ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

Por que Curitiba é a capital gastronômica do mundo?

15 de setembro de 2017

(73)
Listamos 18 reasons why

Esqueça Paris, Nova York, Milão, Tóquio… Pense CU-RI-TI-BA. É sério. Da próxima vez em que você se encontrar em uma conversa profunda sobre gastronomia, você vai querer trazer o assunto Curitiba à tona. Pare e pense: em qual cidade neste mundo você come comida italiana, japonesa, alemã, árabe, árabe misturada com italiana, indiana, francesa, francesa misturada de novo com italiana, polonesa… Sua resposta  é Nova York? Talvez. Mas quer acertar mesmo? Diga Curitiba, a capital gastronômica do mundo.

Vamos aos fatos. Entenda por que Curitiba é A CAPITAL GASTRONÔMICA DO MUNDO.

1. Depois de conhecer o Batel Soho, o “Soho de Curitiba”, você não vai nem se lembrar do Soho em Nova York, ou Buenos Aires, Londres… O nosso é tesãaaao! Tem dezenas de restaurantes italianos, franceses, japoneses, vegetarianos, brasileiros. Melhor do mundo, disparado.

Happy Full House GIF - Find & Share on GIPHY

2. Em Curitiba até pão vira festa, piá! Sim, temos um Festival do Pão com Bolinho. Não tem um curitibano (com exceção dos vegetarianos e veganos) que não fique com vontade de comer um “pãozíneo com bolíneo” nas datas do festival.

3. Não tem festa só para o Pão com Bolinho, tem também para o HAMBÚRGUER. Temos CWBurguer Fest a cada 3 meses (chutando baixo).

4. Só em Curitiba come-se rollmops em todos os cantos da cidade. Aliás, come-se o melhor rollmops do mundo. “Quem disse?”, os especialistas da Tutano.

Fish Love GIF by neomagazinroyale - Find & Share on GIPHY

5. Só em Curitiba o cachorro-quente vem com vina. Em todos os outros lugares do mundo vem com salsicha. Essa é imbatível.

Sausage GIF - Find & Share on GIPHY

6. Continuando com a pauta vinas e salsichas, Curitiba tem o cachorro-quente mais “diferentão” do mundo. Nossa receita tem batata, milho, tomate, queijo ralado, cebola e mais um festival de ingredientes que fazem a vina ser mera coadjuvante.

7. Só em Curitiba tem carne de onça, que na verdade é patinho de boi. Isso junto com broa preta, azeite e verde. É patrimônio da cidade.

8. Feiras de rua. Todo dia tem uma feirinha gastronômica na cidade que vende comida chilena, baiana, polonesa, tem até doce de origem praga. Você até pensa que está dando uma volta ao mundo, mas não. É só uma volta na feira.

9. Festa na calçada com cerveja. Dependendo do bairro você visitar, vai achar que está entrando numa rave, mas não. É só uma calçada com uma multidão aglomerada para beber cerveja, na calçada.

10. Curitiba tem batatinha no cone. Peixe frito no cone. Sorry, Londres.

11. Em Curitiba está o Madalosso, que já ganhou o título de maior restaurante do mundo. E ele vende polenta e asinhas de frango frito, ou melhor, Asinhas do Madalosso. Não existe igual. <3

12. E esse restaurante italiano não está no nosso Little Italy, chamado Santa Felicidade: nosso bairro italiano com restaurantes de… comida italiana.

Spaghetti Italian Food GIF - Find & Share on GIPHY

14. Chineque. Em Curitiba você tem a doce alegria de encontrar chineque nas panificadoras da cidade. Chineque é esse doce da foto.

14. Pierogis do Tadeu e do Miro. Você pode viajar até a Polônia ou Ucrânia e nunca vai experimentar pierogis tão saborosos como estes.

15. Bar do Alemão e Submarino, bebida com chope e Steinhäger que já tem 35 anos de existência. Boatos que depois que os gringos experimentam e ficam “cozidos”, não querem voltar para os seus países. Principalmente os alemães.

16. Só Curitiba tem um OIL MAN. É uma pessoa. Mas ele é besuntado. Duvidamos que exista um ponto turístico ambulante como esse em outro lugar do mundo. Atualmente, parece que ele “largou os bets”, então talvez seja mais provável encontrá-lo por aí vestido.

17. PIPOTECA. Pipoca doce de pacotinho vendida desde 1978 na capital. Não vá para Paris pensando que vai encontrar Pipoteca, esse ouro é nosso!

18. Curitiba vai ganhar uma Starbucks e um restaurante do Jamie Oliver. Quem sabe Joël Robuchon não se anima também?

Jamie Oliver Thumbs Up GIF by CTV - Find & Share on GIPHY

Por enquanto é só! Se tiver mais motivos para complementar a nossa lista, mande nos comentários!

Millie Bobby Brown Eating GIF by Stranger Things - Find & Share on GIPHY

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(73)
  • Excelente
    37
  • Muito bom
    8
  • Normal
    10
  • Ruim
    7
  • Horrível
    11
DÊ SUA NOTA:
COMENTÁRIOS
  • Oie, vcs esqueceram a batata frita em torre, só não lembro onde vi, kkkk. Bjsdd

  • Verdade, Adriana! Obrigado por lembrar do Kebab. É uma delícia, mesmo! :)

  • Adorei a reportagem
    Só esqueceu do Kebab vendido e conhecido em toda Europa
    Só que o de Curtiba, Don Kebab até pela boca de estrangeiros é o melhor .. e tem vegano também inclusive um dos mais vendidos Kebab de falafel

  • Oi Beto!
    Maravilhosa reportagem!
    Como carioca há 3 anos em CWB só tenho que concordar! Fico ainda pasma com tantos sabores e tanto profissionalismo...produtor, fornecedor, equipes, proprietários sempre investindo e dos clientes maravilhosos sempre observando detalhes e melhorando dia a dia o que já é muito bom!
    E sem querer querendo...nem peço para lembrar que em Curitiba existe um lugar onde se toma a melhor sopa eslava (palavras de clientes..juro!) junto com o melhor e mais antigo sorvete Premium do Brasil!!! (37anos)
    Sim, só em Curitiba isso acontece!
    Em dias mui gelados vc monta seu sorvete num buffet com 30 sabores dos sonhos e quando fizer 39 graus vc fica na dúvida: uma canja ou talvez a fumegante sopa ucraniana borscht...ou a eslava carnIvora cheia de paprica, molho inglês, nata etc....ai droga! Duvida cruel! Sim.....concordo com tudo que escreveu!!!
    Muito bom!
    Abs

  • O costelão! É verdade, Rafael! ;)

  • Verdade, Silvia! Obrigado por lembrar! ;)

  • Como esquecer do "The Best Burger in The World"?

  • Esqueceram de falar do madero o qual tem o melhor cheesburguer, petit gateau, pão crocante etc

  • Esqueceram a maravilhosa mercadoteca no campo comprido

  • Tem costela as 4 da manha...

  • Ótimas sugestões, Benedito! Obrigado! :)

  • Não esquece alem do batel temos o Cabral , e Agora o Bacaheri com a Cadore que tem todas a comidas que vc listou e mais pelo menos 10 é muito bom também vale o passeio ...