Gastronomia pós-Covid e o poder do Fórum Tutano 2020

0
680

Foram dois dias de programação, 37 conferencistas, 6 painéis em mais de 10 horas de transmissão ao vivo, palestra de encerramento, 11 Tutano TOCs gravados, duas rodadas de negócios, 4 sorteios de megabrindes (Minismokers Grill Stuff e maquina de café da Três Corações) e bate-papos exclusivos na Lista VIP. Uau! O Fórum Tutano 2020 foi poderoso e revigorante porque uniu pessoas com o mesmo propósito: o de fortalecer a gastronomia pós-Covid.

A gente tem um orgulho do caramba disso! De ter grandes nomes do mercado, verdadeiros pajés no que fazem, compartilhando suas experiências sem ar de superioridade. Imagine como é valioso para o pequeno empreendedor, que está querendo melhorar seu negócio, ouvir essas pessoas. O Fórum Tutano nasceu para promover essas conversas.

Separados, mas juntos!

E sabe o que é mais doido nisso tudo? É que o Fórum foi 100% online e, apesar da distância, ficamos mais próximos de quem a gente admira e de quem queremos ver crescer. Todos juntos pensando em como inovar, como tornar os negócios mais responsáveis e quais serão os desafios da gastronomia pós-Covid.

Bastidores do Fórum Tutano Online

“Eu preferi o modelo desse ano! Você fica mais concentrado, ninguém te atrapalha. Porque num ambiente, óbvio que tem a magia de estar com as pessoas, mas aí você puxa um papo e já perde 10 minutos de um painel. Adorei esse ano pela possibilidade de conseguir se conectar de uma maneira muito mais profunda com o conteúdo”, palavras do Ozeias T. Oliveira, fundador da Gold Food Service, apresentadora do Fórum Tutano 2020.

Play de novo

Todo o conteúdo do Fórum Tutano foi gravado e essa foi outra vantagem da edição online, que facilitou a vida de quem não tinha como deixar a empresa, o filho, a faculdade ou qualquer outro compromisso por dois dias seguidos. Neste formato, o conteúdo está ali, a três cliques no máximo, para ser visto e revisto até 22 de outubro.

Teve relacionamento?

Ô se teve! O Sebrae PR organizou a Rodada de Negócios Origens Paraná, que aproximou empresários de pequenos produtores do Paraná.

Rodada de Negócios Origens Paraná, organizada pelo Sebrae-PR

Os fornecedores apresentaram seus produtos e terminaram a rodada com boas expectativas de fechar parcerias com os compradores, todos inscritos no Fórum Tutano.

Lista VIP bombando

A Lista VIP, grupo do WhatsApp para interessados no Fórum, se tornou a melhor sala de bate-papo do evento. Nossos convidados do Tutano TOCs entraram no grupo para dar um oi e o papo foi tão bom quanto em um coffee break presencial.

Não sabe o que é o Tutano TOCs? Clique aqui

Foi uma sessão de dicas, likes e trocas de experiências. A Rafaela Lotto, especialista em marketing de influência e sócia da YOUPIX , fez mentoria e incentivou todo mundo a perder a vergonha e gravar vídeos para o Instagram. Gabriel Castro, da padaria O Pão Que O Viado Amassou, foi na mesma onda de motivação e criatividade junto com Leonardo Macedo, do Nanica, e Maurício Schuartz, grande conhecedor de comidas de rua.

Timaço da gastronomia

Esse ano, o Fórum Tutano convidou seis master gênios (Carolina Oda, Néli Pereira, Carolina Sass, Rodrigo Bellora, Edrey Momo e João Ferraz) para mediar e fazer a curadoria dos painéis. Eles foram sensacionais e reuniram profissionais brilhantes de diferentes lugares. Do Nordeste ao Sul do país, e também de Lisboa-PT e Nova York-EUA.

Painel com chefs do Brasil, Portugal e Estados Unidos, mediado por João Ferraz

Por conta disso, o Fórum se tornou muito mais diverso e inclusivo. Seria injusto citar o nome de apenas alguns convidados aqui, então acesse nosso line-up completo.

E a única regra do Beto Madalosso, criador do fórum, foi a seguinte: “Pedi para que pelo menos um dos participantes de cada painel fosse paranaense. Porque a Tutano nasceu com o compromisso de valorizar quem a gente admira, quem tem orgulho da nossa terra, do nosso sotaque. Tem muita gente talentosa aqui que precisa ser ouvida”.

Maratona de conteúdo

Os painéis do dia 22 de setembro falaram sobre gestão e empreendedorismo, agricultura e agroecologia, sobre valorização dos ingredientes e a cozinha pós-pandêmica. No dia 23, rolaram debates sobre hospitalidade e gestão de equipes, bebidas brasileiras e decolonização do paladar, além de tendências e comportamento do cliente.

Fórum Tutano 2020: mais de dez horas de debates online foram gravadas. Inscritos podem acessar o conteúdo por 30 dias.

Para fechar com chave de ouro, a historiadora Adriana Salay e o chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó (SP), impactaram todo mundo tocando em dois pontos: fome e sustentabilidade. Falaram sobre o projeto Quebrada Alimentada, e o relato deles provou que gastronomia não é só colocar comida num prato: é sobre restaurar pessoas dentro e fora do restaurante.

Até 2021

O universo já ensinou que quando a gente perde algo é para ganhar outra coisa. Profético, né? Em 2020, perdemos o abraço e aquele festão de encerramento no restaurante Madalosso, mas engrossamos o caldo de conteúdo da terceira edição do Fórum Tutano.

Foi desafiador! E deixamos aqui um abraço online ao nosso patrocinador Gold Food Service e aos apoiadores Sebrae PR, Paraná Turismo, Rappi e Três Corações.  Também fica um convite a todos: BORA FAZER TUDO DE NOVO ANO QUE VEM? 

Leia mais 

Revista Tutano 2020
O que é o Tutano TOCs ? 

DEIXE UMA RESPOSTA

Enviar comentário
Seu nome