ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

Menta e hortelã

23 de março de 2016

(17)
Entenda a pequena diferença entre uma e outra e saiba quais são os melhores usos de cada uma

Que atire o primeiro drops quem nunca entrou em uma discussão profunda sobre a diferença entre a menta e a hortelã: “A folha da menta é mais peludinha”, dizem uns. “A hortelã tem o gosto mais suave”, dizem outros. Há quem diga barbaridades como: “A hortelã é macho e a menta é fêmea”. Mas antes de começar a dar receitas de como usar essas folhinhas deliciosas no verão, vamos esclarecer essa questão de uma vez por todas: menta e hortelã são nomes populares usados para designar espécies que pertencem a um mesmo gênero, chamado Mentha. Existem de 25 a 30 espécies naturais desse gênero, mas o mais comum, no Brasil, é chamar de hortelã os pezinhos da espécie Mentha piperita e de menta os da Mentha spicata. Mas o que a gente usa mesmo, como tempero, é a menta. A hortelã tem um sabor mais forte, usado em balas, pastas de dente e remédios fitoterápicos.

shutterstock_184676771 (1)

As duas crescem facilmente em qualquer espaço, por isso fica fácil plantá-las no jardim de casa ou até mesmo em um vaso na cozinha, junto com outros temperos. Assim você pode tirar algumas folhas frescas na hora de usar. Nesta época de calor e umidade, elas se multiplicam rapidamente. E a dica é usá-las sempre no final do preparo, pois são delicadas e perdem o sabor quando aquecidas no forno ou na panela.shutterstock_154608077 (1)

Sucos

Suco de abacaxi com hortelã (ops, menta) você já deve conhecer, mas que tal colocar o tempero também na limonada com gengibre? Ou jogar no liquidificador alguns morangos com menta e gelo? Menta com manga também fica uma delícia! Os iranianos gostam de batê-la com pepino e água ou iogurte para tomar nos dias quentes de verão. Refresca mesmo, palavra de aiatolá! shutterstock_153533510

Drinques

O Mojito é o suprassumo da menta com rum e suco de limão. Mas que tal experimentar um Mint Julep, com bourbon, ou um China Club, que é preparado com gim, suco de lima-da-pérsia e as aromáticas folhas? Troque uma ideia com o seu amigo barman e ele saberá criar vá- rias outras delícias com as mágicas folhas verdes.

Saladas

Além de simplesmente adicionar as folhas de menta na salada, junto com tomates, alface, rabanete e cebola, que tal preparar um molho de iogurte com elas? É ótimo também para comer com bastonetes de cenoura, aipo ou pepino. Pique as folhas e misture-as ao iogurte com um pouco de sal, pimenta e azeite de oliva. Você vai ver que ficará bem fácil de devorar quilos e quilos de verduras.

shutterstock_162446903

Pratos principais

Tem gente que coloca um pouco de menta na maionese com batatas. Quibe assado e kafts ficam ótimos com um pouco dessas em cima, para decorar. Dão um leve toque ao sabor sem tomar conta do gosto da carne. Até mesmo uma simples carne moída fica bem gostosa ao adicionarmos o temperinho no final. Mas se você gosta de algo mais apurado, que tal fazer um pesto de menta para servir com um frango assado? O ideal é usar um processador, misturando as folhas com amêndoas, alho, óleo de oliva, sal e pimenta. Já deu fome?

shutterstock_111893642

Sobremesas

A mistura de menta e hortelã com chocolate é tradicionalíssima e dá um leve toque ardidinho à receita. Não lembra dos chocolates After Eight? Uma mousse de chocolate meio amargo fica linda e deliciosa com algumas folhas decorando-a. Morangos com chantilly, framboesas com claras em neve e até mesmo um creme brûlée ficam ainda mais bonitos com as folhas das irmãs gêmeas.

 A verdadeira verdade sobre quem é quem

Menta (Mentha spicata)
Sabor – Mais suave
Uso – Tempero
Folhas – Mais larga

Hortelã (Mentha piperita)
Sabor – Forte e ardido
Uso – Sabor de pastas de dentes, balas e como fitoterápico
Folhas – Pontiagudas, compridas e estreitas

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(17)
  • Excelente
    15
  • Muito bom
    0
  • Normal
    0
  • Ruim
    1
  • Horrível
    1
DÊ SUA NOTA: