ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

Curitiba: a melhor capital para viver, visitar e comer!

18 de julho de 2017

(14)
Luciano Bartolomeu, diretor da Abrasel Paraná, explica por quê

Um turista, ou mesmo um morador, que desejar fazer um roteiro de lazer ou gastronômico em Curitiba vai se surpreender com as excelentes opções de atrações que a cidade oferece. É possível desfrutar desses entretenimentos em diversas regiões do município.

No Centro e no Largo da Ordem, por exemplo, além da gastronomia para todos os gostos, há o charme do contexto histórico preservado. Os bares, ecléticos, e os restaurantes, com os cardápios elaborados, são elogiados. Já o bairro Batel conta com nobres condomínios, famosas lojas e ótimos hotéis. Com ruas estreitas e charme europeu, é frequentado por pessoas de diversas idades. Esse público encontra baladas elegantes, restaurantes excelentes, cafés, confeitarias e diversos bares, que não ficam devendo para nenhum destino importante do mundo.

O bairro Água Verde tem seu nome originado no ribeirão que nasce e corta a região – hoje, é totalmente canalizado, desaguando no Rio Belém. É um dos locais mais procurados para se viver em Curitiba. Podemos afirmar, ainda, que é um lugar completo: lá está o Memorial dos Imigrantes, a Arena da Baixada (um dos mais modernos estádios de futebol do país), lindas praças, o Clube Curitibano, e uma ótima infraestrutura.

Há, ainda, o bairro Alto da XV, onde encontramos o Museu do Expedicionário, o Jardim Ambiental, quadras esportivas, cervejarias artesanais e restaurantes comandados por chefs badalados, configurando, assim, um destino gastronômico e de lazer, pra ir com a família ou com os amigos: o Alto da XV é para todas as idades. Além disso, a região está a 3 km de um dos mais belos cartões postais de Curitiba: o Jardim Botânico. Esse ponto turístico é responsável por atrair vários visitantes, que vão conhecer e admirar a bela estrutura metálica da estufa – inspirada no Palácio de Cristal de Londres – que abriga espécies botânicas de referência nacional.

O melhor bairro para programas ao ar livre, contudo, é o Centro Cívico. Ele é responsável por receber principais feiras gastronômicas e tem o museu mais famoso e visitado do Sul do Brasil, o Museu Oscar Niemeyer, ou Museu do Olho, como é carinhosamente apelidado pelos curitibanos. Ele  palco de exposições, shows, piqueniques e, no Parcão (situado na parte traseira do museu), encontros de cachorros. O bosque do Papa, o Palácio da Justiça e o Tribunal de Justiça também ficam nessa região.

Santa Felicidade é o bairro italiano de Curitiba. É um dos polos gastronômicos mais conhecidos pelos turistas. A região foi construída pelos colonos (sua grande maioria de Vêneto e Trento) e ainda conserva a bela cultura e arquitetura italiana. É nesse local que fica um dos maiores restaurantes do mundo, o Madalosso, que pelo TripAdvisor também é o maior pela competência.

O Ecoville, por sua vez, é bairro onde estão os luxuosos arranha-céus vistos e admirados de longe. Nessa região, fica o ParkShoppingBarigüi, que possui excelentes opções gastronômicas. Nessa região fica ainda o maior câmpus da Universidade Positivo, que inclui, dentre seus mais de 50 cursos de Graduação, o conceituado curso de Gastronomia (um dos mais procurados da região Sul). Dentro da universidade, há, também, o Teatro Positivo – Grande Auditório, um dos principais palcos dos espetáculos da cidade, que comporta cerca de 2.400 pessoas.

Por fim, tem a Avenida das Torres, uma das principais entradas de Curitiba e passagem obrigatória para quem chega de avião. Essa avenida também é um polo gastronômico, contando com várias churrascarias e excelentes restaurantes, com bons estacionamentos. Quem for conhecer o Parque Náutico ou Zoológico de Curitiba também irá passar por essa grande avenida e poderá, ainda, admirar a Ponte Estaiada, inaugurada na Copa do Mundo para ser um cartão postal da região.

Como Curitiba possui um rol enorme de ótimos restaurantes, demandaria diversas páginas para contemplar todos. Mas quem desejar conhecê-los, pode acessar o Portal Tutano Gastronomia, o Guia da Abrasel Paraná, o aplicativo “Onde ir Curitiba”, que cita essas regiões com as principais opções gastronômicas, e também o site Bom Gourmet, outra fonte de informação gastronômica. Bom apetite e aproveite a melhor capital do Brasil para se viver, visitar e comer.

Luciano Bartolomeu, leitor Tutano, tem 51 anos, é “manezinho” de Floripa, mas mora há 12 anos em Curitiba. Diretor da Abrasel do Paraná desde 2003, cursa a Graduação em Gastronomia da Universidade Positivo. Adora fazer pizza e cozinhar e criar novas receitas para amigos e familiares provarem.

 

Esta publicação é uma parceria com a Universidade Positivo.
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(14)
  • Excelente
    1
  • Muito bom
    3
  • Normal
    0
  • Ruim
    1
  • Horrível
    9
DÊ SUA NOTA: