ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

O sal nosso de cada dia

19 de abril de 2016

(1)
Conheça os diferentes tipos de sal

Você sabia que houve um tempo em que a ordem de importância dos comensais em um banquete era indicada em relação à distância do saleiro? Quanto mais próximos dele, mais ilustres os convidados. O sal já foi considerado o “ouro branco”, deu origem à palavra salário (servia como pagamento dos soldados romanos) e acabou virando o condimento nosso de cada dia. Mas nem só daquele basiquinho refinado vive a culinária. Há sal de vários tipos e origens. E eles estão na crista da onda. Quer ver?

Sal Negro

Vem da Índia e tem um forte sabor sulfuroso por conta dos compostos de enxofre presentes em sua composição. Também pode ser usado para cozinhar ou finalizar receitas.

saldo

Sal Havaiano

Vem de um oceano muito antigo que secou nas montanhas do Vale Sagrado dos Incas. Muito utilizado na preparação de ceviche e para temperar aves e peixes.

Sal_2

Sal Rosa do Peru

É meio avermelhado por causa da presença de uma argila havaiana chamada Alaea, rica em dióxido de ferro. Seu sabor é bem suave.

Sal_3

Flor de Sal

É o sal coletado na camada superior das salinas, antes que se deposite no fundo e forme o nosso conhecido sal marinho. É a coqueluche do momento e ótimo para ser usado na finalização de pratos. Não se deve levá-lo ao fogo, justamente para não perder sua textura crocante. A Fleur de Sel de Guérande é o tipo mais famoso, coletado na cidade de Guérande, na França.

Sal_4

Sal do Himalaia

Considerado o sal mais puro do mundo, vem dos pés do Himalaia, região que há milhões de anos foi banhada pelo mar. Tem uma coloração rosa, quase metade de sódio encontrado no sal comum e é muito rico em minerais. Cai muito bem na finalização e decoração de alguns pratos.

Sal_5

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(1)
  • Excelente
    1
  • Muito bom
    0
  • Normal
    0
  • Ruim
    0
  • Horrível
    0
DÊ SUA NOTA: