ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

Conheça curiosidades da noz-moscada

9 de maio de 2016

(46)
A noz-moscada é a semente do fruto da moscadeira, conhecida principalmente por perfumar receitas

O que seria daquele momento em que você se diverte jogando temperinhos na panela fervendo sem uma noz-moscada para seu “voilá” performático? É bem nessa vibe meio mística que a especiaria se encaixa, afinal, sua origem tem a ver com poderes medicinais e até afrodisíacos. A noz-moscada é a semente do fruto da moscadeira, uma árvore imensa e perfumada que se acredita ser nativa das Ilhas Molucas, na Indonésia, mas facilmente se espalhou por países com clima tropical. O fruto lembra um damasco e, quando amadurece, libera a semente, coberta por uma membrana laranja-avermelhada chamada “macis”. Ali dentro, fica nossa amiga noz-moscada. Tão logo suas propriedades foram descobertas, a semente começou a ser comercializada mundo afora pelos árabes como especiaria rara e um medicamento poderoso. No começo, era mais usada para aromatizar cervejas, mas depois tornou-se tão cara que virou símbolo de status.

Passada a euforia e o período das grandes navegações, a noz-moscada entrou para a lista dos temperos essenciais da gastronomia mundial. Fácil, fácil você encontra hoje essa especiaria das antigas nas prateleiras do mercado, em meio àquele mundo de temperos que temos à mão. Mas poucas opções são tão versáteis quanto a noz-moscada. Ela serve a doces e salgados, sem comprometer o sabor com seu aroma. Vai das sopas aos ovos mexidos, massas, molhos, tortas, pudins, biscoitos e purês. Sucesso absoluto! Dá aquela perfumada na carne e até no cappuccino quentinho dá para arriscar.

Para fechar, um segredinho: se você é daqueles que já parte para o pacotinho do tempero em pó, experimente inovar na próxima compra. Segundo os experts, quando ralada ou moída na hora de usar, o aroma e o sabor da semente ficam muito melhores. Falando em pó (ops!), não vá pesar a mão. Mesmo que as intenções sejam nobres – de fato, a noz-moscada tem poderes afrodisíacos –, o excesso vai dar problema. O Ministério da Saúde Mental adverte: nunca passe de duas colheres de chá na mesma porção.

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(46)
  • Excelente
    32
  • Muito bom
    2
  • Normal
    6
  • Ruim
    2
  • Horrível
    4
DÊ SUA NOTA:
COMENTÁRIOS
  • Tenho 68 anos hoje descobri as propriedades da nos moscada, a minha cunhada sofria de insônia, depois de consumir um pouquinho ralado nos alimentos, acabou o problema.