ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

Queijos na sobremesa: muito além do Romeu e Julieta

10 de maio de 2016

(0)
Anota aí: 4 lugares para comer queijo

Você chega no restaurante com fome e ataca o couvert. Depois pede uma entrada e se regala com o prato principal. Daí chega na hora de escolher uma sobremesa e… pede uma tábua de queijos antes do pudim. Esse hábito europeu, intensificado pelas tradições gastronômicas francesas, existe por causa da ordem de comer salgado antes do doce. É também depois do vinho tinto (geralmente servido com o prato principal) que se serve o vinho do Porto, que combina com queijos. Para quem ainda não está satisfeito, é uma ótima oportunidade de saciar a fome restante.

A seleção que lhe for servida também deve ser degustada de acordo: os queijos frescos e moles antes dos mais duros, os de sabor mais leve antes dos azuis ou temperados. O ideal é que os queijos venham acompanhados de torradas, uvas, frutas secas e nozes, para agradar ainda mais ao paladar. Regras de etiqueta dizem que se deve deixar o rótulo e embalagem à mostra, para garantir a proveniência do quitute. Cada vez mais presentes nas tábuas são os queijos brasileiros. O sucesso do empório A Queijaria, na Vila Madalena, em São Paulo, prova que há bastante interesse pelos produtos regionais (grande parte de Minas Gerais). A loja, além de servir tábuas para degustação, oferece cursos sobre o universo da iguaria e também fornece bons restaurantes paulistanos. O site Mestre Queijeiro também oferece ótimos queijos artesanais.

A seleção que lhe for servida também deve ser degustada de acordo: os queijos frescos e moles antes dos mais duros, os de sabor mais leve antes dos azuis ou temperados.

Para montar uma tábua bacana e impressionar os convidados do seu próximo jantarzinho há dois endereços imbatíveis em Curitiba, tanto pela oferta quanto pelo serviço: o Bon Vivant, no Mercado Municipal, e a Mercearia Riograndense, nas Mercês. Peça para experimentar e saia de lá com a barriga cheia. Mas mesmo os queijos da Colônia Witmarsum, à venda em supermercados e panificadoras, são de alta qualidade e valem a degustação. Então, da próxima vez que tiver a oportunidade de degustar queijos antes da sobremesa, não perca a oportunidade. Se não sobrar espaço para o petit-gâteau, não tem problema.

A Queijaria
Rua Aspicuelta, 35, Vila Madalena. São Paulo-SP
Araxá / Canastra / Catauá

Bon Vivant
Mercado Municipal de Curitiba, banca 57/56. Curitiba-PR
Grana / Burrata / Mozzarella

Mercearia Riograndense
Av. Manoel Ribas, 660, Mercês. Curitiba-PR
Brillat-Savarin / Taleggio / Gouda

Colônia Witmarsum
Brie / Camembert / Appenzeller

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(0)
  • Excelente
    0
  • Muito bom
    0
  • Normal
    0
  • Ruim
    0
  • Horrível
    0
DÊ SUA NOTA: