Participe da 1ª Expedição Tutano, com destino a Palmeira

0
1248
Foto: equipe Tutano

A Tutano foi concebida ao som de Eddie Vedder e cresceu na cozinha dos melhores restaurantes do Paraná. Passou a infância sonhando com a infinidade de sabores que existem no mundo e refletindo sobre como a gente sabe pouco. Por isso, sair pelo nosso estado caçar novos ingredientes se tornou o nosso objetivo. Melhor: virou uma necessidade.

Em todas as nossas andanças na natureza selvagem, desbravamos lugares e encontramos pessoas que constroem a gastronomia da região. E, agora, compartilhamos todas as nossas descobertas com os espíritos livres de plantão que anseiam carregar uma mochila nas costas em busca de comida boa. Apresentamos a você a 1ª Expedição Tutano!

Com destino a Palmeira, a Expedição tem como anfitriã a chef Rosane Radecki, que criou o roteiro que vai transformar a sua visão sobre o que é comida paranaense. Durante a viagem, vai ser possível descobrir a biodiversidade do Estado, conhecer produtores, pratos antigos e chefs talentosos, que resgatam a nossa história por meio da gastronomia.

A primeira parada será a Colônia Witmarsum, no Pão da Casa, uma panificadora relacional criada pelo Rene e pela Vanessa Seifert, que produz pães de fermentação natural, sem hierarquia, construída de forma coletiva e auto-gerida. Depois da conversa com o Rene e a Vanessa, uma visita à cervejaria artesanal Usinamalte seguido de um almoço no Restaurante Girassol, com a Rosane.

O cardápio será especial, com o prato Pão no Bafo, que se trata de um pão cozido no vapor da carne de porco com repolho, e tombado como patrimônio imaterial do Município de Palmeira. Comida boa e com história, porque os primeiros registros do prato na cidade são de 1878, com os primeiros imigrantes russo-alemães.

Para fazer a digestão, a última parada será o Sítio Minguinho, um museu ao ar livre que reúne um acervo sobre a história da imigração no Paraná e em Palmeira, sobre os tropeiros e a população indígena. O ponto de partida para a aventura vai ser o Parque Barigui, às 8h, com volta prevista para 18h.

Animou? Então vem viajar com a gente, vai ser demais pegar a estrada com você. São 20 vagas e os ingressos podem ser comprados aqui!

Roteiro

8h – Saída de Curitiba*
9h – Chegada à Palmeira – Pão da Casa (René Seifert Jr)
10h – Visita à cervejaria artesanal Usinamalte
12h – Almoço no Restaurante Girassol – cardápio especial Pão no Bafo
14h – Visita ao Sítio Minguinho
17h – Retorno a Curitiba (chegada prevista para às 18h15min)

*Ponto de partida – estacionamento do Parque Barigui

Leia mais

Megafone Tutano: Rosane Radecki, a valorizadora da história paranaense
Caminho do Vinho, por André Bezerra
Megafone Tutano: Rene Seifert e a produção artesanal de pães
5 restaurantes nos arredores de Curitiba, por Rosane Radecki

DEIXE UMA RESPOSTA

Enviar comentário
Seu nome