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Conheça a história da Stampa Food

28 de março de 2018

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De vendedor porta a porta para maior distribuidor Nestlé do país, Julio Correia conta a trajetória da empresa

Leite Condensado Moça. Três palavras que têm o poder de fazer os mais insensíveis se derreterem quando usadas nessa frase: “Eu fiz brigadeiro. E é com leite condensado Moça”. Mas o Moça não chega até sua mão andando. Muito menos o molho Pomarola, ou o Nescafé, ou o Chamyto. Eles chegam por meio de empresas como a Stampa Food, que distribui para mercados, panificadoras, confeitarias, restaurantes e vários outros estabelecimentos comerciais.

A Stampa Food é especializada em distribuição de food service – produtos para supermercados e transformadores, como são chamados os estabelecimentos que preparam e fornecem refeições prontas. A empresa distribui chocolates, recheios e iogurtes da marca Nestlé, além de batatas Lamb Weston, ovos pasteurizados, águas, sucos, produtos Cargill, como extrato de tomate Elefante e maionese Liza, produtos La Violetera e mais de 800 outros produtos.

Mas a Stampa Food oferece muito mais aos seus clientes. A distribuidora criou um centro gastronômico para a criação de receitas e desenvolvimento de produtos, uma forma de qualificar a equipe de vendas da empresa. “Também usamos o centro gastronômico para poder dar cursos e treinamentos para os clientes com os produtos que vendemos, sempre levando soluções para eles. Quando um cliente precisa de uma receita específica ou de um treinamento, a Stampa Food proporciona isso”, conta o Rodrigo Sauressing, sócio-diretor comercial desde o início da Stampa Food, em 2010. Desde então, a lista de clientes não para de crescer. Já são 4.200 em 65 cidades paranaenses. Entre os clientes, só aqui em Curitiba, estão o Karina, o Au-Au, o Madalosso, a Churrascaria Arco Íris, o Mustang Sally e o Coco Bambu.

Como todo o negócio bem sucedido, a Stampa Food tem pessoas com muita garra por trás da sua história. Vamos conhecer essa trajetória de sucesso através das palavras do próprio fundador, o Julio Inacio Correia que, junto com a sua esposa, Sirlene T. Straube Correia, construiu essa empresa que hoje é a maior distribuidora de produtos Nestlé no Brasil.

Qual é a história da Stampa Food?

Em 1980 eu comecei a trabalhar com vendas, sem entender sobre isso e sem imaginar que eu poderia realmente ser um vendedor. Depois de dois anos trabalhando como empregado, eu pensei “vou trabalhar para mim! Acho que tenho capacidade de ter uma gestão em cima desse negócio”, aí comprei uma Kombi, financiada. Também fiz a compra das mercadorias a prazo e saí vender, nos bairros, comércios pequenos, de porta em porta. Na época eu vendia doces, como maria-mole, doce de amendoim, bala, chicletes, produto de boteco mesmo, de mercearia. Com o tempo, fui crescendo e consegui trocar a Kombi por um caminhão.

E como foi esse crescimento?

Nessa época me casei, eu e minha esposa éramos pobres e tínhamos a vontade de fazer algo, a gente pensava “Temos que fazer alguma coisa com a nossa vida”. Então começou a ir bem, comprei um terreno, construí uma casa, um espaço para armazenar produtos, depois um depósito, uma loja de doces, contratei funcionários. Minha mulher cuidava do depósito e da loja de doces e eu saia pra vender na rua. Então, em 1985, nós sofremos um golpe, fomos assaltados e quase quebramos. Mas tivemos que continuar trabalhando, não tinha como parar, várias pessoas já dependiam da nossa pequena empresa. Em 1996, fomos procurados pela Nestlé para ser distribuidor deles e, em 2000, já tinha quadruplicado o faturamento. Como resultado disso, em 2002, me tornei o maior distribuidor de produtos Nestlé do Brasil. Devido ao crescimento, em 2010 foi necessário dividir a empresa em Julio Stampa e Stampa Food.

Quais produtos a Stampa Food distribui?

Na Stampa Food, distribuímos todos os produtos Nestlé, temos a Nestlé Food Service, temos sorvetes, iogurte e águas. A Nestlé Food Service é para grandes utilizadores. Por exemplo, ao invés de comprar latinhas, os clientes compram latas grandes, chocolate é comprado em quilo. São produtos para transformar. E também temos outras linhas na Stampa Food hoje, como produtos da La Violetera, da Natural One, da Cargill, da Copacol e da Tirolez.

Como é possível ser cliente?

Nós vendemos em Curitiba e em um raio de 180 km, como Ponta Grossa, União da Vitória. São em torno de 4 mil clientes e se alguém também quiser fazer parte, é só acessar o site da Stampa Food ou nos contatar pelo telefone 3134-3250.

Quais produtos os clientes têm preferência?

Geralmente os da Nestlé, que tem produtos bons que os clientes preferem. A Cargill também, como o extrato de tomate Pomarola e óleo de algodão Lisa que são deles. São esses os que o pessoal procura e assim acabamos conquistando mercado. Tentamos passar a filosofia da empresa para os nossos funcionários, de levar o produto que o cliente precisa, de não falhar com ele. Porque se o cliente pediu é porque precisa para produzir para os clientes dele.

Tem algum produto que seja distribuído exclusivamente pela Stampa Food?

Temos sim. O Suco Natural One, o Iogurte Nestlé, os sorvetes Nestlé e batata Lamb Weston, que é importada da Holanda.

Em algum momento da sua vida, você previu que a Stampa Food cresceria tanto e que você e sua esposa seriam responsáveis por isso?

Nem se eu quisesse sonhar teria pensado nisso tudo. Nem há 15 anos eu conseguiria prever onde estamos hoje. Já estamos com conhecimento, com uma boa estrutura, com a situação definida. Todo ano eu me desenvolvo, cresço e aprendo. E agora com os filhos na empresa, eu e minha esposa vamos passando o que aprendemos para eles, eles fortalecem a empresa. O que eu quero é estar mais tempo com eles, para repassar tudo, para não ter nenhuma perda. E na sequência, são eles que resolvem.

Qual é o futuro da Stampa Food?

Nós queremos ficar no mercado. Pensamos na empresa daqui 10 anos e não queremos vender muito fora. Nós sempre falamos que queremos ser uma empresa pequena e forte. Principalmente forte.

Grupo Stampa em números:

Empresa 01 – Julio Stampa – Broker Nestlé

  • Estrutura: 12.000 m²
  • 42 caminhões de entrega
  • 80 vendedores
  • 8 supervisores
  • 52 promotores/repositores
  • 5.000 clientes
  • 191 funcionários
  • Aproximadamente 600 produtos distribuídos

Empresa 02

  • Estrutura de 6.000 m²
  • 40 caminhões de entrega
  • 60 vendedores
  • 6 supervisores
  • 5 consultores food
  • 8.100 clientes
  • 65 cidades
  • 170 funcionários
  • Aproximadamente 800 produtos distribuídos

 

Esta publicação é uma parceria com a Stampa Food.

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COMENTÁRIOS
  • Atualmente sou funcionário da Stampa, e tenho maior orgulho em fazer parte do quadro de funcionários, recusei uma proposta da Nestlé direto porque amo esta empresa.

  • Tenho o maior orgulho de falar que fiz parte da equipe da Stampa, só tenho agradecer. Cresci profissionalmente muito e realmente só me desliguei da empresa para montar o meu próprio negócio, isso vai fazer 2 anos e já estou na minha segunda empresa, aprendi muito na Stampa só tenho a agradecer o senhor Júlio e Rodrigo ótimos patrões e pessoas maravilhosas. Muito obrigada pela experiência que tive na Stampa.

  • E são excelentes pessoas, Júlio é Sirlene.