ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

Selo Tutano para Espetinhos Daniel e Xixo

3 de maio de 2018

(120)
Casa que faz relembrar os churrascos de família

Espetinho bom é aquele feito atrás de casa no domingo, com a mãe gritando que as roupas do varal vão ficar fedendo fumaça, vizinhança na janela com inveja e a família toda na mesa com o estômago roncando. Mas há 20 anos, o Daniel e o Xixo, filho e pai, conseguiram a proeza de trazer esse ritual do espetinho familiar para um restaurante, fazendo dele um lugar tão íntimo que você nem sente saudade de casa.

O Espetinhos Daniel e Xixo começou com a devolução de um presente. Um amigo do Xixo inventou de vender espetinhos e pediu de presente uma churrasqueira, mas o negócio não vingou e acabou devolvendo o presente. Daniel, que estava atrás de um emprego que pudesse lhe render dinheiro o bastante para comprar um carro, decidiu assumir o controle da churrasqueira e ver se o negócio funcionava na mão dele. Deu tão certo, que hoje ele tem dois carros na garagem.

Foi em uma das esquinas do bairro Hugo Lange que o Daniel começou a fazer história. Ele mesmo temperava, fazia os cortes e assava tudo sob o olhar atento do pai. Funcionou assim durante dois anos, mas eles perceberam que a estrutura em lona já não era mais suficiente para atender a clientela que só crescia. Foram então para um galpão de um tio que criava porcos e galinhas, onde o restaurante funciona até hoje.

Em todos esses anos de história, as coisas mais importantes não mudaram. O Daniel continua liderando a churrasqueira, o Xixo continua lavando a louça, recebendo os clientes e conferindo se tudo está nos conformes. Mas, o principal, é que a simplicidade ainda impera no Espetinhos Daniel e Xixo e isso não se dá apenas pelas mesas e cadeiras de plástico e a estrutura de barracão de igreja. É a postura deles, de tratar desembargadores, juízes e políticos que frequentam a casa, da mesma forma que tratam eu e você, gente como a gente.

Deixe qualquer cerimônia de lado. Chegue na casa, olhe o cardápio na parede e escolha o que comer. Espetinho de alcatra, de picanha de cordeiro, de frango, de kafta, de pernil, de coração, de queijo, de linguiça ou pão de alho. Mas o prato cobiçado vai ser sempre o da mesa ao lado. Você mal termina de comer o seu que o braço já sobe sozinho chamando o garçom para dizer “Me vê um igual aquele ali, por favor?”.

A história do Espetinhos Daniel e Xixo é como aquela piada contada pelo seu avô em sua infância: você quer ouvir sempre que puder, mas se não for ele a contar, a graça não é tanta. É por isso que a Tutano te incentiva a conhecer esse lugar e a bater um papo com o Xixo.

Por resgatar em nós os jantares familiares perdidos e instigar o desejo de voltar, o Selo Tutano Gastronomia de hoje vai para o Espetinhos Daniel e Xixo.

Espetinhos Daniel e Xixo

Rua Dr. Goulin, 980, Hugo Lange
(41) 3263-4302
Quarta-feira a sábado, 18h às 23h

Patrocinadores:

Bodebrown
Stampa Food

Leia mais:

Tuk-Tuk ganha Selo Tutano
O Paraguassu Grelhados também é Selo Tutano

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(120)
  • Excelente
    100
  • Muito bom
    5
  • Normal
    3
  • Ruim
    6
  • Horrível
    6
DÊ SUA NOTA:
COMENTÁRIOS
  • Tudo um maravilha, atendimento, espetinhos deliciosos... parabéns Xixo!!

  • Poxa, André. Assim que a gente até chora! Valeu! <3

  • Não sei se é mais gostoso comer um espetinho do Daniel e do Xixo ou ler essa matéria.. História deliciosa, contada com muita inspiração e lirismo, pensei na minha família, lembrei da infância. Merecidíssimo Selo, um presente ter a história da casa contada dessa maneira.