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Comida por assinatura

25 de junho de 2016

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Saiba mais sobre os clubes incríveis que entregam sua comida - e bebida - por assinatura

Entrega de comida em casa não é algo exatamente novo, o disk-pizza tá aí para provar isso. Comida por assinatura? Mais antigo ainda! Ou você já se esqueceu do leiteiro chegando todas as manhãs na sua casa? Mas, para nosso conforto e alegria, as opções de delivery e também de assinatura de comidas e bebidas são quase infinitas. Por enquanto, já que nem mesmo o céu parece ser limite para algumas empresas que cogitam o uso de drones para fazer suas entregas, papo para uma outra conversa.

Enfim. Mas quem nunca ficou salivando enquanto esperava sua pizza ou comida chinesa tocar a campainha e dizer “cheguei!”? A sensação de misturar dois mundos – o da comida deliciosa do restaurante com o conforto da sua casa – é um fator bastante atrativo, ainda mais se for possível saborear seu prato preferido, do seu restaurante preferido, dentro do seu pijama preferido, jogado no sofá vendo seu filme preferido. Que cenário!

No entanto, novas motivações e outros produtos entram em jogo quando o assunto é delivery de comida. Um consumidor de paladar mais exigente, que gosta de novidades e não resiste àquela bela fisgada pelo estômago começou a querer mais do que pizza, comida chinesa e leite. Agora não basta só comer, a gente quer toda a experiência. OH YEAH, BABY!

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Comida por assinatura

Mais do que apenas entregar em casa, a assinatura funciona quase como um clube de vantagens. Feita a assinatura, você recebe um produto semanalmente ou mensalmente, dependendo do tipo de pacote escolhido e do que cada empresa oferece.

Para muitos empresários do setor, a comodidade é uma vantagem que pesa bastante na escolha deste modelo de consumo. Ainda que muitas startups estejam inovando para fornecer fraldas, absorventes, esmaltes e vários outros produtos com foco na comodidade, no caso da gastronomia é mais uma questão de curadoria.

Segundo dados da Associação Brasileira de Clubes de Assinatura, até dezembro de 2014, havia sido identificada a existência de 140 clubes de assinatura no país, e entre comidas e bebidas os itens de mais sucesso são vinhos, cervejas e produtos classificados como gourmet. O presidente da Associação, e dono da BistroBox, Gabriel Ribeiro, atribui a popularidade desses produtos a alguns fatores. “Às vezes as pessoas gostam de vinhos, mas não sabem escolher muito bem, ou então até sabem, mas querem descobrir novos rótulos e gostam da praticidade de receber produtos selecionados. A mesma coisa vale para os clubes de cerveja e de alimentos gourmet. Antes da existência desses clubes, as pessoas tinham muito trabalho para descobrir novos produtos. Elas tinham que estar em uma grande capital, se deslocar até um supermercado ou loja especializada, pedir a ajuda de um atendente, receber a indicação de um amigo ou pesquisar na internet. E, ainda por cima, pagavam muito caro por isso. Os clubes de assinatura surgiram para simplificar esse processo. Eles trazem, muitas vezes, produtos que não estão disponíveis nem nas lojas especializadas.”

O empresário Ilário da Costa Neto concorda. Assina há oito meses um dos pacotes do clube Wine.com.br, o maior site de assinatura de vinhos da América Latina. “A comodidade é legal e, por ser o maior site desse tipo, eles têm uma variedade muito boa, e também de vinhos que são difíceis de encontrar em supermercados e adegas, como alguns rótulos da África do Sul, por exemplo. O custo-benefício também é um fator bem atraente.”

Além das bebidas alcoólicas, o café vem conquistando seu espaço e tem caído no gosto do público. O empresário Rafael Basseto Thiago, dono do Moka Clube, conta que muitos dos seus clientes são adoradores de café e que escolhem a assinatura do produto como uma oportunidade para conhecer novos grãos e torras. “Tem muita gente que gosta de gastronomia, vinhos e também se interessa em descobrir novos sabores de café.” Além disso, tem o elemento surpresa: a cada mês é eleito um café especial, que o cliente só vai descobrir qual é quando receber.

Muita gente escolhe o formato de assinatura como meio para manter um estilo de vida mais saudável, como é o caso da engenheira ambiental Rafaela Mussi, que já assinou três marcas de sucos detox pela variedade de sabores entre as empresas. “Eu gosto de fazer detox de sucos de vez em quando e adoro experimentar sabores diferentes, mas não tenho tempo de fazer sucos em casa. Quando fui para uma série de reuniões em São Paulo, a Urban Remedy entregou tudo no hotel e eu bebia os sucos entre as reuniões. Foi muito prático.”

Mas se detox e dietas não são a sua praia, relaxe. Tem muitos clubes de assinatura dispostos a agradar você, formiga assumida e que não tem vergonha de dizer “sim” com entusiasmo toda vez que a bandeja de docinhos passa no coquetel da firma. Aqui as opções também são variadas, hora de pegar o babador. A Oh! Minas entrega típicos quitutes e doces mineiros em todo o Brasil. Como em outros clubes de assinatura, é possível escolher um plano conforme as suas necessidades e vontades (os pacotes também podem envolver bebidas, outros temperos tradicionais e tira-gostos, além dos doces) e voilà, chega tudo. A paulistana Chocolat du Jour, que já é famosa pelos chocolates gourmet e de sabores diferentes, expandiu o negócio para a possibilidade de assinatura e entrega as iguarias em todo o Brasil. Um exemplo em Curitiba é A Boleria, que, além da entrega tradicional, oferece três pacotes diferentes de assinaturas de bolos com ingredientes naturais e bem diferentes. Para se ter uma ideia, dois dos sabores que às vezes dão as caras no cardápio são os inusitados bolos de abobrinha com limão e de laranja com beterraba. Luciana D’Amato, uma das donas do negócio, comenta: “Em termos de praticidade, é como um produto industrializado, que você abre e come na hora. Mas a diferença é o produto em si, feito com ingredientes naturais e frutas da época. É ótimo para quem quer criar uma rotina agradável no trabalho ou em casa, mas não tem tempo para cozinhar”.

Na onda dos produtos gourmet que tocam a campainha, outros modelos mais diversificados começam a aparecer, como é o caso das caixas com ingredientes. Lembra daquela história de viver toda a experiência? Pois é. Pesquisas de tendências em todo o mundo vêm apontando, pelo menos nos últimos dois anos, este novo formato de negócios que fornece ingredientes prontos para o cliente preparar a receita do seu jeito, em vez de simplesmente entregar o prato pronto. É o caso da americana Blue Apron, que oferece ingredientes frescos e prontinhos para os assinantes cozinharem sem precisar passar pelos trabalhos hercúleos da fila do supermercado, da caça aos ingredientes, de cortar a cebola com óculos de natação e de bagunçar o mise en place no preparo dos ingredientes. É como ficar só com a parte boa da brincadeira. A moda já chegou aqui no Brasil e um serviço similar é oferecido pelo Cheftime, em parceria com o famoso Buffet Charlô, do chef Charlô Whately. Como os ingredientes são todos frescos, as questões logísticas ainda são um desafio para a empresa que, por enquanto, entrega apenas em São Paulo. Já o BistroBox prefere ingredientes secos e entrega mensalmente caixas com receitas para todo o Brasil. Como se toda essa mordomia não fosse suficiente, eles praticamente “pegam na mão do assinante” e fornecem receitas explicando os mínimos detalhes do preparo do prato recebido. Puro mamão com açúcar, mel e iogurte!

De novo: lembra daquela conversa sobre experiência? De novo: pois é. A americana GrubBox pensou bastante nisso quando inovou no tipo de produto oferecido. É possível escolher entre dois tipos de pacotes para receber mensalmente uma caixa com guloseimas do mundo inteiro. Entre as curiosas opções divulgadas no site estão salgadinhos sabor ketchup e Kit Kat de edamame. Ou seja, as assinaturas oferecem até uma volta ao mundo sem sair de casa.

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Disque M para Matar (a fome)

Apesar desse nome assustador para um filme, que sugere uma tarefa mais assustadora ainda, ninguém em 1954 sonhava com o mundo infinito de possibilidades de serviços que fariam sucesso pelo telefone e até pela internet. Bem, mas essa nem o HAL 9000 e o pessoal de 2001 – do filme e da realidade – conseguiram prever.

Com motivações próximas às dos clubes de assinaturas, muitos negócios no ramo da gastronomia, de ingredientes e produtos, estão apostando no serviço de delivery para conquistar seus clientes com praticidade e conforto, como é o caso de frutas e legumes orgânicos. Sem sol quente no lombo, sem “moça bonita não paga, mas também não leva”, sem procurar lugar para estacionar à la Tetris, a feira – e tudo o mais – pode ir até você, em união perfeita entre o útil e o agradável.

A gente quer deixar claro que feiras podem ser, sim, um passeio delicioso; quando você não tem a obrigação de ir, e entre a degustação de pastel com tubaína compra uma frutinha aqui e ali, sem compromisso. Mas o estilo de vida da maioria das pessoas não comporta esse tipo de compromisso em bases semanais e obrigatórias. Fernando Ranieri, dono da BioÉ Orgânicos, comenta a experiência da maioria de seus consumidores. “Alguns clientes contam que não têm tempo de ir à feira e que até encontram produtos orgânicos no supermercado, mas nunca sabem quando foram colhidos e há quanto tempo já estão ali na prateleira.” Outro fator importante que ele conta é que, como verduras orgânicas costumam durar até 10 dias na geladeira, depois de propriamente higienizadas e acondicionadas, são também procuradas por pessoas que moram sozinhas e buscam praticidade sem desperdiçar nada.

Em um paralelo diametralmente oposto ao dos produtos orgânicos, o Alô Esquenta aposta no delivery de bebidas alcoólicas em qualquer bairro de Curitiba. Com um nome autoexplicativo, o serviço funciona pela internet e também pelo telefone, e além de vodca, cervejas e outras bebidas também é possível pedir chocolates, salgadinhos e chicletes, tudo para deixar a festa completa onde você estiver. O negócio existe desde 2010 e Henrique Massaro, dono do Alô Esquenta, acredita que, além da comodidade e da versatilidade de horários, o sucesso do modelo também pode ser atribuído a um outro fator bem importante. “Percebemos a necessidade de um serviço voltado para o horário da madrugada, que entregasse bebidas e conveniências em casa. Também achamos importante a questão da segurança, já que a entrega evita que o cliente dirija após ter consumido álcool, no caso de a bebida acabar.”

Agora, em que perfil de assinante você se encaixa?

Qual será o produto ideal para você e o seu estômago esfomeado e sedento por novidades?

Descubra a seguir qual é o seu clube:

Confia em mim, eu sou chef.

1

BistroBox
Assinatura de ingredientes secos.
Frequência mensal.
Entrega em todo o Brasil.

Blue Apron
Assinatura de ingredientes frescos.
Frequência mensal.
Entrega nos Estados Unidos, sob consulta.

Cheftime
Assinatura de ingredientes frescos.
Frequência mensal ou semanal.
Entrega em São Paulo, sob consulta.

Les Gourmands Club
(11) 3022-2855
Assinatura de ingredientes secos com entrada, prato principal, sobremesa e vinhos harmonizados.
Frequência mensal.
Entrega em todo o Brasil.

Sociedade da Carne
(11) 3791-1757
Assinatura de carne.
Frequência mensal.
Entrega em São Paulo e demais regiões sob consulta.

Comer é esporte!

2

A Boleria
(41) 9937-6161
Assinaturas de 2, 4, 8 ou 12 bolos e delivery.
Frequência mensal ou delivery.
Entrega em Curitiba.

Chocolat du Jour
(11) 3168-2720
Assinaturas de chocolates gourmet com 3 opções de pacotes.
Frequência mensal.
Entrega em todo o Brasil, sob consulta.

GrubBox
Assinaturas de guloseimas do mundo inteiro com 2 opções de pacotes.
Frequência mensal.
Entrega também no Brasil.

Oh! Minas
(31) 3263-4077
Assinaturas de quitutes e bebidas mineiras com 3 opções de pacotes.
Frequência mensal.
Entrega em todo o Brasil.

Bebendo com classe

3

Alô Esquenta
(41) 3262-5219 ou (41) 3223-6103
Delivery de bebidas alcoólicas.
Entrega em Curitiba.

Club da Cerveja
Assinatura de cervejas.
Frequência mensal.
Entrega em todo o Brasil.

Clube do Malte
(41) 3359-9991
Assinatura de cervejas com 2 opções de pacotes.
Frequência mensal.
Entrega em todo o Brasil.

Moka Clube
Assinatura de cafés com 2 opções de pacotes.
Frequência mensal.
Entrega em todo o Brasil.

Wine Vinhos
Assinatura de vinhos.
Frequência mensal
Entrega em todo o Brasil.

Amo ser saudável e até sei o que é burpee

4

BestBerry
(41) 3049-7686
Assinatura de lanches saudáveis com 10, 15 ou 20 snacks.
Frequência mensal.
Entrega em todo o Brasil.

BioÉ Orgânicos
(41) 3049-7686
Delivery de verduras, frutas e legumes orgânicos.
Entrega em Curitiba.

Sabor Vivo
(41) 3538-3600
Assinatura de sucos orgânicos prensados a frio.
Entrega em Curitiba.

Naturalitos
(41) 9689-0890
Assinatura de lanches saudáveis.
Frequência mensal.
Entrega em Curitiba.

Urban Remedy
Assinatura de sucos orgânicos prensados a frio, com 3 opções de pacotes de detox, podendo incluir snacks e refeições.
Frequência ajustável, dependendo da quantidade de dias de detox.
Entrega em São Paulo.

Eu sou um animal de estimação e meu Deus – eu sei ler!

5

PetLove
Assinatura de ração e produtos para cães e gatos conforme os itens escolhidos.
Frequência ajustável.
Entrega em todo o Brasil.

Meowbox
Assinatura de petiscos e brinquedos para gatos com 3 opções de pacotes.
Frequência renovável mensal, trimestral ou semestralmente.
Entrega também no Brasil.

Ração Programada
(41) 3011-5024
Delivery de ração para cães e gatos.
Entrega em Curitiba e Região Metropolitana sob consulta.

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COMENTÁRIOS
  • Opa, valeu a dica, Jeferson

  • Outra opção de clube de produtos gastronômicos é a Caixa Colonial, que traz uma seleção de produtos locais, cada mês de um lugar diferente, valorizando os pequenos produtores e agricultura familiar :)
    https://caixacolonial.club