ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

Onde comer em Alba – arredores – parte 1, por Beto Madalosso

16 de agosto de 2017

(15)
Roteiro que sai de Alba e passa pelas cidades Diano d’Alba, Montelupo Albese, Roddino, Monforte D’Alba, Castiglione Falletto e Grinzane Cavour

Depois de indicar um roteiro gastronômico por Alba, continuo com um tour que passa pelos arredores da região, nas cidades Diano d’Alba, Montelupo Albese, Roddino, Monforte d’Alba, Castiglione Falletto e Grinzane Cavour. Esse passeio tem vistas surpreendentes dos vinhedos. Uma delas inclusive é considerada Patrimônio Mundial, pela Unesco. E, uma das melhores maneiras de ver essas plantações de uvas é subindo os 8 quilômetros que separam Alba de Diano d’Alba. Lá em cima, no centrinho de Diano, tem uma espécie de mirante, onde você tem uma visão 360° de toda a região. Vale dar uma paradinha para olhar.

Depois de parar para apreciar essa vista, pode seguir viagem pelos vinhedos. Poucos quilômetros depois, você vai encontrar  o restaurante Ca’ del Lupo, anexo a um hotel com visão panorâmica. Jantei nele duas vezes. A comida é boa, mas não é extraordinária. O que faz esse restaurante ter o belo movimento que tem é a vista e a disposição das mesas no jardim debaixo de uma árvore cheia de lamparinas.

Via Ballerina, 15, 12050, Montelupo
+39 0173 617249
Domingo, 12h às 14h
Segunda e terça-feira, 20h às 22h
Quinta a sábado, 20h às 22h

Outro restaurante “de cinema” pelo caminho é o La Torricella, que fica logo ali, poucos quilômetros para frente do Ca’ del Lupo, na beira da estrada de Monforte d’Alba. Nesse eu não jantei, fui atraído tipo magneticamente quando passei na frente com minha moto. Mesma coisa: mesas dispostas no jardim em meio à alguns pés de parreira e com visual dos vinhedos no horizonte. Estava cheio, algumas crianças rolavam na grama enquanto as famílias brindavam debaixo dos ombrelones.

Via Montalese, 60, Monforte d’Alba
+39 0573 479421

Já no centro histórico de Monforte, está a pizzaria In Piazza, que fui várias vezes. Comida boa, honesta, pizza ótima. Fica em frente à uma praça com outros estabelecimentos onde vivem passando turistas estrangeiros com carrões esportivos, motos possantes ou em grupos de bicicletas. Do ladinho, um rooftop bem bacana para fazer um esquenta antes de jantar.

Piazza Umberto I, 3, 12060, Monforte d’Alba
+39 0173 787346
Domingo, 12h às 15h; 19h à meia-noite
Segunda e terça-feira, 19h à meia-noite
Quinta a sábado, 19h à meia-noite

Tão lindo que é Patrimonio da UNESCO

Esse roteiro é tão impressionante que a vista, isso mesmo, A VISTA é patrimônio da UNESCO. Outra coisa que você vai perceber é o quanto são bem cuidadas as cidades das redondezas de Alba. Tudo é muito limpo e organizado, com jardins coloridos e bem aparados. Isso se deve principalmente à riqueza dos produtores de vinhos, coisa que, ao se distanciar um pouco de Alba (tipo mais de 50 quilômetros) você começa a perceber a diferença, nem tudo é tão de cinema quanto aqui. Ainda nesse giro, antes de voltar direto a Alba, dê uma paradinha na Fontana Fredda. Ela fica no caminho, não custa nada, você faz isso em dois minutos, é vapt-vupt.

Via Alba, 15, 12050, Serralunga d’Alba
+39 0173 626111

Você também pode assistir ao diário de viagem do Beto! Aperte o play e divirta-se:

 

Leia mais:

Onde comer em Alba, por Beto Madalosso
Beto Madalosso chegou ao Piemonte

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(15)
  • Excelente
    13
  • Muito bom
    2
  • Normal
    0
  • Ruim
    0
  • Horrível
    0
DÊ SUA NOTA: