23 de setembro é o Dia Nacional do Sorvete e deveria ser feriado universal! Enquanto isso não acontece, fomos atrás de uma receita que envolve duas grandes paixões: o café e o sorvete. Um coffee shake que faz muito sucesso faça chuva, faça sol – ou faça geada, porque estamos em Curitiba, afinal. Mas essa não é uma receita qualquer: o café precisa ser especial, pois, sem isso, nem o melhor sorvete, o leite da vaca mais qualificada do mundo consegue salvar.
Para quem não sabe, de acordo com a Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association), utilizada no mundo todo, café especial é todo aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação (que vai até 100), sendo avaliados os seguintes atributos: fragrância/aroma, uniformidade (cada xícara representa estatisticamente 20% do lote avaliado), ausência de defeitos, doçura, sabor, acidez, corpo, finalização, harmonia e o conceito final – impressão geral sobre o café, atribuída pelo classificador, que na verdade é única parcela de subjetividade do classificador na avaliação da amostra de café. Portanto, menos que 80 pontos nessa graduação, jamais! O coffee shake é bem exigente e não vive sem um café especial no seu preparo.

Atiçou suas papilas gustativas? Então papel e caneta na mão – ou prepare o print screen – para essa deliciosa receita que buscamos diretamente do Exprèx Caffee, uma cafeteria foférrima que fica no centro de Curitiba:
Receita Coffee Shake – Exprèx Caffè
Ingredientes:
50 ml de café de café especial (se não for pode comprometer e muito a sua receita);
50 ml de leite
2 bolas de sorvete de creme de boa qualidade
2 colheres de sopa de Ovomaltine
creme de Chantilly
Modo de preparo: bater o café, Ovomaltine, leite e sorvetes no liquidificador e depois coloque em uma taça ou copo do vidro, por último, acrescente o creme chantilly para a cobertura. E está pronto.
Onde encontrar: Exprex Caffee, Rua XV de Novembro, 784 – 01 – Centro, Curitiba – PR,
Preço: R$ 19,00
Conheça a Stampa Food
A Stampa Food é especializada em distribuição de food service – produtos para supermercados e transformadores, como são chamados os estabelecimentos que preparam e fornecem refeições prontas. A empresa distribui chocolates, recheios e iogurtes da marca Nestlé, além de batatas Lamb Weston, ovos pasteurizados, águas, sucos, produtos Cargill, como extrato de tomate Elefante e maionese Liza, produtos La Violetera e mais de 800 outros produtos.
Mas a Stampa Food oferece muito mais aos seus clientes. A distribuidora criou um centro gastronômico para a criação de receitas e desenvolvimento de produtos, uma forma de qualificar a equipe de vendas da empresa. “Também usamos o centro gastronômico para dar cursos e treinamentos aos clientes com os produtos que vendemos, sempre levando soluções para eles. Quando um cliente precisa de uma receita específica ou de um treinamento, a Stampa Food proporciona isso”, conta Rodrigo Sauressing, sócio-diretor comercial. Desde então, a lista de clientes não para de crescer. Já são 4.200 em 65 cidades paranaenses. Entre os clientes, só aqui em Curitiba, estão o Karina, o Au-Au, o Madalosso, a Churrascaria Arco Íris, o Mustang Sally e o Coco Bambu.
Esta publicação é uma parceria com a Stampa Food