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Quinoa, o supergrão

9 de maio de 2016

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Conheça os benefícios desse alimento e aprenda uma deliciosa salada de quinoa

Lá estava ela, sendo cultivada tranquilamente nos vales dos Andes, alimentando gerações de famílias peruanas, bolivianas e equatorianas. Antes de qualquer europeu pisar nas Américas, a quinoa já fazia parte da dieta dos incas. Só que, ao contrário dos tomates, batatas, chocolates, tabaco e milho, não foi carregada nas caravelas espanholas que levaram as maravilhas do Novo Mundo para a Europa e plantada nas colônias mundo afora.

Chega um belo dia, no século 21, nutricionistas ocidentais a redescobrem e se impressionam com suas propriedades nutritivas. Imagine que ela é glúten free e riquíssima em proteínas. Em pouco tempo, foi elevada ao status de superfood e virou moda, assim como a chia e o amaranto. Agora é cultivada não somente pelos camponeses andinos, mas também em enormes fazendas dos EUA e da Austrália, afinal, seu valor de mercado é bem mais alto do que o da soja ou trigo. Uma tonelada de quinoa vale US$ 3.000, em comparação aos US$ 300 do trigo. Ah, e ela é tão mágica que cresce até em climas mais secos!

A demanda pelo supergrão cresceu 300% entre 2007 e 2012. A FAO, agência da ONU responsável pela alimentação do planeta, declarou o ano de 2013 o Ano Internacional da Quinoa. Seu cultivo incentiva a fixação de populações no campo e, em muitos casos, tem revertido o êxodo rural nos países pobres da América do Sul, parte por causa do seu alto valor, mas também porque a colheita mais eficiente ainda é manual, o que exige muita mão de obra.

Por isso, assim como as latas de atum com o selo do golfinho, agora a Bolívia está investindo no selo da Quinoa Real, cultivada por pequenos fazendeiros, compradas a preço justo e sem pesticidas ou outros químicos. Vamos ver até onde o apetite global pela quinoa aguenta essas iniciativas.

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Mas se existir algo que você tenha que se lembrar sobre a quinoa, além de que ela é algo muito bom para a saúde, é que é facilíssimo de prepará-la. Para fazer uma deliciosa salada de quinoa, siga as instruções abaixo. Mais fácil que isso, só o Mobral.

  •  Abra o pacote e lave os grãos em uma peneira com água corrente. Ponha os grãos para ferver com um pouco de sal.
  • Assim que a água ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por uns 10 minutos.
  • Escorra a água e deixe esfriar.
  • Corte alguns tomates-cereja, pique azeitonas, amasse algumas amêndoas e misture aos grãos cozidos.
  • Se gostar, abra uma lata de grão-de-bico e junte na mistura.
  • Outra coisa gostosa é colocar pedacinhos de tâmara ou damasco seco.
  • Ainda dá também para colocar queijo cottage.
  • No final, tempere com um pouco mais de sal, pimenta-do-reino e azeite de oliva. Pronto, está feita a sua superssalada.

Informações Nutricionais: 100 gramas de quinoa cozida

  • Calorias – 120 kcal gordura – 2 gramas (quase nada, né?)
  • Colesterol – 0 (olha aí mais um ponto positivo)
  • Carboidratos – 21 gramas
  • Fibras alimentares – 3 gramas (11% dos valores diários)
  • Proteína – 4.4 gramas (o grão sem cozimento tem 14 gramas)
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