6 lugares para levar aquele seu amigo “veg”

0
727

Quem é vegetariano, vegano, tem uma alimentação mais controlada ou algum tipo de restrição alimentar sabe que é superdifícil comer fora de casa. Quando saio com minhas amigas, elas geralmente sugerem: “Ah, Gabi, escolha você aonde ir porque é você ‘quem não pode comer nada’!”. Então, na minha primeira matéria por aqui, vim contar um pouco de alguns lugares que gosto de ir, que admiro os ideais, e que têm opções pra todos os gostos! Procurei sugerir desde um cafezinho até um restaurante para aquele evento mais especial.

Quintana Café

O Quintana foi um caso de amor à primeira vista/garfada, pra mim! Depois que você começa a se alimentar melhor e se aventurar no mundo dos temperos (que são riquíssimos nos mais diversos nutrientes), não é qualquer comida que ganha seu coração. E no Quintana é assim, “até a salada” te encanta!

Eles descrevem seu trabalho como Ecograstronomia Cultural. Bizarro, né? Bizarro e lindo! O termo refere-se a tudo o que eles acreditam e praticam lá dentro. Saca só: “Apreciamos os ingredientes naturais, valorizamos o que está ao nosso redor, e vemos nossos pratos como um prazer que vai além do paladar, mas também nos instiga a refletir, lembrar momentos importantes e sentir o prazer da alimentação. Com isso, definimos nossa culinária com um termo simples e direto: ecogastronomia cultural. Nossa missão? Servir e surpreender.”.

Nossa missão? Servir e surpreender.

Vou tentar resumir: cada dia da semana o buffet é inspirado em uma região do mundo, trazendo os mais diversos sabores ao nosso alcance. Tem prato vegetariano, vegano, com carne, com peixe, sem lactose, sem glúten – pra todos os gostos! Se você não estiver afim de se aventurar, pode pedir pelos pratos mais tradicionais do à la carte ou mesmo ir um pouquinho mais tarde pra um cafezinho e um pedaço de torta. Nas paredes, exposições de arte rotativas. Na biblioteca, mais de 2 mil títulos que você pode ler por lá, e aproveitar o ambiente delicioso, ou pegar emprestado. Os resíduos produzidos por eles vão todos pra compostagem, que é feita lá mesmo, e se torna adubo para depois ser aplicado na horta que eles têm na área externa.

É ou não é muito amor? E acredite, tem mais! Mas vou deixar a curiosidade no ar pra que você possa ir lá conhecer e ter sua própria experiência nesse lugarzinho mágico.

Endereço: Avenida do Batel, 1440, Batel
Telefone: (41) 3078-8944
Site: www.quintanacafe.com.br
E-mail: quintanacafe@gmail.com
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta, das 11h30 às 14h30
Fins de semana e feriados, das 11h30 às 15h30
Café: até às 16h

Quintana - Atleta Veg 1

Veg e Lev

Estive lá desde a primeira semana, dei meus pitacos no softoppening, acompanhei as trocas do cardápio, sofri com a retirada da pera ao vinho das sobremesas, mantenho minha escolha do nhoque de banana da terra religiosamente. Desde a proximidade da minha casa, até a qualidade dos ingredientes e do sabor, tudo me encanta por lá!

Tive a felicidade de conhecer o Miro – um dos três sócios – recentemente, e ele me contou um pouco de como o Veg e Lev foi idealizado desde antes de sua inauguração, e como ele funciona hoje (você pode conferir essa matéria aqui). Me apaixonei ainda mais!

Porque a gente não quer que você repense apenas o que você come. A gente quer repensar todo o processo.

Considerado um restaurante de comida saudável e funcional, o Veg e Lev tem opções sem glúten, sem lactose, veganas, vegetarianas e com carne magra orgânica. O cardápio foi elaborado com a consultoria da nutricionista Astrid Pfeiffer, do Cheff Rafael Rupp, e por uma equipe que está sempre pensando fora dos padrões da culinária saudável. Eles têm um menu reduzido: são 5 pratos quentes que mudam a cada dia e, de quinta a sábado, tem ainda o prato especial do dia. Essa proposta é bacana porque evita o desperdício da produção de comida em larga escala. Tem sustentabilidade, qualidade, atenção e carinho em tudo por ali! Um dos maiores sucessos da casa é o Gnocchi de Banana da Terra ao Tri Funghi (sim, aquele que comentei lá em cima / esse da foto). De sobremesa, não deixe de provar o bolo trufado de chocolate – ridículo de maravilhoso!!

O lema deles é: “Porque a gente não quer que você repense apenas o que você come. A gente quer repensar todo o processo”. ♥

Endereço: Alameda Prudente de Moraes, 1218, Centro
Telefone: (41) 3121-1218
Site:  www.vegelev.com.br
E-mail: contato@vegelev.com.br
Horário de funcionamento: 
Segunda a sexta: 11h30 às 14h30
Sábado: 12h às 15h

Veg e Lev 3 - Atleta Veg 2

New York Café

Se existe alguém que não goste do NY Café, não conheço! É daqueles lugares que você vê, na mesma mesa, a tia avó doidinha, a mãe conservadora, a filha ***, o primo hipster e a vó perua. Hahahaha. Tem opção pra todos os gostos, estilos e restrições. Eu, que tento me alimentar de forma mais natural possível, abro todas as exceções quando vou lá, e sabe por quê? Porque sei que é feito com carinho e cuidado, e isso é mais poderoso que qualquer carboidrato em excesso! Até o pão e os molhos são feitos lá dentro! Em uma conversa com o Miro, do Veg e Lev, levantamos o seguinte ponto de vista: quando você conhece o Luiz, dono e chefe do café, e a sua esposa, Diele, e acompanha seus projetos, você entende por que eles têm essa preocupação em atender a todos. O estabelecimento sempre tem a cara do dono, exprime sua essência, e ali dentro você vive a inclusão nas suas mais variadas faces.

Eu, que tento me alimentar de forma mais natural possível, abro todas as exceções quando vou lá, e sabe por quê? Porque sei que é feito com carinho e cuidado, e isso é mais poderoso que qualquer carboidrato em excesso!

A proposta do New York Café é trazer um pedaço da metrópole norte-americana pra Curitiba. Eles têm um cardápio enorme, cheio de delicias, e recheado de opções veganas! Você encontra desde sanduíches servidos nos bagels, (pães em formato de anel), até milk shake com sabor exótico. Entre as sobremesas, destaca-se o cheesecake, que tem opaco vegana, e o famoso bolo de cenoura com glace. Além de tudo, eles servem um blend exclusivo de café, e uma pink lemonade louca de boa! E sabe o que é mais amor? Grande parte do cardápio pode ser adaptado para vegetarianos, veganos, celíacos e intolerantes à lactose, e o café tem rampa com corrimão em duas alturas, fluxo adequado para cadeirantes, dois banheiros acessíveis a deficientes físicos e cardápio disponível em braile e ampliado.

Endereço: Rua XV de Novembro, 2916, Alto da XV
Telefone: (41) 3077-6922
Site: www.newyorkcafe.com.br
E-mail: contato@newyorkcafe.com.br
Horário de funcionamento: 
Terça a sábado: 11h às 23h
Domingo: 14h às 21h
Segunda: não abre

New York 3 - Atleta Veg 2

Chokolat Chocolateria

A primeira palavra que vem na minha cabeça é Samosas, a segunda também, a terceira é chutney, hahahaha. O Edu e a Elo saberiam que sou eu escrevendo este texto só de ler essa primeira frase! Sou completamente apaixonada e fascinada pelas deliciosas Samosas que eles servem por lá. Mas não só. Também foi meu melhor crème brûlée, e o primeiro lugar em que eu me senti amada depois de descobrir minha intolerância à lactose, ao encontrar a verrine de frutas vermelhas maravilhosa deles, que é feita a base de leite de coco!

O primeiro lugar em que eu me senti amada depois de descobrir minha intolerância à lactose.

Apesar da localização central, quando lá dentro, você se sente num vilarejo calmo e aconchegante. A Chokolat tem inspiração francesa e, além dos doces e cafés maravilhosos, serve menu indiano/tailandês incrível também. Você pode optar por uma tartelete leve, com chá gelado, ou mesmo um belo waffle de queijo com chocolate quente. O mesmo para as sobremesas, éclair ou sticky date, levinha ou mais substanciosa, qualquer que seja sua escolha, vai valer a pena!

Eles sempre buscam parcerias com produtores e artistas curitibanos, com o objetivo de valorizar e incentivar a cultura local. E seu amor pelo fofinho Ginger os inspirou a ter um espaço petfriendly. Então, pode levar seu bichinho que ele é bem-vindo por lá!

O único ponto fraco é que eles não têm opções veganas, mas alguns pratos podem ser adequados. 😉

Endereço: Av. do Batel, 1190, Batel
Telefone: (41) 3527-1639
Site: www.facebook.com/chokolatchocolateria
E-mail: chokolatchocolateria@gmail.com
Horário de funcionamento: 
Terça a sábado: 14h às 21h
Domingo: 14h às 20h

Chokolat - Atleta Veg 5

Barba Hamburgueria

Eu quase tenho cartão VIP do Barba, hahaha. Moro a uns 30 passos de lá, então sempre que bate aquela vontade de um hambúrguer, tô lá! Até porque, poder escolher entre quatro opções de hambúrgueres veganos, e mais de 10 acompanhamentos: muito luxo pra quem foi taxada como tendo “restrição alimentar”.

Assim que você entra, se sente parte de um filme bem bizarro, uma mistura de piratas assustadores, com pinups descoladas. Parece que até os atendentes fazem parte da temática. Confesso que, das primeiras vezes que fui lá, tinha medo deles, hahaha, mas eles são muito bacanas 🙂

Poder escolher entre quatro opções de hambúrgueres veganos, e mais de 10 acompanhamentos: muito luxo pra quem foi taxada como tendo “restrição alimentar.

No menu, os sanduíches têm nome de piratas e você pode pedir acompanhamento de batatas ou nuggets veganos. Entre os mais pedidos estão o Francis Drake (pão, hambúrguer, cebola frita com molho inglês e queijo cheddar, acompanhado de fritas ou chips), o Capitain Hook, recheado com cream cheese, e o Mary Read, com molho barbecue e queijo provolone. Recentemente, incrementaram o cardápio com duas opções estritamente veganas, e eu adorei o que acompanha crispy de cebola, linguiça e barbecue. Além disso, agora também podemos desfrutar de sorvetes veganos nos sabores pacova e chocolate! Para beber, chopes e cervejas nacionais e importadas, incluindo algumas artesanais da região, como a Diabólica.

Endereço: Av. Vicente Machado, 642, Batel
Telefone: (41) 3322-7506
Site: www.facebook.com/barba.hamburgueria
E-mail: obarbahamburgueria@gmail.com
Horário de funcionamento:
Terça a sábado: 19h à 1h30

Barba - Atleta Veg

Swadisht

Se você já foi lá, sabe bem por que ele tá aqui! É muito difícil pra quem tem uma alimentação equilibrada e vegetariana/vegana sair pra comer à noite. Sim, ele é aquele lugar pra ir numa ocasião especial porque o preço é bem salgadinho, mas eu te garanto: vale todos os centavos!

Rica em especiarias com cores, aromas e sabores marcantes, este espaço foi pensado para aguçar e acalentar todos os sentidos.

Especializado na tradicional comida indiana, o restaurante é o local ideal para aqueles que apreciam as cores e os sabores dos pratos típicos dessa cultura milenar tão rica! O cardápio possui mais de 80 opções de pratos para os mais variados paladares. Acompanhando as deliciosas iguarias, estão presentes também os temperos tradicionais da região, como cravo, açafrão, gengibre, canela, cardamomo, hortelã e anis estrelado, além de diversas pimentas que adicionam ao prato sabores únicos. Ah, e se você não curte muito pimenta, pode escolher entre os níveis de “apimentado”.

Em hindi, ‘swadisht’ significa saboroso, delicioso, e esse espaço é, de fato, delicioso em todos os sentidos! Segundo eles, “o foco do restaurante é oferecer novas experiências, alimentar o corpo, e a alma, enriquecendo o paladar e a vivência de quem se aventura em desbravá-lo”. Não é à toa que a casa já tem 11 anos de muito sucesso! Com certeza, eles são uma das maiores provas de que a culinária vegana e vegetariana também pode ser fina e surpreendente.

Endereço: Av. Vicente Machado, 2036, Batel
Telefone: (41) 3015-1056
Site: www.swadisht.com.br
E-mail: contato@swadisth.com.br
Horário de funcionamento:
Segunda a quinta, das 19 às 23h30
Sexta e sábado das 19 à meia-noite

Swadisht_palak paneer

E aí, já foi em algum desses? Me conta o que achou 🙂

Se ainda não foi, pega o celular e liga para aquele amigo vegetariano e marca uma saidinha, aposto que vocês vão adorar!

Quando estiver sem ideia de onde ir, pode acessar o mapa do Atleta Veg e conferir onde tem opções pra você 😉
atletaveg.com.br/mapa-atleta-veg

opc%cc%a7a%cc%83o_03

A Gabi é arquiteta urbanista e metida a cozinheira! Desde que entrou no mundo do esporte, mudou sua alimentação, o olhar sobre o mundo e sobre seu corpo. Hoje é maratonista, autora do blog Flor de Sal e colunista do Presunto Vegetariano e estuda para ser chef especialista em culinária veg.

Leia mais:

Dicas (+receita) pré-treino
Ceviche Veg: a versão animal-free