3 endereços para comer espetinho em frente ao açougue

1
956
Mercadão de Carnes. Foto: André Bezerra

Sob um aspecto, dois fatos: 1) todo brasileiro tem seu lado gaúcho. Gostamos de um espeto, ou melhor, de um churrasco no espeto; 2) independente da região do país – do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte –, também somos apegados à cultura do happy hour. Aliás, cada vez  mais temos apreciado a comida de rua. Quem não gosta de sair do trabalho, esfomeado, encontrar sua “carrocinha” favorita e encostar para comer algo enquanto toma uma ou duas cervejas bem geladas?

Eis que recebi, da Mariana, na Tutano, a missão de encontrar pequenos “oásis” que reunissem dois ingredientes: espetinhos e açougues. A ideia era descobrir aqueles de churrasqueira de latão na calçada mesmo – a Mariana realmente acha que o meu lugar é na rua e no tempo. E dessa vez, fomos além: expandimos nosso horizonte para encontrar latões em frente às casas de carne; os espetos direto da fonte.

Confira três lugares para comer espetinho em frente ao açougue

Mercadão de Carnes

Esse açougue transformou uma das esquinas mais charmosas de Curitiba em um lugar para ser feliz. Se você é botequeiro, se gosta de pegar um fim de tarde em um lugar bacana ou simplesmente aprecia uma boa carne, precisa conhecer. Inaugurado há 25 anos pelo Sandro Rogério da Luz e sua família, há cinco serve os espetinhos na varanda para a rua. E que espetinhos! Se eu não estivesse a trabalho, teria parado de qualquer maneira por causa do perfume do churrasco e para pegar o por do sol em meio aos frequentadores que se reúnem  por ali.

Pedi logo um espetinho de kafta, servido pelo assador Charles, que comanda a churrasqueira nesse ponto há mais de um ano. Lembrei das melhores casas que conheci durante meu roteiro árabe. Encontrei mais um parceiro descascando batatas em outro canto da varanda. Era sexta-feira e ele começava a preparar a maionese de batatas que seria servida fresquinha no final de semana. Aliás, aos sábados e domingos a carne assada também é uma opção.

Dentro do açougue, cortes especiais, artigos para churrasco, hambúrguer congelado para fazer em casa, enfim, tudo o que a família Luz vem oferecendo de melhor desde os tempos em que mantinha frigorífico. E, agora, uma dica para quem tem Tutano: duas portas abaixo do Mercadão de Carnes, você pode retirar cerveja artesanal fresca, bem geladinha, na Beer-To-Go. Portanto, não deixe de trazer seu amigo growler.

Al. Princesa Izabel, 288, Bigorrilho
Segunda a sábado, 17h às 21h; sábados, 10h30 às 20h; domingos, 10h30 às 13h30
(41) 3335-5489

Mercadão de Carnes. Foto: André Bezerra

Açougue Avenida

Descobri essa pérola de bicicleta. Sou o tipo de pessoa preguiçosa. Vou ao shopping uma vez por ano e compro naquelas lojas que vendem sapatos, meias, camisa, cueca, boné, óculos de sol, de grau e ainda dá pra fazer um lanche e passar tudo na mesma transação do cartão. Pois nessa casa você encontra hortifruti, mercadinho, toma cerveja e ainda come um excelente espetinho.

Das churrasqueiras comandadas pelo assador “Pernambuco”, saem espetos de medalhão de frango, coração, alcatra, kafta, bananinha de costela, linguiça calabresa em rodelas e salsichão. Provei o de fraldinha na mostarda. O valor único é R$4,00. Sentei sobre um engradado de cerveja, abri a minha própria – bem gelada – e usei um segundo engradado como mesa. Mantive um monólogo com o Pernambuco – que é bacana, mas não gosta muito de conversa – enquanto comia, com as mãos, uma coxa de frango empanada na farinha.

Aos domingos também servem carne assada e tem um carreteiro que atrai toda a vizinhança do Capão da Imbuia. O Valdir Carradori trabalhou em açougues até abrir esse ponto, há 10 anos. Ele já está recebendo encomendas de assados, maionese caseira e pratos para as festas de fim de ano.

Rua Delegado Leopoldo Belczak, 528, Capão da Imbuia
Segunda a sábado, 17h às 22h
(41) 3366-7070

Casa de Carnes Mercearia e Assados Avenida. Foto: André Bezerra

100% Angus

Sempre gostei da Rua do Herval. Achava bonita, arborizada, meu caminho da roça de bicicleta. Gosto mais ainda agora que parei nesse açougue. O Ronne “pilota” uma pequena churrasqueira de latão – na parte externa, para a rua – de onde saem espetinhos especiais. São apenas três sabores: alcatra, coração e frango. Me joguei no de alcatra. Como diz o próprio nome do açougue, de angus.

O Ronne sabe tudo: a intensidade ideal do fogo, a altura do churrasquinho e o ponto da carne. Ele ainda passa um autêntico molho chimichurri argentino enquanto assa, e o resultado é surpreendente. Custa R$5,00 e você pode ir puxando umas long necks de dentro do açougue.

O 100% Angus já tem lojas próprias e franquias espalhadas por Curitiba e outras cidades. Essa unidade do Cristo Rei ganhou a bandeira há um mês.

Rua do Herval, 303, Cristo Rei
(41) 3366-7070 / (41) 98806-4140
Terça a sexta-feira, 17h às 19h

Angus. Foto: André Bezerra

rodape_andre
André Bezerra é diretor da Monstro Animal, produtora de eventos. Quer seguir? @andrbezerra

Leia mais:

7 lugares para comer x-salada
11 esfirras para experimentar em Curitiba

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.