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A alimentação ideal para os praticantes de yoga

6 de março de 2016

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Várias dicas e uma receita para quem quer manter a prática sem abir mão dos prazeres da mesa

Nem só de folhas e ervas se alimentam os praticantes de yoga. Nessa entrevista, o instrutor Rodrigo Miró de Cordova fala sobre o que deve ser evitado ou consumido com moderação e explica que nada é proibido, basta equilíbrio e moderação.

Muitas pessoas acreditam que os praticantes de yoga são necessariamente vegetarianos, não bebem, não comem doces etc. É isso mesmo?

Não é obrigatório. Conheço inclusive professores sérios, que praticam há muitos anos, e não têm nenhuma restrição a comida ou bebida. Mas é claro que ter uma vida mais saudável, com uma alimentação equilibrada, ajuda a alcançar práticas mais profundas, com mais benefícios. Mas tudo depende do organismo de cada um.

Então você não impõe nenhuma restrição a seus alunos?

Apenas para a refeição antes da prática, que é evitar carne e derivados do leite. Mas a razão disso é que esses alimentos são difíceis de digerir e deixam o fígado intoxicado. Como o método que eu pratico (iyengar yoga) trabalha a força e a flexibilidade, algumas pessoas com organismo mais sensível podem ficar tontas e enjoadas.

Você percebe diferença no aluno, dependendo de como ele se alimentou antes da aula?

Sem dúvida, é notável. Dependendo do que a pessoa comeu antes, fica indisposta e sem energia para se concentrar na prática.

E você, é vegetariano?

Sim, sempre tive uma alimentação mais vegetariana. Já fui adepto da macrobiótica, em que até a maneira como os alimentos são cortados influencia. Mas agora sou um vegetariano que come peixe.

E o que você come antes de praticar yoga, como é a sua rotina de alimentação?

Bom, pela manhã, não como nada, apenas tomo um chá de gengibre com mel e limão. Na hora do almoço, antes da refeição eu como uma laranja e tomo um suco verde. Daí sim, almoço, equilibrando salada, legumes, grão de bico, lentilha, essas coisas.

Explica pra gente qual é a da laranja e do suco verde antes da refeição?

Bom, nas minhas pesquisas aprendi que as frutas – com exceção do mamão, abacaxi e abacate, se não me engano – devem ser sempre comidas antes da refeição, ao contrário do que a maioria das pessoas acredita ser melhor. Isso porque, quando ingerimos logo depois, elas fermentam a refeição, pesam e dificultam o processo. Já o suco verde, além de conter uma forte carga de cálcio, substituindo a necessidade de leite e derivados, ajuda a limpar os rins e o estômago, trabalha junto na purificação do organismo.

E quais outras dicas e recomendações você dá para quem pratica yoga ou quer praticar, sem abrir mão da carne, doce etc.?

Evitar farinha, pão, glúten, essas coisas que tardam a digestão e gastam muita energia do organismo. Nas refeições, não misturar carboidrato com amido ou carboidrato com proteína. Durante o dia, prefira coisas cruas, que trazem energia, e à noite, cozidas, pois são mais fáceis de digerir. Traga mais orgânicos para sua mesa e menos industrializados.

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Receita Suco Verde:

Coloque no liquidificador água, couve, salsinha e bata bem. Depois, descasque um limão e bata junto. Quem quiser pode ainda acrescentar hortelã e abacaxi, que são ótimos para desintoxicar.

Dica:

Em vez de bater com água normal, experimente usar “água de chia”. A semente é um ingrediente poderoso. Basta colocar uma colher de chia em um copo de água e deixar por 30 minutos. Isso vai se transformar em um gel ótimo para a digestão.

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COMENTÁRIOS
  • Não existe vegetariano que come peixe, pois peixe é um animal. Você não é vegetariano e falar isso é um desserviço para o esclarecimento das pessoas no assunto. Vegetariano é aquele só consome alimentos de origem vegetal. Eu vim aqui para estudar sobre, mas perdeu a credibilidade aí. Alguém já viu peixe crescer em árvore?