A crise da Covid-19 alterou o comportamento de consumo, fez um estrago na receita dos restaurantes e tirou todo mundo da zona de conforto (se é que existia). Mas é hora do “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”. Para recomeçar, o dono ou gestor do negócio (seja um buffet ou serviço à la carte, pizzaria, churrascaria, panificadora, hamburgueria, etc) precisa reconfigurar o salão, a operação e a maneira de atender. Entramos em outro padrão.
“Restaurantes pós-pandemia terão novos custos fixos, cardápio mais enxuto, um outro jeito de servir e mais atenção ainda no relacionamento com o cliente. Não é preciso criar nada ou reinventar a roda. A gente tem que escolher o que faz de melhor e entender como o cliente quer receber a comida e como ele quer ser atendido no salão. De agora em diante, a confiança nas medidas de higiene e limpeza vão medir a escolha do consumidor por um bom tempo”, diz Beto Madalosso, empresário, orientador em cursos de gestão de restaurantes e criador dessa belezinha chamada Tutano Gastronomia 🙂
Filosofia para donos de restaurantes
Filósofos fazem perguntas para encontrar verdades, então vamos filosofar. Sugerimos que donos e gestores de restaurantes busquem respostas para 15 perguntas, algumas bem práticas, outras nem tanto:
- Como será a postura dos garçons em restaurantes pós-pandemia?
- Onde estará o cardápio: escrito na parede ou no jogo americano descartável? Enviado no WhatsApp do cliente ou capturado por QRCode?
- Haverá chão demarcado sinalizando espaçamento entre as pessoas?
- Talheres e pratos estarão disponíveis de que maneira?
- O restaurante vai oferecer máscaras padronizadas para a equipe? Recomendará que o funcionário troque com qual frequência?
- Como você vai convencer o público de que seu restaurante é um lugar seguro contra a contaminação da Covid-19 ?
- Com a redução de mesas no salão, quantos giros serão necessários por dia para manter a saúde financeira do restaurante?
- Vai manter o take-away? Ou aderir, se ainda não embarcou nessa?
- Os produtos que precisam de embalagens, terão qual identidade visual? Serão sustentáveis? Retornáveis, talvez?
- Quais pratos podem ter custo de produção reduzido, sem perder a qualidade?
- Quem serão os seus clientes após o isolamento social?
- O que você está fazendo para seus clientes retornarem ao restaurante após o isolamento?
- Quanto seu cliente estará disposto a pagar depois da pandemia?
- Manter o preço de antes da pandemia, oferecendo outra experiência. Como o seu cliente vai entender que é justo para os dois lados?
- Quem serão seus fornecedores?
Essa lista poderia chegar a 50 perguntas (facinho!). Quanto maior o questionamento e mais respostas aparecerem, melhor será para a tomada de decisões.
Restaurantes pós-pandemia
Continue acompanhando essa série especial para donos e gestores de restaurantes. No próximo post, vamos trazer as mudanças que donos de negócios gastronômicos estão projetando ou já aplicando em suas operações.
Leia também:
10 mandamentos para a nova normalidade