ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

Ontem vinho, hoje não sei

11 de julho de 2016

(3)
Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma: confira 5 dicas para reaproveitar o vinho

Você aí, que tomou aquele vinhote na sexta-feira, pra bater aquela friaca (risos, quem é curitibano entende), e deixou restos de vinho vagando pelas garrafas em casa no fim de semana, tome nota: não jogue nenhuma gota fora e reaproveite o vinho que sobrou. Quer saber como? A gente te explica.

Em matéria de álcool e culinária, a Tutano tira nota 10. Fato. Então, pensando em compartilhar todos os saberes, listamos 5 coisas que você pode fazer em casa para reaproveitar o vinho. Pode confiar:

Sangria ou Clericot

shutterstock_201289889

Você pode aproveitar o vinho pra fazer sangria quando ele não está muito velho, mas só com um gosto de oxidação. Corte algumas frutas em casa, misture com esse vinho e açúcar e faça uma sangria ou, se for vinho branco, um clericot.

Para a Sangria:

Corte abacaxi, maçã, pera e laranja. Adicione uma dose de vodca, uma dose de licor de laranja e um litro de vinho tinto. Acrescente também 350 ml de refrigerante sabor limão, canela e anis estrelado.

Para o Clericot:

Corte abacaxi, maçã, morango, pera e laranja. Adicione uma dose de vodca, uma dose de licor de laranja e um litro de vinho branco seco. Acrescente também 350ml de refrigerante sabor limão, canela e anis estrelado.

Ponche de frutas

shutterstock_292310384

Deste vinho não mais bebereis, mas, calma lá, que ele ainda não virou vinagre. Então, faça um ponche de frutas o quanto antes. Olha como é fácil: corte abacaxi, morango, maçã, pera e laranja, acrescente caldo de cereja, uma dose de vodca, uma dose de licor de laranja, 1 litro de vinho branco, 350 ml de guaraná, canela e anis estrelado.

Quentão

shutterstock_63160036

Abriu a garrafa e não vai tomar tudo? Já aproveite para esquentar o vinho com açúcar, uma rodela de laranja, cravos e pau de canela.

Matar bactérias dos alimentos

Aproveite o vinho para eliminar bactérias na lavagem de frutas, legumes e verduras. Você pode deixar os alimentos imersos no vinho misturado com água, por pouco tempo, ou apenas passar o vinho nas folhas e legumes com um borrifador para que o álcool mate os micro-organismos que podem causar doenças.

Marinar carnes

shutterstock_362211806

Além de amaciar as fibras da carne, o vinho também ajuda a melhorar o sabor. Aproveite aquela garrafa de vinho pela metade, que está um pouco passada, e use para marinar uma carne por até 12 horas. Você pode acrescentar cebola, sal e ervas aromáticas. Leve à geladeira e lembre-se que o tempero deve cobrir toda a carne, passe um papel filme para proteger o recipiente.

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(3)
  • Excelente
    3
  • Muito bom
    0
  • Normal
    0
  • Ruim
    0
  • Horrível
    0
DÊ SUA NOTA: