ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

Comida caseira embalada para viagem

18 de julho de 2018

(25)
Conversamos com quatro cozinheiros que profissionalizaram a venda de receitas caseiras

Quatro chefs-caseiros-empreendedores que transformaram o prazer em cozinhar em algo maior. São pessoas que transformaram o prazer em cozinhar em empreendimento. Sabe aquela sua especialidade-especialíssima que você sempre leva no almoço da turma? Então, só que eles decidiram levar as deles para o almoço de outras turmas, eventos de outras famílias e happy hour de firmas alheias.

Por exemplo, a especialidade-especialíssima da Camila Scarante são as sopas e sucos. Do Andreas, molhos e massas. Já a Minhoca faz pizzas e pães. E a Fernanda faz bolos e tortas. Cada um com seu produto, mas todos com o mesmo propósito de levar sua cozinha para as mesas dos outros.

Eles oferecem opções para quem quer comida caseira, mas não tem tempo de preparar ou prefere evitar a tal da sujeira na pia. Prezam por bons fornecedores, viajam para descobrir tendências, elaboram seus cardápios com ingredientes sazonais e cozinham sim, com muito afeto. E por isso, de amigo em amigo, criaram sua clientela. Talentosos que são, conquistaram a Tutano e hoje querem conquistar você! Vem conhecer esse timaço:

Da engenharia civil para as mesas de casa com a Papp Gastronomia

Andreas Papp. Foto: Arquivo pessoal.

Andreas Papp sempre encontrou na cozinha um momento de relaxamento e experimentação. Aprendeu técnicas por pura curiosidade e paixão. Desde que perdeu a mãe, com 17 anos, ele e os irmãos começaram a se movimentar para não depender das comidas congeladas. “Meu molho de tomate não é italiano, meu pesto não é o genovese. São molhos que eu faço na minha casa, para minha família. Esse é o diferencial.” – Andreas Papp.

“Meu molho de tomate não é italiano, meu pesto não é o genovese. São molhos que eu faço na minha casa, para minha família. Esse é o diferencial”, conta.

 

 

 

Por duas décadas, trabalhou como engenheiro em uma grande empresa. Ao ser demitido, o tempo extra em casa o empurrou para a cozinha. Provocado pelos amigos, Andreas foi pouco a pouco envasando os molhos que sempre fez entre seus pares para fora do círculo social. Em quatro meses, já vendeu mais de 700 potes de molhos de pesto, tomate e coalhada.

Curioso, está sempre colhendo influências e deixando a cozinha cada vez mais eclética. A família de sua esposa é libanesa. Desse país, aprendeu a receita da coalhada, estrela de seu jantar árabe. O chilli mexicano, outro prato muito pedido via encomenda, aprendeu com um chef de cozinha ao visitar o irmão que fazia um intercâmbio nos EUA. Em viagem à Tailândia, fez alguns cursos e agora está colocando o que aprendeu lá em prática. A mussarela também está em fase de testes.

Além das encomendas e molhos, Andreas, que já fazia pães para a família, hoje vende três tipos, semanalmente, por quilo. Ah, e tudo sem conservantes! Então tem que pegar fresquinho. As encomendas são feitas pelo Whatsapp ou por mensagem direta no Instagram.

Made With Love nasceu do impulso após comprar um péssimo suco detox

Camila Scarante

Camila Scarante. Foto: Arquivo pessoal.

Entre uma conversa e outra em provadores de loja, Camila Scarante, vendedora desde os 15 anos, dava dicas às clientes que queriam entrar naquele vestido M ao invés do G.

Em 2013, durante o boom do suco detox, tentou preparar uma versão caseira, depois de provar um horrível na rua. Quando chegou à receita que equilibrava sabor e qualidade nutricional, começou a vender os sucos em paralelo, para amigas e clientes. Passou também a testar a venda de sopas que cozinhava para si.

O tempo passou e o por-favor-amiga-me-faz-aquele-seu-suco-que-desincha cresceu e ganhou nome: Made With Love. Hoje, cinco anos depois, três vezes por semana, a cozinha de sua casa se transforma em ambiente de trabalho. Só ela e a auxiliar. Nem a filha Valentina, nem ninguém podem entrar. O lugar vira um templo para ela aperfeiçoar técnicas. Seu networking no meio lojista também ajudou nas vendas. Entre inaugurações de lojas e divulgação pelo Instagram de amigos, a venda dos kits e unidades ganharam força. Destemida, conta que agora o próximo caminho rumo a profissionalização é o registro de rótulo pela Anvisa, para ampliar as vendas para cafés e lojas.

Cozinha de Minhoca – sem minhoca

Elaine de Lemos (Minhoca) e Ruy Machado Filho

Elaine de Lemos (Minhoca) e Ruy Machado Filho. Foto: Arquivo pessoal

Calma. Não estamos aqui para falar sobre o hipotético hambúrguer de minhoca do Mc Donalds. Minhoca é o apelido da Elaine, que carrega em sua cozinha a força da hereditariedade.

Os cheiros vindos da cozinha da avó e mãe fizeram com que se encantasse por esse universo. Ela trabalha no cerimonial do governo, mas foi nos últimos quatro anos que se envolveu de perto com a gastronomia de forma profissional, desvendando receitas e reproduzindo ao lado do namorado, o chef Ruy Machado Filho.

Juntos, fazem eventos fechados em bares e restaurantes, casamentos e até nas casas das pessoas. Além disso, semanalmente, dois pratos ficam disponíveis, sendo as entregas feitas gratuitamente no Juvevê e no Centro Cívico. Sopas, massas, molhos e pizzas também podem ser encomendados através da página Cozinha de Minhoca no Facebook, ou por Whatsapp.

Na Culinária Rústica é tudo sem glúten, sem lactose com MUITO sabor

Fernanda Rocha do Culinária Rústica. Foto: Andréa Kuschick

Fernanda Rocha do Culinária Rústica. Foto: Andréa Kuschick

Fernanda Rocha sempre gostou MUITO de comer. Jornalista, trabalhou em várias emissoras de rádio e TV e chegou a atuar em campanhas políticas pelo país.

Com as mudanças desenfreadas na profissão e desanimada com o cenário, procurou outra formação.

Foi então que estudou Pâtisserie e Boulangerie no Centro Europeu e fez cursos de especialização na área de culinária inclusiva.

Após um flerte com uma franquia de café, o relacionamento sério veio com o Culinária Rústica, onde se dedica à cozinha sem glúten e sem lactose. A opção por atender pessoas com restrições alimentares foi também por acreditar que é um mercado promissor. Pães, bolos simples e para festas, tortas, quiches e muito mais. Fernanda prepara tudo sob encomenda, cuidando de todo o processo, desde a escolha dos ingredientes até a entrega do produto. Os pedidos são feitos pela internet, através do Facebook e do Instagram.

Quer conhecer esses lugares?

Papp Gastronomia
Instagram
Whatsapp

Made With Love
Instagram
Whatsapp

Cozinha de Minhoca
Facebook
Whatsapp

Culinária Rústica
Instagram
Facebook

Leia Mais

Experiência x Formação

Chef, cozinheiro ou hobby?

Produtores locais: moda ou mudança?

Serviços de catering em Curitiba, por André Bezerra

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(25)
  • Excelente
    13
  • Muito bom
    4
  • Normal
    2
  • Ruim
    3
  • Horrível
    3
DÊ SUA NOTA:
COMENTÁRIOS
  • Sensacional conversar com você, Camila! Valeu!

  • <3

  • Ameiiii !!!! Muito obrigada , sensacional participar 😀🙋🏼‍♀️🔝❤️

  • Já comi vários pães do Andreas e são MUITO bons. O molho de tomate é excelente e só uso ele nas minhas massas. Ah, e ele também faz massa de pizza de fermentação natural. ;-)

  • Obrigada, Tutano! Um beijo a toda equipe.