O Locavorista, amor pelo que é daqui

0
2029
Soon Hee Han e Luiz Mileck. Foto: Tutano Gastronomia

Um lugar que tem o sonho de transformar as pessoas especialistas em consumo local. Foi o que o Luiz Mileck contou pra Tutano, tentando definir O Locavorista. Aberto em dezembro, no mesmo edifício onde já funcionou o Coletivo Alimentar (contamos aqui sobre ele), tem o intuito de encurtar as distâncias entre consumidor e produtor local, valorizando a nossa cultura. Que bonito, né?

Bonitas também são as pessoas que estão por trás disso. O Luiz Mileck, que é colunista da Tutano, nas horas vagas, e representa a Rede Latino-Americana de Food Design no Brasil desde 2017; a Soon Hee Han que é empreendedora, pesquisadora, palestrante, empresária e especialista em áreas como meditação, fitoterapia, aromaterapia, aromacologia, biocosmética, nutrição oriental, gastronomia; Paulo Henrique Celles, que trabalha com o ramo imobiliário e o Renato Bedore, designer e militante ativo do movimento Slow Food no Paraná.

Os quatro se uniram e criaram este espaço, que traz uma seleção de produtos locais para abraçar o turista além do produto típico ou do produto industrial. “Já conhecíamos muitos amigos produtores locais, fizemos uma curadoria para abrir o espaço e agora estamos fazendo um caminho inverso: as pessoas descobrem o Locavorista e vêm até a gente”, contou Mileck.

Com a chegada do Locavorista, você pode conhecer ainda mais do que realmente é do Paraná, do que é local, do que é NOSSO. Visitando o espaço, você vai encontrar uma loja de artigos de arte e design, em seguida a delicatessen e aos fundos a cafeteria bistrô, com um cardápio todinho local. Até mesmo o ketchup é feito com ingredientes do Paraná — eles não deixam passar nada!

E olhe para isso: um dos sanduíches do menu, elaborado pelo Matheus, é o De Santa, homenagem a Santa Felicidade, com pão de milho, para lembrar a polenta, frango desossado, para lembrar o frango frito, rúcula e queijo. “É  como se abocanhassemos Santa Felicidade em um sanduíche”. Esse item em particular e os abraços da Soon Hee junto das histórias do Mileck sobre o Paraná são os motivos da Tutano ir duas vezes por semana ao Locavorista. É sério, experimente pra ver. É pisar na Comendador de Macedo 233 para não querer mais ir embora. A vontade agora é voltar e experimentar as novidades do menu.

E depois de ler essa matéria, quando receber um turista, lembre de levá-lo para um lugar no coração da cidade, que vende tudo o que está no coração do Paraná. Óin. A Tutano também é fofa, às vezes.

O Locavorista
Rua Comendador Macedo, 233, Centro
(41) 3121-1720
Segunda a sexta-feira, 9h às 20h
Sábado e domingo, 10h às 16h

Leia mais

Onde comer pães de fermentação natural em Curitiba
Acessibilidade em restaurantes de Curitiba
Restaurantes em Curitiba para levar turistas
Por que Curitiba é a capital gastronômica do mundo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Enviar comentário
Seu nome