Lanches saudáveis para levar para a praia, por Paola Carrijo

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Foto: equipe Tutano

É verão e a temporada de praia está oficialmente aberta! Claro que as festas de final de ano são propensas para a comilança, com direito a muito happy hour e momentos de descontração com os amigos e família. Aproveitar tudo isso, em especial a ceia de Natal — espero o ano todo por ela! —, faz parte da vida, mas também é importante saber retomar ou, quem sabe, começar uma rotina alimentar saudável.

Alimentar-se bem, de forma consciente, vai muito além do físico! Reflete em seu bem-estar mental e na sua produtividade. Por isso, não adianta se embandeirar com o jargão “depois do Carnaval eu começo”, porque até lá muita água vai rolar! Muitos até têm a boa vontade de se alimentar bem no verão, se rendendo a saladas e carnes grelhadas quando se sentam à mesa de casa ou do restaurante para comer, mas na hora de passar o dia na praia ficam um pouco perdidas. Não sabem o que levar, não se programam e, é claro que, durante o dia todo estirado na areia a fome uma hora baterá! E nesse momento, nada mais, nada menos, do que um vendedor ambulante com algum quitute pouco saudável em seu tabuleiro passará por lá.

É algodão doce carregado por um moço trajado de Teletubbie para cá, é o rissole de palmito e camarão da Rose para lá (quem frequenta o litoral paranaense sabe do que estou falando!), e você invariavelmente cede a uma dessas tentações. Bom, se você ceder, que seja por estar com vontade, e não por estar sem opção à mão!

Para evitar que isso aconteça, por que não levar alguns snacks saudáveis para a praia? É moda sim sair com sua marmita a tiracolo e não tenha vergonha alguma no fato de se alimentar bem!

Aí vão algumas opções de lanches saudáveis para a praia:

  • Frutas in natura: opte por aquelas mais consistentes, a exemplo da maçã, para que elas não amoleçam na sua bolsa ou estraguem com mais facilidade;
  • Frutas secas: damascos, maçã, banana, cranberry, goji berry, tâmaras;
  • Nuts: castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas, nozes, amendoim. Uma opção bem prática e gostosa é fazer um mix de frutas secas e nuts (escolha as que você mais gosta) e deixar as porções separadas para levar à praia.
  • Iogurte grego ou desnatado: uma boa para misturar com as frutas, com abacate, avocado ou coco em lascas, ou, até mesmo, com as nuts;
  • Bolacha de arroz: só comprar pronta em mercados ou empórios de coisas naturais. Pode ser consumida com pasta de amendoim (ou de outra castanha) ou geleia de frutas sem açúcar;
  • Hummus (pasta de grão de bico) com palitinhos de pepino e cenoura e também com as bolachas de arroz.
O hummus é super nutritivo e fácil de fazer! Existem várias receitas na internet, mas ele é basicamente composto de grão de bico cozido, tahine, alho, suco de limão, pimenta e azeite de oliva. Você pode deixar uma grande quantidade pronta e congelar as porções para consumir aos poucos.  Boa praia! =)
Paola Carrijo é assessora jurídica e apaixonada por corrida, viagens e alimentação saudável. Imprevisivelmente, como todo bom geminiano, ao final de 2016, deixou de lado os estudos para a Magistratura para se arriscar nas mídias sociais. Hoje alia seu trabalho no Ministério Público a uma rotina frenética! Siga no Instagram @paolacarrijo