Serviços de catering em Curitiba, por André Bezerra

0
2377
Nicole Hauer, Asian Food. Foto: André Bezerra

Fim de ano, festas, férias, praia, presentes e receber os amigos. Quem são as profissionais que estão do outro lado da linha ou do balcão para te atender – ou sua empresa – na hora de encomendar o que comer? Buscando indicar algumas soluções bacanas, enviamos nosso detetive vira-latas em missão especial. É claro que ele não se contentou em simplesmente levantar cardápios e contatos. Por isso entrou nas cozinhas, experimentou menus e praticamente invadiu um jantar fechado em um apartamento bem bacana no Ecoville. Só faltou nosso colunista limpar o dedo no fundo das panelas e nas coberturas das sobremesas.

Descortinamos um pouco sobre o perfil e a rotina dessas cozinheiras que estão mandando muito bem no chamado serviço de catering. Elas são jovens disciplinadíssimas, organizadas, têm formação superior, muitas vezes fazem dupla jornada, praticam esportes, estão antenadas nos melhores produtos e fornecedores, buscam oferecer cardápios bem equilibrados, viajam para descobrir tendências e o foco delas é prestar serviço e promover o bem-estar para seus clientes.

E nas horas vagas? “A gente brinca de pique-esconde, assiste os canais que terminam em “Kids” e conta histórias”, respondeu uma das nossas entrevistadas. Isso mesmo, elas também são mães, esposas, namoradas e donas-de-casa. Leia, em ordem alfabética dos nomes, o que tem pra hoje:

Asian Food by Nicole Hauer

Fomos ao encontro da Nicole no endereço que ela passou por telefone:

“Mas Nicole, é na sua casa?”

“Não. É o endereço de uma prima para quem vou cozinhar. É uma festa de fim de ano dela para os amigos.”

“Não vai ficar chato?”

“Já falei com ela. Você é meu convidado, janta conosco e já conversamos. Vou preparar um belo prato à base de camarões graúdos. Aprendi a receita na minha última viagem à Tailândia, para estudar gastronomia.”

“Ok, passa o endereço e horário.”

Chegamos dando boa noite para todos na sala e entramos direto na cozinha. Ali estava um dos mise en place mais organizados que já vimos. A Nicole, usando uma doma impecável, contou tudo sobre como o serviço personalizado dela começou depois que se apaixonou pela comida de uma senhorinha na Tailândia, durante a viagem de lua-de-mel.

“Nicole, sensacional, adoro Pad Thai.”

“Não é Pad Thai hoje, Bezerra. Vou preparar um Nasi Goreng. É com arroz.”

“Entendi. Obrigado, Nicole. Eu adoro comida tailandesa.”

“Minha cozinha é do sudeste asiático, Bezerra.”

“Perfeitamente Nicole, sudeste asiático. Vou tomar nota.”

Enquanto a Nicole preparava aquele prato maravilhoso, eu ouvia a história que ia me contando:

Ela é sócia numa corretora de seguros e vem se tornando uma digital influencer nas redes sociais. Através da ajuda de um trabalho informal que realiza com um amigo que tem uma corretora de câmbio, ela acabou fazendo uma poupança para viajar e conhecer o mundo. Isso tudo inspira assuntos interessantes, ajuda a aumentar a rede de relacionamentos dela e uma coisa vai levando à outra. Daí a passarem para pedir para que ela cozinhasse nas casas das pessoas, foi mais rápido do que falar Pad Thai.

Ela é mãe da Nina (9) e do Theo (3). Nas horas vagas, além da fila de compromissos sociais, não abre mão do esporte: corre, malha e faz aulas de luta. Com esse perfil e o volume de histórias pra contar, a Nicole às vezes se vê obrigada a superar um problema:

“Tenho dificuldade em montar um time e atender todos os pedidos de almoços e jantares, as pessoas normalmente fazem questão que eu vá”.

O serviço custa, em média, R$60,00 por pessoa. Se quiser incluir entradas, por mais R$10,00 dá para escolher bolinhos de tapioca ou rolinhos vietnamitas. No inverno tem as sopas.

De segunda a quinta-feira, o número mínimo para um grupo são dez pessoas, sexta-feira e domingo são 15, sábado são 20.

Dica Tutano: ao longo de janeiro a Nicole atende no litoral paranaense. Inclusive o fornecedor de camarões dela está lá.

Onde encomendar:
(41) 99962-0257
Instagram: @nicolehauer

Confitness

A Debora Romanel se formou engenheira civil. Ao longo de mais de dez anos, tocou obras importantes para a Embraer, Angloamerican e Alcoa. Esteve à frente de times numerosos de engenheiros e obreiros em projetos de altíssima complexidade entre São Paulo, interior e Belo Horizonte. De volta a Curitiba, decidiu que era hora de estar mais próxima dos pais, Irene e Gilberto. Comprou dois lindos gatos, apartamento e montou a cozinha dos sonhos dela.

Fez cursos de confeitaria e estudou processos. Nos incríveis bolos e panetones que ela cria ou adapta receitas, prioriza produtos naturais – “gosto de dizer que trabalho com gastronomia saudável”, conta. A essência de baunilha, por exemplo, foi feita em casa. Os destaques são o bolo de cerveja Stout com cobertura e recheio de Philadelphia, o Bolo da Vida e os panetones. Como ela vende no peso, é possível encomendar nas versões “mini”, e presentear amigos, clientes ou colaboradores.

Uma curiosidade: a Debora é síndica do prédio onde mora, no Centro de Curitiba, e lida com mais de noventa famílias de condôminos. Sobra tempo? Naturalmente. Ela malha seis vezes por semana na academia, faz aulas de dança, viaja bastante e adora preparar jantares para os amigos e para o namorado, João.

Onde encomendar:
(41) 99261-6706
Instagram: @confitnessconfeitaria
E-mail: contato@confitnessconfeitaria.com.br

Fábrica Cafeteria

A Bruna Gonçalves já fazia faculdade particular quando precisou de um reforço para ajudar nas despesas. Nessa época passava horas ao telefone, fazendo interurbano para Avaré-SP. Do outro lado da linha, a amiga Aline, paciente, ensinava receitas para ela: eram brigadeiros, cupcakes e bolinhos doces. A “Bru”, como é chamada por todos, errava, depois acertava, colocava os bolinhos em caixas no porta-malas do carro e vendia tudo aos colegas, amigos e amigos de amigos. Apaixonada por cafeína, decidiu unir o útil ao agradável e abriu o Varanda Café.

“Tinha dias que eu abria, fechava, e não tinha entrado uma viva alma no Café”, relembrou a Bruna. “E aí, Bru? Como é que foi?” Novamente ela recorreu aos amigos: convidava músicos, poetas e escritores para o Café. Encomendou panfletos impressos e pendurou uma placa na fachada – Sábado, dia tal – Varanda Cultural. Ela fazia uma promoção bacana nas redes sociais e as pessoas começaram a aparecer. Entre xícaras de café, bolos e doces deliciosos preparados pela Bruna, o Varanda Cultural começou a se tornar referência.

Um dia um casal de frequentadores chamou a “boleira empreendedora” para conversar. Eram os Ceschin, donos da Fábrica Gourmet, hamburgueria que está indo para a terceira unidade em Curitiba. Da sociedade que propuseram à Bruna, nasceu a Fábrica Cafeteria, junto à Fábrica Gourmet da Av. das Torres. O ambiente e eventos culturais seguem intactos. A cozinha e número de fãs do café, bolos e doces da Bruna, se multiplicam como formigas no açúcar. Tanto que, quem quiser encomendar pedidos para o período de festas, é melhor acelerar e garantir.

Dica Tutano: não perca os panetones recheados e vá até a Fábrica tomar um bule de café com os mini-churros e doce de leite. Os nomes dos panetones são: Paçocatone, Churrostone, Chocotone e Ninhotone com brigadeiro de Nutella. Este último fez o nosso colunista praticamente perder o rumo da casa dele.

Onde encomendar:
(41) 99926-6162
Facebook: Fabrica Cafeteria
Instagram: @fabricacafeteria

Food Creations

A gaúcha Danielle Martins é o que os profissionais do esporte chamam de atleta. Há uma diferença entre o esportista e o atleta. Ela vem conquistando títulos de 1º ou 2º lugares em alguns dos principais campeonatos estaduais de ciclismo, do ano passado para cá. Atualmente ela treina triathlon na academia. Além disso, é corretora de imóveis e vende, em sua maioria, apartamentos de alto padrão no Ecoville, bairro onde mora e mantém sua cozinha.

A saúde e bem estar estão no topo da lista de prioridades para que um prato entre no cardápio da Food Creations. Tanto que a Danielle se propõe a customizar os cardápios diante da necessidade pessoal de cada cliente, se ele desejar. “A pessoa pode ter uma performance bem melhor e viver mais a partir da dieta alimentar. Isso não significa comer pouco, ou mal, ou lançar mão de alimentação sem sabor”, ensinou-nos a gaúcha.

E é fato. O jantar que provamos nos conquistou justamente pelas cores, apresentação e sabor: de entrada, comemos uma sopa de bererraba assada com maçã e especiarias. Em seguida, pão com ovo caipira, temperado com várias especiarias frescas. Sensacional. De sobremesa, waffle funcional: massa com baunilha e chia, pasta integral de amendoim e cobertura de frutas da estação. Uma belíssima refeição que você pode encomendar e começar 2018 com alta performance.

A Dani, além de atleta, cozinheira e corretora, é mãe da Malu (12) e do Ian (3). Ambos adoram acompanhar a dieta da mãe, embora não sejam obrigados a isso.

Dica Tutano: converse com esta atleta. Ela vai montar um cardápio totalmente customizado para você, baseado não apenas nas suas necessidades, mas também levando em conta a sua rotina, aspirações e ritmo de vida. Você pode, inclusive, contratar o serviço para festas infantis, coffee breaks ou almoços/jantares para amigos.  Encomendas para ceias de natal e ano novo – com opções vegetarianas e sem lactose – até dia 19 de dezembro. Depois, apenas a partir de janeiro.

Onde encomendar:
(41) 99677-9898
Facebook: Food Creations
Instagram: @foodcreationscwb

Les Copines

Nos tempos do colégio, a curitibana Vaneska Berçani se transferiu de volta do Rio a Curitiba, junto com a família. No primeiro dia de aula sentou-se, embora não soubesse, entre duas primas. Eram as jovens Anauila e Giovana Madalosso. Acabaram tornando-se amigas de décadas e, transcorridos anos, a Giovana se transferiu para São Paulo. Vaneska e Anauila ficaram e se formaram em direito e publicidade, respectivamente. Acabaram assumindo restaurantes, cada uma o seu. A Anauila, que cresceu dentro da cozinha da família Madalosso, trabalhou no Dom Antônio e passou a comandar o Spring – com os irmãos Marco e Thais – hoje com três unidades em Curitiba. Em 2001 a Vaneska fez sociedade com o Seu Jean (Abdo), antigo dono do tradicional Oriente Árabe e, juntos, abriram o restaurante Velho Oriente.

Em 2008, as duas amigas decidiram abrir, juntas, uma operação para atender eventos com refeições completas. Nascia o Les Copines. Muito experientes, apesar da pouca idade, criaram cardápios diferenciados para atenderem acima de 30 pessoas. Conforme a necessidade, elas conseguem incluir equipes de garçons, bartenders e locar até as louças e material de apoio.

Foi a Anauila quem nos respondeu que nas horas vagas brinca de pique-esconde. Ela é mãe da Cecília (6) e do João (4). A Vaneska é mãe do Miguel (6) e do Vicente (4).

Dicas Tutano: além dos serviços do Les Copines, se você quiser ser atendido individualmente, o Empório Spring agregou outras soluções: o Supera Fit tem congelados para encomenda e faz serviço de delivery. São sopas, pratos e até refeições completas, porcionadas, tudo muito equilibrado e saudável.

Onde encomendar:
*Até 23/12 e após 02/01
(41) 99143-7430 / 99803-0666 / 3024-2032
E-mail: lescopineseventos@gmail.com

Leia mais: 

Whatafuck, por André Bezerra
Lênin Palhano, por André Bezerra

rodape_andre

André Bezerra é amante da gastronomia boêmia e “garimpeiro” de experiências que surpreendem o paladar. Fundador da Monstro Animal – produtora de eventos – e escritor por hobby. Siga no Instagram: @andrbezerra