ENTRAR Bem-vindo! Faça login para ter
uma experiência completa.

Tofu Lovers

10 de março de 2016

(0)
Mais de 16 milhões de pessoas no Brasil abriram mão do bife e mergulharam no mundo do tofu

Muitos fazem juras de amor ao churrasco no final de semana e na segunda-feira flertam com a berinjela. Seria infidelidade? Não. É mais uma tentativa de equilibrar exageros gastronômicos. O Mahatma Gourmet, por exemplo, serve lasanha de abóbora e coxinha de berinjela, entre outras delícias sem carnes e ovos para uma clientela prioritariamente carnívora. Só que atender aos dois públicos ao mesmo tempo é um desafio, já que são paladares bem diferentes. O próprio sócio do restaurante não se considera parâmetro para suas receitas, pois deixou de comer carne aos 4 anos de idade. Ele sabe que cozinhar para vegetarianos que estão acostumados com o gosto do tofu é uma coisa, mas transformar o quadradinho branco num apetitoso é outra bem diferente.

É nessa hora que os amigos da picanha fazem um favor à humanidade. Eles são ótimos termômetros para testar o sabor das receitas. Já imaginou o Adam Richmann (aquele do programa Man vs. Food, que encara qualquer prato) curtindo uma saborosa lasanha de legumes? Enquanto isso não rola, a galera herbívora vai cozinhando e conquistando seus faz de mente e paladar mais abertos. Por isso, os temperos, ervas e especiarias frescas são muito bem-vindos. Açafrão, coentro, pimenta rosa e páprica fazem a festa junto com o tofu e o amaranto. As abobrinhas, beringelas e couves-flores também estrelam a cozinha vegetariana ao lado da quinoa, dos feijões e do cuscuz. Isso mostra que a vida sem carne tem bastante sabor. E se é pra todo mundo ficar feliz, restaurantes do mundo todo entraram nessa onda incluindo opções vegetarianas em seu cardápio. Até os hambúrgueres e os cachorros-quentes ganham versões animal friendly feitas com ingredientes de pegada natureba. Mesmo assim, é importante separar as rúculas dos agriões quando o assunto é saúde. Muita gente se ilude, mas a culinária vegetariana não é sinônimo de comida saudável ou orgânica. Os três conceitos estão bastante ligados, uma vez que a maioria dos restaurantes acaba optando por utilizar ingredientes naturais no preparo de deus pratos, seguindo uma filosofia de vida sustentável que vai muito além da alimentação. Por outro lado, um prato à base de vegetais pode ser tão gorduroso quanto um pedaço de bacon, afinal, tudo mesmo depende do seu preparo. Se o objetivo é comer de maneira equilibrada e sem gorduras, não faz sentido enfiar o pé na jaca com uma porção enorme de abobrinha à milanesa. É importante ficar ligado nisso.

shutterstock_76940707

Os rótulos

Entenda quem é quem na turma do tofu.

Ovolactovegetarianos
Não comem nenhum tipo de carne (nem frango, peixe ou frutos do mar), mas consomem ovos, laticínios e derivados

Lactovegetarianos
Não comem nenhum tipo de carne, excluem ovos da dieta, mas consomem leite e laticínios

Vegetarianos estritos
Não comem nenhum tipo de carne, laticínios, ovos ou alimentos de origem animal

Veganos
Não consomem nenhum produto de origem animal na alimentação e excluem de suas vidas produtos e serviços obtidos com sofrimento de animais.

Em cima do muro
Não comem carnes vermelhas, mas não abrem mão de aves, peixes e frutos do mar. Sentimos informar, mas meio vegetariano é como meio grávida, não existe. Ou é uma coisa, ou é outra.

Endereços herbívoros:

Mahatma
Prof. Macedo Filho, 199 – (41) 3022-6875

Sorella
Marechal Hermes, 728 – (41) 3026-5794
Al. Princesa Isabel, 2191 – (41) 3335-3216

Verão Natural
João negrão, 150 – (41) 3233-0664

Bouquet Garni
Al. Dr. Carlos de Carvalho, 271 – (41) 3223-8490

Vege Mundi
Congelados veganos para encomenda – (41) 9957-7902

Mercado Municipal
Vários boxess têm produtos vegetarianos e veganos
Av. Sete de etembro, 1865 – (41) 3363-3764

Carnívoros que flertam com vegetarianos

Au-Au Lanches
Hot dog vegetariano
Al. Dr. Carlos de Carvalho, 990 – (41) 3092-0800

O Barba Hamburgueria
Hambúrguer vegetariano
Av. Vicente Machado, 642 – (41) 3322-7506

Kan
Sushis vegetarianos
Av. Presidente Getúlio Vargas, 3121 – (41) 3078-8000shutterstock_124539220_1

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
AVALIAÇÕES
(0)
  • Excelente
    0
  • Muito bom
    0
  • Normal
    0
  • Ruim
    0
  • Horrível
    0
DÊ SUA NOTA: