Há quem diga que o ano só começa depois do Carnaval. Pra Tutano, só depois do Gastronomix. O evento reúne gastronomia, artes cênicas e música instrumental, em que grandes nomes da gastronomia local, nacional e internacional apresentam os melhores pratos do menu de seus restaurantes. Toda essa galera massa é convidada pelo Mestre dos Magos curitibano, também conhecido como Celso Freire.

Celso Freire. Foto: Lina Sumizono

Ao contrário do Mestre da Caverna dos Dragões, que vivia enrolando os personagens principais, o Celso Freire é a maior fonte de informação — e inspiração — na cena gastronômica da cidade. Ele é como uma escola, formou chefs que hoje são referência e há 10 anos faz a curadoria das estrelas que servem os pratos nas barraquinhas do Gastronomix.

O evento vai rolar nos dias 6 e 7 de abril no parcão do Mon, o Museu Oscar Niemeyer. Além de comer — os pratos terão preços entre R$10 e R$25 — você também poderá participar de aulas com os chefs convidados durante o evento, com a participação de intérprete de libras.

Para comprar os ingressos antecipados, você tem 3 opções:
1. Comprar pelo site do Festival de Curitiba: www.festivaldecuritiba.com.br
2. Baixar o aplicativo Festival de Curitiba 2019;
3. Nas bilheterias oficiais do evento, no Shopping Mueller e no ParkShopping Barigüi.

Ficou curioso para saber quem são alguns dos chefs que vão participar do Gastronomix? Dá só uma olhada!

Arlette Eulert, do Matria Restaurante

Diretamente de Lima, no Peru, a chef foi escolhida por 594 conhecedores e críticos gastronômicos como a “Melhor Chef Mulher do Peru”, no Prêmio Summum.

Chef Arlette Eulert. Foto: Jimena Agois/@agoisfoto

Marcos Sodré, do Sawasdee

O restaurante Sawasdee fica no Rio de Janeiro e foi eleito, por cinco anos seguidos, como o melhor “Melhor Oriental da Cidade” pelo prêmio Rio Show. Para o Gastronomix, o chef Sodré vai preparar seu tradicional Nasi Goreng de Porco: arroz frito com cogumelos, ovos, acelga e molho especial apimentado.

Nasi Goreng de porco do chef Marcos Sodré. Foto: divulgação

Elia Schramm, do L’Atelier Mimolette

Suiço, o chef atua há anos do Rio de Janeiro e ganhou uma estrela Michelin enquanto chefiava a cozinha do restaurante Laguiole. Hoje, é responsável por várias operações, entre elas, o L’Atelier Mimolette, em Ipanema. No Gastronomix, ele vai preparar a “Galinhada Francesa”, com o saboroso arroz de coq au vin.

Chef Elia Schramm. Foto: divulgação

Kaká Silva, do Gastronomy Lab

É um dos pioneiros em gastronomia molecular no Brasil. De Brasília, idealizou o Gastronomy Lab, um laboratório para a divulgação de artigos, notícias e receitas moleculares.

Prato Imaginário Molecular do chef Kaká Silva. Foto: divulgação

Auricélio Romão, do Restaurante Varanda

O sabor da paradisíaca ilha de Fernando de Noronha também estará nesta edição do Gastronomix. O chef Auricélio Romão, já comandou restaurantes como Varanda, Pousada Zé Maria e Maravilha, trará para Curitiba o seu Arroz de Polvo Cacimba de Noronha.

Chef Auricélio Romão. Foto: divulgação

Dani Caldeira, do PF da Chef

Sensação em Curitiba, a chef Dani Caldeira vai preparar um bolinho de siri com farofa de dendê, banana e pesto de pimenta e cachaça.

Bolinho de siri com farofa de dendê, banana e pesto de pimenta e cachaça da chef Dani Caldeira. Foto: divulgação

Vinícius Thomaz, do Empório dos Amigos

Pela primeira vez na Gastronomix, o chef Vinícius Thomaz, do Empório dos Amigos, vai surpreender geral com diferentes tipos de pães, um sanduíche inspirado no americano Buffalo Wing, com frango crocante, pão com crostinha de mussarela, maionese caseira, rúcula e tomate, com as opções dos molhos de pimenta ou mostarda e mel.

Karine Yankóski, do Bee.O

Para quem prefere sobremesas tradicionais, mas com um toque de saúde, o brownie com sorbet de framboesas orgânicas, da chef Karine Yankóski, do empório natural Bee.O, será uma ótima escolha. Inspirado na culinária americana, o doce é feito com chocolate 70% cacau, manteiga ghee e farinha de amêndoas, e pode ser consumido por quem tem restrições alimentares (como intolerantes a lactose).

Brownie com sorbet de framboesas orgânicas. Foto: divulgação

Leia mais 

Conheça as abelhas nativas sem ferrão
Kombucha: quem, quando, como?
Poteria: o novo amor da Tutano

DEIXE UMA RESPOSTA

Enviar comentário
Seu nome