesse sabor de mágica. “Eu até gosto quando recebo algum cliente vegetariano, vegano ou com restrição. Apesar de o menu atual já ser composto basicamente por vegetais, é sempre um desafio adequar os pratos mantendo o sabor”, diz, sorrindo.Em conversa, ela me contou que não aprendeu nada sobre possíveis substituições ou adequações na escola de gastronomia, mas que aprende bastante na prática e no convívio com uma de suas colegas de equipe, que é vegetariana. Também disse que recebe muitos clientes com restrições – parece que eles se sentem bem-vindos por lá. Se você se identificou com esta matéria e não sabia onde comemorar aquela data especial, já pode ligar lá no Manu e fazer sua reserva, avisando sobre sua restrição. Te garanto que será uma experiência incrível com sabor e amor até de sobra.

Restaurante Manu
Terça a sábado, das 20h às 23h30
Al. Dom Pedro II, 317, Batel
(41) 3044-4395

opc%cc%a7a%cc%83o_03

A Gabi é arquiteta urbanista e metida a cozinheira! Desde que entrou no mundo do esporte, mudou sua alimentação, o olhar sobre o mundo e sobre seu corpo. Hoje é maratonista, autora do blog Flor de Sal e colunista do Presunto Vegetariano e estuda para ser chef especialista em culinária veg.

Leia também:

6 lugares para levar aquele seu amigo “veg”
Primeiro curso de chef vegano do Brasil é em Curitiba

Artigo de: Gabrielle Mahamud

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(6)
  • Excelente
    5
  • Muito bom
    1
  • Normal
    0
  • Ruim
    0
  • Horrível
    0
DÊ SUA NOTA: