O calor está batendo na porta. Qual cerveja harmonizar?

1
245

As cervejas, assim como os vinhos, possuem suas peculiaridades na harmonização com o clima. Hoje está sendo quebrada a “barreira” que as cervejas servem apenas para o clima quente, e o assunto “cerveja” está sendo cada vez mais disseminado.

Com o verão chegando,  a busca de uma cerveja para refrescar é sempre uma boa pedida. Cervejas mais leves e com menor teor alcoólico são boas opções para você tomar vários copos em um dia ensolarado. Existem estilos que possuem essa característica refrescante. São os mais consumidos nos dias quentes.

Alguns estilos que descem bem no verão!

Witbier

O estilo Witbier é leve e refrescante, geralmente com baixo teor alcoólico. Cítricas e levemente adocicadas, são uma boa opção para quem não está muito habituado com cervejas mais amargas. A Witbier também é um estilo versátil para harmonizações: vai muito bem com frutos do mar, massas, saladas e sushi.

Kölsch

O estilo Kölsch, assim como as Lagers claras,  também é uma cerveja suave e refrescante, mas  apresenta leve amargor e um toque frutado, que vem da fermentação em alta temperatura. Harmoniza muito bem com sopas, frituras, pizza, bolinho de bacalhau, saladas, sushi, ostras e outros frutos do mar.

Session IPA

A enorme popularidade das cervejas India Pale Ale foi resultado do fortalecimento das cervejarias artesanais e a larga utilização dos lúpulos americanos. As American IPAs, mais amargas e encorpadas que as menos lupuladas e originais inglesas, ganharam o mundo. Com a grande procura e fama, o estilo ganhou variações com o tempo, como Black IPA, White IPA, etc. Entre as variações do estilo, apareceu também a Session IPA, projetada para ser consumida em grande quantidade por possuir um teor alcoólico mais baixo e por ser mais leve e refrescante, mas mantendo a intensidade cítrica, de amargor e aroma. O teor alcoólico varia de 2,5% até 5%. Harmoniza muito bem com petiscos na praia e nas festas na piscina.

Saison

Clara, refrescante, moderadamente amarga, seca, altamente carbonatada. Muito aromática. Não possui um teor alcoólico muito elevado, o que ajuda bastante para poder tomar em um dia de calor intenso! Harmoniza com grãos como grão de bico e lentinha, peixes e caranguejo.

Weissbier Kristalklar

As cervejas de trigo de uma maneira geral acabam sendo referenciadas pelas tradicionais cervejas alemãs. Mas existem também algumas vertentes dessas cervejas. As cervejas de trigo filtrada são boas opções para refrescar. Não tão pesadas, elas não causam aquele efeito de “estufamento” que algumas pessoas não gostam nas Weissbier tradicionais. Uma cerveja que com certeza você consegue tomar alguns copos… Harmoniza com risotos, peixes, legumes, assado de batata, sopas e frutos do mar.

rodape_diogo

Iniciou a paixão por cervejas especiais em 2008, em Dublin – Irlanda. De lá pra cá se passaram muitos litros para ganhar experiência. É sócio-gerente de duas lojas especializadas da rede Mestre-Cervejeiro.com. Sommelier de cervejas, gosta de boa música e um bom dia de surf!

Leia mais:

Abrindo a primeira garrafa, com colarinho, por favor!
Cerveja: paixão nacional, produção local

 

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.