ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

Pizzaria em Curitiba leva o Selo Tutano, a Funiculì

21 de junho de 2018

(16)
A Funiculì tem vibe de casa de vó italiana: sempre cabe mais um

A pizza é conhecida mundialmente pelas suas propriedades nutricionais. O alimento é uma fonte rica de economia de esforço — para os que tem na discagem rápida do celular o número do delivery — e de união de pessoas, sendo muito mais eficaz que uma audiência judicial de conciliação. Porém, o Instituto Tutano de Pesquisa Avançada em Gastronomia descobriu que os componentes benéficos da pizza são potencializados se o alimento for consumido em uma pizzaria em Curitiba: a Funiculì.

Há três anos nas Mercês e há três meses no Centro Cívico, a Funiculì é a tradução para a realidade brazuca de uma típica pizzaria italiana. Ingredientes nobres, preparo cuidadoso e um proprietário que circula pelo salão com uma taça de vinho na mão: o chef Dudu Sperandio.

Nós juramos que a escolha do Funiculì para o Selo Tutano dessa semana não foi feita sob efeitos do open de vinho de R$ 25 que rola por lá. As pizzas são realmente excepcionais. Quando for conhecer – porque a gente sabe que depois de ler essa matéria você vai – só cuidado para não ficar feito cachorro assistindo frango assar. A cozinha fica bem aberta no salão e é praticamente impossível desviar o olhar.

Pizzas de excelência e ambiente democrático

Com vibe de casa de vó italiana, na Funiculì sempre cabe mais um. O ambiente é descontraído e aconchegante e a variedade de preços permite um ambiente bastante democrático. Famílias, casais, amigos. De tudo mesmo! É pet friendly, então dá até pra levar seu cãopanheiro.

Mas o diferencial mesmo é a qualidade das massas. As pizzas são bem recheadas. A massa crocante leva  24 horas descansando e depois são assadas em forno à lenha, de forma beeeem tradicional napoletana. Para completar, eles só usam ingredientes de alto padrão. Tá imaginando aí, né?

As mais famosas pizzas italianas do Funiculi são: Burrata e Presunto Parma (molho de tomate, mussarela, burrata e presunto parma), Trufas Negras (molho de tomate, mussarela e pasta de trufas negras) Quattro Formaggi (molho de tomate, mussarela, gruyiere, catupiry original e gorgonzola) e Calabresa Tradicional, (molho de tomate, mussarela, calabresa, cebola roxa e azeitona preta).

Pizza na Calçada

Uma ação legal do Funiculì é na sede do Centro Cívico. Todo último domingo do mês, a casa serve um menu com nove sabores especiais, com o Festival Pizza na Calçada. Das 11h às 19h são servidas pizzas individuais de 20 cm e taça de vinho (refil) por R$ 10, no espaço Piazza Del Fiume. O ambiente aberto e descontraído. Esse domingo, dia 24, vai rolar. Vale a pena conferir!

O chef Dudu Sperandio

O Dudu Sperandio é um chef apaixonado em desvendar lugares e sabores. E se for de bike, melhor. Em duas rodas já atravessou a América do Sul, da Argentina ao Paraguai.

Ele vem de uma família tradicional. Seus avós vendiam (chegando a serem proprietários de uma rede de dez lojas) ternos para a high society curitibana de então. Mas o negócio começou a desandar. Abriu uma lojinha no centro, mas sempre teve uma tesão por gastronomia.

Depois de tentativas falhas de fazer faculdades, Dudu foi passar uma temporada trabalhando em cozinhas de cruzeiros. Na volta, abriu o Ernesto Ristorante, cujo nome é uma bonitinha homenagem ao avô. E começou totalmente do ZERO. Ele mesmo reformou o espaço e até cadeira emprestada do Madalosso ele pegou, pra dar aquele empurrãozinho inicial.

Pela originalidade e qualidade das pizzas, a Funiculì leva o Selo Tutano dessa semana!

Funiculì

Rua Myltho Anselmo da Silva, 1438, Mercês
Rua Mateus Leme, 1098, Centro Cívico
Terça a quinta-feira, 18h30 às 23h
Sexta-feira e sábado, 18h30 à 00h
Domingo, 18h30 às 23h

Patrocinadores

Bodebrown
Stampa Food

Leia Mais

Roteiro gastronômico na Rua Mateus Leme, por André Bezerra
20 restaurantes italianos em Curitiba que o Beto indica
O guia da pizza em Curitiba
Funiculì

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(16)
  • Excelente
    14
  • Muito bom
    2
  • Normal
    0
  • Ruim
    0
  • Horrível
    0
DÊ SUA NOTA:
COMENTÁRIOS
  • Excelente, um guia indispensável. Nao esqueçam de nós enviar as novidade.