ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

O empreendedor é um cara meio ignorante

2 de janeiro de 2017

(48)
Se olhar em volta, verá que muitos donos de fortunas mal completaram o Ensino Médio

O empreendedor é um cara meio ignorante. Muito inteligente, mas meio ignorante. É essencial ser ignorante pra empreender. Não é difícil perceber. Se olhar em volta, verá que muitos donos de fortunas mal completaram o Ensino Médio. Verá, também, que muitos especialistas em finanças que saem de grandes corporações pra montar seu próprio negocio não ultrapassam o primeiro ano. O conhecimento é inimigo da intuição. O empreendedor é constituído mais de loucura do que de consciência. Mais de coragem do que de sabedoria.

Legislação tributária, legislação trabalhista, registro de marca, processo de alvará, burocracia dos órgãos fiscalizadores, juros, inflação, prazo de retorno do investimento, etc. Vai me dizer que o cara que começa seu mercadinho, sua oficina mecânica na periferia ou sua pastelaria no centro da cidade – que depois se tonarão grandes negócios – tem alguma ideia do que vem pela frente?

O empreendedor é constituído mais de loucura do que de consciência. Mais de coragem do que de sabedoria.

Ter serviço ótimo e entregar um produto com diferencial é básico, mas, na maior parte do tempo, o empresário é consumido com a burocracia do Estado e com relações interpessoais – porque um bom líder se preocupa mais com o outro do que consigo mesmo. No Brasil, quem tem muito conhecimento dificilmente vê motivo pra se tornar empreendedor.

É… o empreendedor é um cara meio ignorante. Muito inteligente, mas meio ignorante.

Leia mais:

A impossível arte de delegar
Precisa de muito dinheiro pra abrir um restaurante?

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(48)
  • Excelente
    32
  • Muito bom
    2
  • Normal
    0
  • Ruim
    2
  • Horrível
    12
DÊ SUA NOTA:
COMENTÁRIOS
  • Adoro tuas matérias, todas com uma pegada super pessoal oque torna o texto muito gostoso de ler. Em relação ao empreendedor brasileiro, tem muita gente fazendo o dever de caso com projetos, métricas e plano de negócios (pouquíssimas mas tem). Mas cá entre nós o que tem um plano de negocios de importante tem de complicado de montar dependendo da rea que vai investir com quem e etc... se nao esta com todos os dados.... é um balé! rsrsr

    Um assunto visto por um angulo muito bom e escrito de uma maneira que poucos escreveriam. Parabéns (de novo) !